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Saber Cultural

O site Saber Cultural proporciona um incrível passeio pelas obras dos grandes gênios da pintura de diversas épocas. Na seção Pintores,constam os nomes de mais de cento e cinquenta artistas, como Botticelli, Monet, Velásquez, Van Gogh (estranhamente o nome de Pablo Picasso não consta na lista). Ao clicar em cada um desses nomes, aparecem algumas de suas obras, com uma explicação teórica sobre o estilo ou sobre a série das pinturas, junto a uma pequena biografia do artista. Logo em seguida encontramos a seção Escultores,que traz os trabalhos célebres de Auguste Rodin, Donatello e Michelangelo entre outros. Em Pinacoteca encontramos seis diferentes salas, cada uma de uma cor: azul, grená, lilás, marrom, ouro, verde; cada uma elas com dezenas de pinturas de diferentes pintores, mas com estilos parecidos.

Direitos e responsabilidades socioambientais: a Conferência Rio+20

Já falta pouco para a Conferência da ONU, no Rio. O que se confirma até agora é o quanto as negociações governamentais estão longe do que a humanidade precisa com urgência. Até parece que o principal esforço oficial é evitar compromissos com a mudança do paradigma produtivista e consumista, gerador de exclusões e desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, destruidor da Mãe Terra. Pior, a Conferência aponta em outra direção: busca ainda mais desenvolvimento. Quer-se uma nova frente de livre expansão do mesmo capitalismo, radicalizando a privatização e a mercantilização da natureza. Chamar isso de sustentabilidade e maquiar de verde tal economia não esconde o seu potencial de ameaça para a humanidade e para a integridade do Planeta Terra. Chama a atenção o fato de que está ausente das negociações a questão dos direitos e responsabilidades socioambientais.

Trabalho em equipe: duas cabeças pensam melhor do que uma?

Socializar, interagir, compartilhar, buscar soluções em grupo, aprender com os outros, ouvir outras opiniões e refletir sobre elas. Quando o trabalho é em equipe podem ser muitas as consequências além das metas predeterminadas no papel.

Desaviso

1. Não pedir mais as incongruências beba-se café frio, if matizes supérfluas não nos contaminam deixaria as areias imóveis se, e enquanto? bicos e pés e tons bifurcassem este desejo quase traço de uma certeza humana que respira isto são poros, calosidade, rugosas ventosas que me colam à memória alheia e eu andarilho e eu compartilho e eu martelo eu e o som bigorna que me divide entre um lugar que imagino e outro que me contamina Existe a mesa e um sorriso anônimo Avisando estes olhos em forma de vento que a toalha desenhara-se de um já café quente If

Ser pai é padecer no Baixo Gávea

Sim. Era esse bar mesmo que eu frequentava quando tinha a sua idade. Não, só comecei a namorar sua mãe quando eu tinha uns 25 anos e sua mãe tinha... Eu não vou entregar a idade de sua mãe. Não, os garçons não eram esses que estão aí. Aqueles devem estar aposentados. Anda, vamos embora. Eu sei que ainda são duas e meia da manhã e hoje é sábado, mas sua mãe me disse que você não avisou nada e eu sabia que você ia estar aqui, tomando esse negócio de cafeína com bebida destilada. Eu sei que é bebida energética, mas para que tanta energia? Amanhã, você vai acordar ao meio-dia, para que tomar bebida com cafeína? Levanta, Pedro. Vamos embora.

O hábito que encanta Como adquirir o prazer da leitura desde cedo?

Mexer com o imaginário, embalar o sono, ampliar o conhecimento, aguçar a curiosidade, incentivar a escrita e o senso crítico... São infinitas as possibilidades que a leitura proporciona, e tudo pode começar como uma brincadeira. Por que não?

Uma lição de autonomia

Diferentemente dos conselhos de classe em que cada aluno é analisado individualmente, a reunião de início do ano letivo tende a ser mais generalizante, mais teórica. Este ano, na escola onde leciono, não foi diferente. Falou-se sobre o projeto político-pedagógico da escola, sobre o que fazer em relação aos atrasos dos alunos, como e quando seriam as provas e outros assuntos gerais. Essas reuniões são interessantes, pois muitas vezes tornam-se também espaço de debate e troca de ideias entre os professores. Na minha escola especialmente isso ocorre não só por ter grande número de professores (apesar de nem sempre todos estarem presentes nas reuniões) como também pelo fato de eles levantarem diferentes bandeiras e seguirem as mais diversas tendências políticas e pedagógicas: tem os revolucionários, os conservadores, os sindicalistas, os proativos, os inovadores, gente que faz e gente que fala (e fica só no discurso).

Modelo de liderança no Brasil

Fatores históricos de relevante impacto ainda se encontram vigorosamente presentes na forma de gerir pessoas na vida organizacional brasileira. A influência do modelo de liderança tradicional atravessou séculos e culminou na atual dificuldade de desenvolver tanto a autonomia do pensamento e da ação do trabalhador quanto os comportamentos resistentes e defensivos de boa parcela de líderes. A estatística perde terreno para a simples curiosidade e avança as fileiras do estudo comprometido com a compreensão do fenômeno.

Aprendizagem com dispositivos eletrônicos

Neste artigo, vou tentar descrever algumas possibilidades do uso de três dispositivos tecnológicos na educação: o celular – mais especificamente os smartphones –, os tablets e os e-readers (ou leitores de livros). A aprendizagem mediada por esses aparatos já está sendo chamada de m-learning. Também abordarei algumas questões sobre seu presente e futuro.