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Estado Novo e ideologia fascista
A obra intitulada Estado Novo: Ideologia e Poder (Zahar Editores, 1982) é composta por uma coletânea de artigos com autoria de Lúcia Lippi Oliveira, Mônica Pimenta Velloso e Ângela Maria Castro Gomes. Os textos foram escritos entre os anos de 1980 e 1981 e resultaram do trabalho das pesquisadoras do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDoc) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Desafios para a Cidadania Mundial
Estamos vivendo uns anos que podem virar um marco para a história. Mas a possibilidade de ser um momento de ruptura e começo de novo processo é muito tênue. A crise em que a humanidade está mergulhada, com suas múltiplas facetas, tem claros traços destrutivos, com poucos sinais de algo novo. Estamos diante de um capitalismo levado ao extremo que nada tem a oferecer, a não ser a sua própria crise. Que o digam os donos do mundo reunidos mais uma vez em Davos, no Fórum Econômico Mundial. Muita lamentação sobre perdas financeiras, grandes como suas gigantes empresas, e pouco a comemorar. Trata-se de seleto grupo – os tais 1% como nos lembra o movimento do “Ocupemos Wall Street” - reunidos em um hotel de luxo, nas montanhas nevadas da Suiça, longe das aflições que eles mesmos provocaram para bilhões de seres humanos. Um consolo entre pares, regado a champagne.
Descomplica
Descomplica é um site de apoio para estudantes e educadores do Ensino Médio, especialmente para aqueles que estão se dedicando ao vestibular. Ele oferece aulas em vídeo, simulados virtuais, provas resolvidas em vídeo e podcasts (arquivos de áudio transmitidos via internet). Para ter acesso ao conteúdo do site, basta fazer um rápido cadastro.
A Árvore do Yoga
Geralmente quando as pessoas pensam em Yoga relacionam a algumas palavras como “relaxamento”, “alongamento”, “calma”. A maioria pensa que Yoga é um tipo de ginástica e que um dos objetivos da prática é fazer perder peso, aliviar o estresse, curar problemas de coluna ou melhorar a flexibilidade. Mas não é só isso.
Para que servem automóveis estrangeiros e moedas europeias?
Minha mãe é professora primária; por comodidade, eu e meu irmão fizemos nosso primário (atual primeiro segmento do Fundamental) na escola pública em que ela trabalhava. Ao contrário do que se podia esperar, a cobrança sobre nós era maior do que sobre os alunos que não eram filhos de professoras (éramos uns cinco filhos de professoras naquela escola). Havia, para nós dois, a dificuldade adicional de morar longe.
O Negro
Estamos num refeitório estudantil de uma universidade alemã. Uma aluna loirinha e indiscutivelmente germânica retira seu bandejão com o prato do dia e vai se sentar em uma mesa. Então descobre que esqueceu de pegar os talheres e volta para buscá-los. Ao regressar, descobre com surpresa que um rapaz negro – a julgar por seu aspecto, vindo provavelmente de algum lugar bem ao sul do Saara – tinha se sentado no seu lugar, e estava comendo da sua bandeja.
A reusabilidade dos objetos de aprendizagem
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaNa internet encontramos diversos recursos digitais – sob a forma de vídeo, áudio, textos, animações – que podem ser usados, reutilizados ou referenciados durante uma aula. Essas entidades digitais podem ser vistas como matérias-primas para pequenos blocos de informação autônomos que, quando recebem aplicações específicas, formam os chamados objetos de aprendizagem.
Sentidos da leitura: encontrando pistas na série Harry Potter
Muitos jovens afirmam que não gostam de ler. Dizem que é chato, cansativo, que lhes dá sono ou dor de cabeça. Dizem ainda que nada do que leem lhes parece interessante. A linguagem dos livros, afirmam, é difícil e distante da forma como se expressam no cotidiano. A necessidade de recorrer a um dicionário para esclarecer termos poucos usuais, dizem certos jovens, torna o ato de ler ainda mais penoso. Muito mais interessante e divertido, afirmam alguns, é o uso da internet e o acesso aos jogos de computador – alguns deles verdadeiros campos de batalha.
Ecologiando Levando a Ecologia dos livros para a prática do dia a dia
Não jogar lixo no chão, em terrenos baldios, bueiros e encostas; incentivar a prática de coleta seletiva em seu condomínio e em sua empresa; usar pilhas recarregáveis; não desperdiçar água e energia elétrica; consumir apenas o necessário e evitar adquirir produtos supérfluos; não comprar nem ter animais silvestres em casa; exigir que a Educação Ambiental faça parte da grade escolar de seu filho... Ser ecologicamente correto está em alta, mas o que há de mito e/ou exagero e o que há de verdade nisso tudo? O que é colaborar de fato com o meio ambiente?
Educar é ir além dos muros da escola
Nossa educação pública, de forma geral, não vem atingindo os resultados esperados em provas como o Enem. As universidades não formam cidadãos preparados para o mercado de trabalho, e muitos alunos de licenciatura perderam o desejo de atuar em sala de aula após receberem o canudo da graduação. Esses acontecimentos são fatos. Mas o que surgiu há anos foi o questionamento em relação a eles: por que o sistema educacional brasileiro não prospera?