Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Os desafios e as conquistas da Educação Inclusiva

Luísa Azevedo Guedes, pesquisadora e professora do Colégio Pedro II, concedeu uma entrevista à revista Educação Pública na qual debate o tema de estudo de seu mestrado, sobre Educação Inclusiva. Luisa é também membro do LaPEADE – Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenado pela professora Mônica Pereira dos Santos.

Áfricas

Quando pessoas da classe financeira mais alta rotulam pobres como “gente diferenciada” e pessoas da classe política incitam o racismo e a homofobia, está claro que há algo de podre no Reino do Pau-Brasil. O “brasileiro cordial” de Sérgio Buarque de Hollanda parece ter desistido de morar por aqui, e os atritos sociais são cada vez mais frequentes entre as camadas que dividem nosso povo. Essas camadas, que muitos insistem em esconder, são mantidas por preconceitos raciais, sociais e financeiros, basicamente.

Branco de alma negra? Nada de pré-conceitos

Sabe quando você acorda e parece viver um dia em que todos falam sobre o mesmo tema? Os mais místicos poderiam dizer que, em alguns dias, você acorda mais sensível e percebe com mais intensidade os sinais ao seu redor. Os terapeutas diriam que há momentos em que você faz uma reflexão sobre suas próprias questões e se espelha no que acontece no seu cotidiano. E acho mesmo que foi uma mistura disso tudo que aconteceu naquele dia.

Municipalização do Ensino Fundamental provoca remanejamento de docentes da rede estadual

Com o objetivo de reduzir a carência na sua rede, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro promoveu enquadramentos e atualizações de cargos previstos para docentes. Entre as novidades está o aproveitamento de professores DOC II (voltado para o primeiro segmento do ensino fundamental) para a função de DOC I (voltado para o segundo segmento).

O direito humano à guerra

Hugo Grotius, O Direito da Guerra e da Paz, 1625

Como nasce um pensador

Albert Einstein

Educação Infantil: ludicidade, relações étnico-raciais e cidadania

A Lei 10.639/03 (alterada pela Lei 11.645/08) aponta para a necessidade de trabalhar questões pertinentes à relação étnico-racial na Educação Básica. Embora a obrigatoriedade legal seja restrita aos Ensinos Fundamental e Médio, o educador pode tornar possíveis propostas educativas que enfatizem aspectos da história e cultura afro-brasileira e indígena ainda na Educação Infantil. Mas como pode ser feita essa articulação?

Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças

A educação inclusiva é algo relativamente novo no Brasil e, infelizmente, resultado de uma longa história de exclusão. Basta olhar o passado recente para constatar que o preconceito era algo legitimado, afinal há menos de 130 anos (o que historicamente é um período ínfimo) os negros ainda eram escravizados e há 80 anos a mulher não tinha direito a voto. Diante disso, não é surpreendente que a educação inclusiva seja algo recente.

UM DIA ‘DO’ CÃO

Não vou contar tudo o que aconteceu no último dia 7 de abril de 2011 porque estou desgastada. Sem outra opção, só posso lembrar e lembrar. Ao invés de acordar para a vida, acordei para conhecer a morte. Os gritos no rádio e as imagens ininterruptas da TV se chocaram com a minha sensação diária de acordar para um novo dia cheio de promessas e novidades. Era um dia de terror. Um dia assustador. Dentro de uma escola, um ex-aluno entra, saca suas armas, mata 12 crianças e fere mais 13. Como assim? Dentro da escola? Será possível?

Esporte e educação: o que têm em comum?

Patrícia Amorim, presidente do Flamengo