Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Como usar filmes na sala de aula

Nós, professores, sabemos o quanto é prazeroso trabalhar com cinema na sala de aula. Um filme bem escolhido e uma explicação prévia podem resultar em alunos atentos, concentrados e prontos para debater o que acabaram de assistir. Mas também sabemos o quanto é trabalhoso organizar essa atividade e encaixá-la em um ou dois dos nossos parcos 40 ou 50 minutos de aula. Para extrair o máximo possível desse momento de aprendizado e descontração, tente seguir as dicas abaixo, antes, durante e depois da atividade.

A Maior Feira de Ciência do Estado do Rio Está de Volta – FECTI

A FECTI parte para sua quarta versão. Os interessados em participar da IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro devem ser alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico, da rede pública ou privada de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro. Poderão ser inscritos trabalhos desenvolvidos em equipes de até três alunos com um professor orientador e um co-orientador (opcional) que tenha cursado, no mínimo, o Ensino Médio ou Técnico.

Virada russa: a resposta da arte em momentos difíceis

Em tempos de guerra, a expressão do vago sentimento diante do horror e do despropósito da violência pode surgir de diversas maneiras. Os artistas russos que viveram os conturbados anos do início do século XX, sob o efeito das destruições causadas pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa, apresentam visões díspares daquele período.

Onde é “chegar lá”?

As provas bimestrais de diversas escolas estaduais – inclusive a escola onde leciono – agora são, por decisão dos professores, todas objetivas, ou seja, de múltipla escolha. Eu, professora da área de humanas, tive muita dificuldade em aceitar tal mudança e em elaborar uma prova desse tipo. Mas como foi uma decisão da maioria, tive de acatar. Claro que há provas objetivas muito bem elaboradas, que exigem bastante raciocínio. Vejo, porém, alguns problemas na aplicação de tais provas, tanto nas mais bem elaboradas quanto nas mais simples. Alguns alunos meus têm grande dificuldade em interpretar textos e, muitas vezes, provas objetivas com enunciados que exigem alto grau de interpretação não estariam ao alcance deles.

Avaliações microscópicas do sêmen: aulas práticas

Profa. Dra. Isabella de Moura Folhadella

Literatura de Cordel para crianças é tema da Flipinha

Continuando a série sobre a Flipinha, iniciada na semana passada com o artigo sobre a conversa com Ruth Rocha, vamos falar de um tema muito interessante e de como apresentá-lo para crianças: a literatura de cordel.

Professor sem licenciatura já pode escolher o curso e fazer pré-inscrição

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na terça-feira, 30 de junho, que os professores da educação básica que não têm licenciatura já podem escolher um curso e fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire. São mais de 300 mil vagas para o período de 2009 a 2011. Só para o segundo semestre deste ano são 54 mil vagas em instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e comunitárias.

Roda de leitura: perspectivas para a Educação Infantil

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta para a importante necessidade de as crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhe proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância. A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse de cada um.

Uma nova estética da imagem, segundo Soulages

Em 17 de junho, aconteceu na UFRJ – mais precisamente na Escola de Belas Artes – uma palestra com o professor, pesquisador e escritor François Soulages, da Université Paris 8 / Institut National d’Histoire de l’Art, dentro do colóquio sobre Cooperação universitária e cultural entre o Brasil e a França: a experiência de Paris 8, um dos eventos do Ano da França no Brasil. Soulages, profundo pensador sobre a imagem, abordou o assunto sob a ótica filosófica, com o tema: “Por uma nova estética da imagem“. Aqui estão algumas anotações que fiz.