Biblioteca
Filtrar os artigos
Desespero da estação
Mais um verão e mais notícias de mortes devido a desabamento de encostas e inundações no Sudeste. Mais um verão e os telejornais convidam seus especialistas para falar sobre a tragédia, encontrar culpados, explicar a natureza climática e geológica do fenômeno, discutir os temas urbanos, enfiar goela abaixo do telespectador alguma piedade, algum senso de solidariedade, algum sentimento trágico da vida.
Que sono é esse? Adolescentes sonolentos demais tiram o sono de pais e professores
Tem coisa mais irritante do que tentar acordar um adolescente? “Só mais um pouquinho” é o que ele suplica. E isso quando você dá a sorte de se fazer ouvir. E pedir que ele durma cedo porque tem aula no dia seguinte? Enfim, nada parece ser uma boa justificativa para dormir cedo e acordar com o despertador. O pior é quando ele está de férias... Aí então a disciplina de horário praticamente inexiste. Quando retorna às aulas, são os professores que dividem o teste de paciência com os pais, já que os adolescentes tendem a se manter sonolentos e desatentos durante todo o dia.
www.vidabreve.com
Vida breve é um site com jeito de blog: simples, direto, dotado de visual clássico, com poucos menus ou links. Mas saborosíssimo.
Trabalhando com vídeos educativos amadores no ensino de Física no Colégio Estadual Dr. Tuffy el Jaick, em Nova Friburgo-RJ
Este é o primeiro artigo que escrevo para a revista Educação Pública apresentando relato de experiência em escola da cidade de Nova Friburgo, onde resido desde o final de 2010. Este é o primeiro trabalho realizado no Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick. Em doze anos de trabalho realizado em escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, tive oportunidade de utilizar variados recursos didáticos para ensinar Física a alunos do Ensino Médio.
Gênero é masculino ou feminino? Reflexões sobre ser homem ou ser mulher no século XXI
O que é ser homem ou mulher no século XXI? Alguma coisa mudou? Mudanças são pertinentes às sociedades, pois é de fato essa dinamicidade que torna o ser humano reprodutor e produtor de cultura, em meio às mais variadas relações sociais que se estabelecem cotidianamente.
Saramago, verbo e homem
Este ano começa sem José Saramago. Sua verborragia escrita e falada pode ser controversa, suas certezas podem parecer arrogância e o tamanho de seus parágrafos pode afastar muitos leitores, mas a certeza de que um romancista como ele faz falta ao mundo de hoje como um pajé faria falta a sua tribo já é razão suficiente para lhe prestar uma homenagem em letras. Ainda com a sensação de que este ano novo começou com uma grande falta, proponho um brinde a Saramago e suas palavras.
Que profissão escolher?
Quantas vezes não ouvimos, por exemplo, que fulano já nasceu médico, beltrano é professor desde criancinha e que cicrano sempre demonstrou que seria um grande arquiteto? Realmente existem pessoas que parecem ter suas vidas traçadas desde muito novas, fazendo com que a gente acredite em destino traçado, como os mais místicos costumam falar. Mas isso não acontece com todos, e definir que profissão seguir por toda a vida pode ser difícil para muitos de nós. É na hora de decidir a profissão ideal que a indecisão, o medo e a preocupação de não decepcionar as expectativas da família dificultam a escolha do caminho a seguir. E a ajuda imparcial do professor pode ser fundamental para que os jovens tirem suas dúvidas e conheçam melhor as tantas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
A morte de Buzz Cascudo
Logo depois do Natal, uma amiga me chamou para ver o ritual da morte do Boi Cascudo, que fecha o ciclo anual da brincadeira de boi. Coisa linda de se ver. Mulheres, homens e crianças cantando, tocando e dançando em roda, como se todos fossem iguais, sem diferenças de idade e sexo.
Os Natais do Rio
Em 19 de dezembro, uma árvore de Natal de 20 metros foi inaugurada perto da estação do teleférico do Morro do Adeus, tendo como mestre de cerimônias a atriz Regina Casé e show de abertura com o AfroReggae. O Complexo do Alemão – e toda a Penha – puderam ver os efeitos especiais e as cores verde e azul da árvore, depois de encararem dias e noites acinzentados. A invasão ao Complexo pelas polícias federal, militar e das forças armadas ainda não havia completado um mês. A comunidade, após anos de um regime de terror e de governo paralelo impostos por traficantes, compareceu à festa de inauguração e ouviu as promessas de áreas de lazer e de uma vida mais digna para a população. Qualquer pessoa que passe pela Linha Vermelha, via de acesso entre o Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense, pode ver que o nível de vida no lugar é indigno. A população parece dar um voto de confiança ao governo.
Tron - o legado
Tron, o legado, é mais uma produção blockbuster da Walt Disney Pictures que entrou em cartaz no circuito brasileiro no fim de 2010. Mas, por uma questão histórica, não é apenas mais um filme de ficção científica com efeitos especiais e exibição estereoscópica (3D). O título com o termo “legado” não se refere apenas à relação filial entre os dois personagens principais da trama ou a empresa Encom que o pai deixa para o filho: o filme é a continuação de uma das produções mais importantes da história do cinema, Tron, uma odisseia eletrônica (1982), com direção de Steven Lisberger, animador tradicional e um dos produtores de O legado.