Biblioteca
Filtrar os artigos
Minorias linguísticas e Educação Bilíngue: revisitando os contributos de Marilda Cavalcanti após duas décadas
Formação de Professores, Instituição Escola, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política EducacionalResenhamos o artigo seminal de Marilda Cavalcanti, Estudos sobre Educação Bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil, publicado em 1999, um contexto em que muitas das discussões propostas pela autora ainda não tinham tanta visibilidade no âmbito da Linguística Aplicada. Por acreditarmos que esse contributo seja de notada relevância, revisitamos as considerações da autora à vista de pensar no panorama até então construído nesse campo. Cavalcanti confirma sua tese de que não há comunidades de fala heterogêneas e que os contextos multilíngues no Brasil devem estar presentes na educação de professores.
O lúdico no fazer pedagógico do professor de uma escola ribeirinha
Vivências de Sala de AulaO lúdico, por proporcionar uma formação prazerosa e espontânea com resultados na formação cognitiva, social e física do indivíduo, merece atenção especial por parte dos educadores, principalmente nos anos iniciais da vida escolar. Assim, este trabalho traz como objetivo principal analisar se/como o lúdico é utilizado na prática pedagógica de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha, com vistas a evidenciar problemáticas e perspectivas. Para obtenção dos dados, se fez uso de observação não participante em sala de aula e entrevista semiestruturada direcionada a docente.
A curiosidade como motor do aprendizado: reflexões a partir da elaboração de uma maquete honesta
Física e MatemáticaEste artigo apresenta a vivência de um experimento envolvendo razão, proporção e Astronomia e a sua remodelagem a partir da experiência. Como objetivo geral para o presente trabalho intentamos apresentar, de forma assertiva, os dados gerados a partir da vivência e como eles a modificaram, por meio das inferências que eles ensejaram, para próximas oportunidades. Como objetivos específicos buscamos apresentar à comunidade acadêmica uma proposta curiosa envolvendo Matemática e Educação Científica, dados coletados durante a vivência da proposta e sua remodelagem, a partir da análise dos dados citados. As inferências citadas nos objetivos foram fundamentais para a reelaboração almejada.
Reflexões sobre "Pedagogia da Autonomia": análise crítica e comparativa do pensamento de Paulo Freire com o de outros autores
Instituição EscolaEsta resenha do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, faz análise crítica de seu pensamento em comparação com outros renomados educadores. O autor apresenta um conteúdo voltado à reflexão da prática educativo-progressista e à formação docente, deixando claro que, durante seu discurso, defenderá a causa dos excluídos. O conteúdo é otimista, mas não ingênuo ou de esperança vã. Ele combate a ideologia neoliberal, capaz de imobilizar, negar e amesquinhar o indivíduo como gente. Apesar de o conteúdo tratar de educadores progressistas, alguns dos saberes também se enquadram aos conservadores.
O apagamento histórico como construção da memória em dança no Brasil
Sociologia e DançaEsta pesquisa trata da formação da memória em Dança no Brasil presente em variadas historiografias publicadas que preservaram ideais no que tange à sua hegemonia, utilizando um recorte histórico e uma linearidade específica para a manutenção e preservação do seu pensamento, a fim de se aproximar da materialidade social no seu diálogo com a história para chegar às conquistas no campo jurídico e político-educacional, que ainda pedem mudanças mais estruturais, no processo de redemocratização do Brasil e mais fortemente com as políticas de inclusão social no início dos anos 2000.
A influência das desigualdades socioespaciais no Colégio Estadual Padre João Wislinski, em Curitiba/PR
Avaliação e Política EducacionalEste artigo relaciona a expansão urbana do bairro Santa Cândida à queda dos indicadores educacionais do C. E. Padre João Wislinski, em Curitiba/PR. Visa destacar como a expansão urbana desprovida de equipamentos públicos para atender às múltiplas necessidades populacionais gera desigualdades socioespaciais que influenciam negativamente as práticas pedagógicas, gerando desigualdades educacionais que afetam os moradores e sua capacidade de transformar o bairro que habitam. A falta de equipamentos urbanos que promovam atividades de lazer, cultura e práticas esportivas pressiona a infraestrutura defasada do colégio, que não atinge suas metas.
A metodologia ativa na contemporaneidade: perspectivas da prática docente dos professores da rede municipal de Manaus/AM
Vivências de Sala de AulaO presente estudo tem como finalidade analisar a metodologia ativa na contemporaneidade e as perspectivas à prática docente dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM. Para tanto foram traçados objetivos específicos: conhecer a história e o conceito da metodologia ativa e destacar as estratégias de metodologias ativas no contexto educativo de tempo integral de Manaus. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, o que fundamenta a sistematização das informações coletadas a partir da leitura dos trabalhos levantados entre os meses de fevereiro e maio de 2021.
(Re)Construção da identidade feminina em "Uma, duas, três princesas"
Educação Infantil e Língua Portuguesa e LiteraturaO ensaio discute a relevância da narrativa infantojuvenil Uma, duas, três princesas, de Ana Maria Machado, para a construção da identidade feminina. O estudo reflete sobre o arquétipo de princesa e outras temáticas do feminismo, como identidade, independência e representatividade, aliadas à discussão da paródia, em um jogo intertextual com os contos de fadas, indo além da fusão dessas narrativas com o enfoque literário e com as imagens apresentadas nos livros, ilustrada por Luani Guarnieri. Analisamos as duas linguagens, pois as imagens podem construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais.
Sobre a elaboração de uma sequência didática acerca da agricultura urbana
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Espaços UrbanosEsta sequência didática trabalha com o tema agricultura urbana com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, muitas vezes, os alunos não possuem o costume de se alimentar de forma saudável – muito menos sabem a origem dos alimentos que comem. A iniciativa, portanto, busca criar nos alunos tal consciência, além de apresentar a eles os malefícios do uso de agrotóxicos e práticas alternativas sustentáveis para a alimentação. O projeto consiste em quatro etapas: pesquisa (sondagem), aula expositiva (conteúdo teórico), excursão (visita, conteúdo prático), e construção (finalização do projeto com atividade voltada para a prática).
Onde está a poesia? A experiência literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaA poesia, segundo Jorge Luis Borges, está na vida. A promoção da literatura no ambiente escolar favorece o contato com as diferentes vozes, tempos e espaços que o texto literário abriga. É no campo artístico que encontramos um não lugar de verdades absolutas, dado que a literatura abre caminho às incertezas e à interrogação constantes, tudo o que muitas vezes não é permitido vivenciar no ambiente escolar. Compreendida como um direito das crianças, um bem sociocultural a ser compartilhado e como arte a ser apreciada, a poesia precisa, portanto, ser assegurada nas práticas escolares.