Biblioteca
Filtrar os artigos
Explorando as Caixas Misteriosas para vivenciar o método científico com alunos do Ensino Médio em uma escola de São Gonçalo/RJ
Vivências de Sala de AulaEste artigo é um relato de experiência da aplicação de um experimento chamado Caixas Misteriosas, realizado com estudantes do Ensino Médio de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro no contexto de um projeto de pesquisa fomentado pela Faperj e desenvolvido em uma parceria da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Walter Orlandine. Pelo relato da vivência em sala de aula desse experimento, destaca-se o incentivo ao processo investigativo realizado pelos estudantes e ao trabalho em grupo, na oportunidade de abordagem de uma prática envolvendo o método científico.
Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual - um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaEste artigo relata o desenvolvimento da disciplina Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual no Centro Pedagógico da UFMG. As aulas desenvolvidas com alunos do 8° e 9° ano vão na direção contrária da forma como comumente a temática da sexualidade é abordada nas escolas – restrita aos aspectos biológicos e reprodutivos, limitando-se ao ensino de conceitos sobre reprodução e infecções sexualmente transmissíveis (IST) –, uma vez que considera as noções e as emoções que as crianças e os adolescentes possuem sobre sexo. As dinâmicas foram guiadas pelas dúvidas e pelos interesses dos estudantes.
Relatos de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Faetec/RJ: empregabilidade e inclusão social
Vivências de Sala de AulaO objetivo deste artigo é fazer um relato de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Rede Faetec. Este estudo de caso possui natureza empírica, caráter exploratório e a análise de dados qualitativa. Realizou-se pesquisa documental e observação participante para descrever e analisar os dados. Conclui-se que o curso de Condutor de Turismo Esportivo ajuda a transformar a realidade socioeconômica, na medida em que qualifica pessoas que não consideravam os aspectos da prática esportiva, como viajantes que participam de eventos, torcedores e equipamentos para visitação.
Profissão ensinar: identidade e saúde do “Eu educador”
Saúde, Psicologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo reflexivo lança um olhar à questão crucial, já sistematizada, ignorada pelas administrações públicas: a precarização da qualidade de saúde mental e emocional dos professores brasileiros. Em face à realidade salarial da categoria, muitos são levados a ministrar elevado número de horas-aula semanais em condições de trabalho por vezes insatisfatórias, em função da falta de material didático e da violência nas escolas (refletida em agressões verbais, morais e até mesmo físicas contra alunos e professores), além de fatores antagônicos de outras ordens, como o difícil acesso ao local de trabalho e as fragilidades na formação acadêmica.
A importância da participação ativa da família no âmbito escolar
Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo tratar da questão da família e sua importância efetiva e participativa na escola. O prisma desta pesquisa é estudar e refletir a respeito dessa relação entre escola e família, assim como os seus impactos no desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, tornando-a uma pessoa preparada para os desafios que enfrentará em sociedade. O objetivo geral é analisar os efeitos dessa relação para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. O tipo de pesquisa é bibliográfico, com abordagem qualitativa. Com os resultados alcançados, entendemos que família e escola, juntos, formam o caráter e desenvolvem integralmente a capacidade intelectual da pessoa.
Uso do futebol como mediador no estudo do movimento
FísicaO estudo de conceitos físicos contextualizados em situações corriqueiras pode promover maior aprendizado. Propõe-se neste trabalho o uso de lances de futebol como mediadores na aplicação dos conceitos de movimento retilíneo uniforme e movimento uniformemente variado, a fim de que os estudantes percebam a Física presente numa partida de futebol e cheguem à compreensão desses movimentos, sabendo definir as funções horárias e plotar os gráficos representativos do movimento retilíneo uniforme e do movimento acelerado. Esta proposta foi aplicada em sala de aula como parte das atividades do Projeto de Residência Pedagógica, mostrando resultados satisfatórios.
Potencialidades da aula prática no ensino de Ciências: oficina sobre digestão de macronutrientes em uma turma de EJA
Vivências de Sala de AulaAs aulas práticas são consideradas estratégias oportunas para o ensino de Ciências, por promoverem a interação dos sujeitos com o fenômeno estudado. Realizou-se uma oficina prática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da cidade de Salvador/BA. O objetivo deste trabalho é descrever essa oficina prática sobre o processo de digestão de macronutrientes realizada em turma do Tempo de Aprendizagem IV da EJA e discutir, com base nessa experiência, as potencialidades e os desafios do uso de atividades práticas no ensino de Ciências. A oficina teve participação ativa dos estudantes.
Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo discute questões relacionadas à leitura dos clássicos da literatura brasileira adaptados a histórias em quadrinhos, atentando para a forma como o gênero tem sido orientado em documentos como a BNCC e a LDBEN. Foram analisadas as resenhas completas de duas obras da literatura brasileira adaptadas a HQ no Guia PNLD Literário 2018, a fim de verificar as preocupações dos adaptadores no processo. Refletiu-se sobre a leitura dos clássicos no espaço escolar – na versão original ou adaptada –, problematizando a sua importância na formação dos leitores na contemporaneidade.
Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História
História, Formação de Professores, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e LiteraturaEstudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.
Tecnologia e educação: a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo tem por objetivo observar e analisar a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora da aprendizagem no período da pandemia da covid-19. A pesquisa consiste em pensar a ferramenta para o ensino de aulas remotas por meio das tecnologias digitais e apresentar a metodologia de forma expositiva-qualitativa, por métodos de observação e análises com base em pesquisas em sites, reportagens, notícias e artigos relacionados ao tema e com embasamento teórico de pesquisadores da área da linguagem, tecnologia e Educação, como Braga, Lévy, Rojo, Cordeiro e Castilho, entre outros.