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Educação Infantil: construir ou desconstruir suas multifaces
Educação InfantilA presente pesquisa surgiu de inquietações para responder ao tema: Educação Infantil: construir ou desconstruir suas multifaces. Para desenvolvê-lo, buscou-se identificar conceitos, questionar a prática pedagógica na escola e pensar como constituir sujeitos a partir da Educação Infantil. Portanto, a escola necessita ensinar brincando para que ocorra a busca do conhecimento acompanhando os estágios do desenvolvimento da criança, inventando e reinventando o seu trabalho pedagógico para estimular as habilidades do educando. Os desafios são constantes e exigem formação dos educadores e aperfeiçoamento permanente.
Melodia da Educação: plantando a semente da transformação
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta poesia utiliza metáforas para destacar o cuidado e a dedicação que os educadores devem ter para cultivar a semente da educação. O poema enfatiza a importância da Educação como chave de regência e o professor como seu guardião do progresso, pois é aquele que dedica sua vida com zelo e compromisso para a formação de cidadãos de visão. Por fim, o presente poema é uma mensagem de encorajamento aos professores para que não desistam de sua missão, pois seu trabalho é essencial na construção de um mundo ideal, solidário e humano.
Dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense durante a pandemia
AvaliaçãoA pandemia causada pelo coronavírus desencadeou um novo panorama educacional, com aulas remotas e muitos desafios. Este estudo analisou as principais dificuldades em Biologia enfrentadas por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa/MT. Foi uma pesquisa de campo realizada em 2021 que utilizou doze perguntas fechadas e duas abertas, com 52 alunos do Ensino Médio. O ensino remoto trouxe desafios para os alunos como dificuldade de atenção, ausência das aplicações práticas dos conteúdos de Biologia, ausência da figura do professor e da organização de momentos de estudos.
O ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada: relato de experiência
Educação a Distância e Educação FísicaO trabalho teve como objetivo discutir a relevância do ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada, tendo a finalidade de garantir aos estudantes conhecimentos acerca das práticas de atividades físicas e alimentação balanceada como meios de promoção e prevenção da saúde do corpo durante a pandemia da covid-19. Durante o período, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ficaram muito tempo dentro de casa, apresentando quadro de sedentarismo. As atividades propostas ofereceram subsídios ao aprendizado de cada conteúdo, por meio de debates on-line e vivências.
A ilusão das relações sociais no confinamento – um retrato social no filme "BigBug"
Comunicação, Sociologia, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e LiteraturaO artigo aborda a ilusão das relações sociais durante o confinamento, retratada no filme BigBug. O filme segue a personagem principal, que deseja conhecer alguém conectando-se com outras pessoas para ter vida social. A ilusão das relações sociais é explorada durante todo o filme, destacando as limitações impostas pelo governo e as consequências de suas escolhas. Este artigo mostra como a ilusão das relações sociais pode ter profundo efeito na vida das pessoas. O objetivo é analisar a dicotomia entre homem x máquina, procurando explorar como as restrições de espaços e liberdade influenciam as relações interpessoais.
Transtorno do espectro autista: perfil das produções científicas na revista Educação Pública
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO presente artigo tem por objetivo mapear as publicações que tratam do tema transtorno do espectro autista (TEA) na revista Educação Pública, especialmente na seção Educação Especial e Inclusiva, consideradas as edições publicadas de 2002 até 28 de fevereiro de 2023. Respaldados em uma pesquisa bibliográfica, foram catalogados 25 artigos, categorizados em assuntos: mediação, interação, acolhimento e inclusão de pessoas com TEA. A maioria das publicações ocorreu no último quinquênio, com trabalhos escritos e desenvolvidos por pesquisadores vinculados a diversas instituições.
Relato de experiência do Projeto Autocuidado
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEsta produção tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas pelos educandos da Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres/MT. Foram realizadas atividades com o objetivo de promover e refletir acerca do autocuidado e autoamor para o desenvolvimento pessoal dos alunos. O método aplicado foi pensado na organização do espaço com recursos que possibilitaram a higiene pessoal e assim promover o autocuidado. É notório que as vivências nessas experiências foram de grande relevância para a promoção e evolução do autocuidado dos estudantes
Automedicação: análise do conhecimento de alunos de um colégio do Rio de Janeiro/RJ
Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNo Brasil, um estudo realizado em 2018 mostrou que 79% da população são adeptos da automedicação devido a dificuldades de acesso a serviços de saúde e à falta de recursos econômicos. O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos que têm alunos de um colégio público em Volta Redonda/RJ sobre automedicação. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo transversal com 141 participantes e aplicação de questionário. De maneira geral, os alunos relataram que fazem uso de medicamentos sem prescrição médica influenciados principalmente por pai/mãe; os sintomas mais frequentes são dor de cabeça e resfriado/gripe.
Aprendizagem e Educação Infantil sob o olhar de um professor em formação: a Psicomotricidade em foco
Formação de ProfessoresO presente artigo discute a formação docente do pedagogo. Sobretudo, destaca-se a atuação no estágio supervisionado, no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica para sintonizar as vivências e percepções de um estudante do curso de Pedagogia. Como objetivo geral, este estudo visa relatar as experiências de iniciação à docência e as compreensões que dão sentido à aprendizagem docente, sob o olhar de um professor em formação, situando a Psicomotricidade como alicerce pedagógico na educação. A discussão sobre a formação dos profissionais da Educação e o ensino-aprendizagem é de extrema relevância.
A avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza no ensino remoto: a percepção dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental
AvaliaçãoDiante do objetivo de analisar como os professores do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Boa Vista/RR estão avaliando a aprendizagem dos alunos em Ciências da Natureza durante o ensino remoto, este estudo se desenvolveu com pesquisa de campo e bibliográfica cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado no Google Forms, direcionado a professores de três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A revisão de literatura permitiu contextualizar a avaliação no ensino de Ciências da Natureza, enquanto a análise dos dados propiciou identificar as estratégias avaliativas adotadas pelos professores.