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Campanha comunitária virtual: uma proposta de organização didática
Língua Portuguesa e Literatura

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem e na produção textual, em aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, alunos do 2° ano Ensino Médio, de uma escola pública do ano de 2021, foram desafiados a apresentar uma proposta de intervenção social por meio de uma campanha comunitária sobre a inserção da Literatura Indígena na lista de obras de leitura obrigatória para vestibulares. A organização do ensino considerou o planejamento de atividades didáticas e o agir do professor na sala de aula virtual, com interações síncronas e assíncronas.

Breve perspectiva de profissionais da Educação sobre afetividade familiar percebida para aporte de aprendizagem
Instituição Escola

O presente trabalho visa traçar uma breve perspectiva docente sobre a importância da afetividade familiar e a forma como ela é percebida pelos profissionais de Educação para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é norteada pelo seguinte questionamento: como os profissionais da Educação percebem a afetividade familiar no aporte da apropriação da aprendizagem de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, no contexto da sala de aula? Com base nessa motivação, buscou-se investigar a perspectiva de como dois grupos de profissionais de Educação percebem as relações entre a afetividade familiar e o sucesso na aprendizagem.

A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços Urbanos

Possibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.

Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
Cinema, Teatro e TV

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escola como peça formada e formadora da repartição das partes e dos lugares, a partir do documentário Pro dia nascer feliz, tendo como base a noção de partilha do sensível de Rancière (2009) e a relação entre política e estética de Freire e Freire e Shor. Para isso, optou-se por dividir a reflexão em duas partes, uma da escola pública e outra da escola particular, cada uma feita a partir de dois estudantes. Percebe-se o quanto a escola é uma instituição complexa e heterogênea: quando pública, lidando com a escassez de recursos e com a vulnerabilidade social dos alunos; quando particular, tentando disfarçar a sua missão de garantir a manutenção de uma partilha desigual.

Utilização do aplicativo Ray Optics na Educação Básica: uma atividade educacional atrativa
Física

Os estudantes de Ciências têm apresentado certa dificuldade em entender e visualizar os conceitos relacionados à Óptica. Apesar de essa área ter vasta aplicabilidade no cotidiano – conceito de luz, lupa, utilização de óculos, defeitos da visão e lentes de contato –, se ela for apresentada apenas teoricamente, pode levar a dificuldades de aprendizagem. Assim, visando dinamizar nossas aulas, utilizamos o aplicativo gratuito Ray Optics, que introduz a Óptica de forma lúdica. Neste trabalho, trazemos a proposta de uma atividade educacional que se baseia nessa ferramenta e apresentamos também a forma como a atividade foi desenvolvida em nossa escola-campo.

Função quadrática: uma análise da aprendizagem em tempos de pandemia numa escola pública do Distrito Federal
Avaliação e Educação a Distância

O ensino de Matemática passou por várias mudanças impostas pela pandemia da covid-19, gerando dificuldades para professores e alunos. Neste trabalho, realizou-se uma investigação, por meio de um questionário online, com um grupo de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre a aprendizagem de funções quadráticas no período da pandemia. Foram observadas algumas lacunas na aprendizagem desse conteúdo como consequência das alterações impostas nesse período. Os gestores devem priorizar, então, mecanismos que auxiliem professores e alunos a diminuir os impactos negativos na aprendizagem do conteúdo de funções quadráticas.

Percepção dos professores sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA
Saúde, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e de abordagem qualitativa que analisa a percepção dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um referente ao uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e outro aberto, com seis questões elaboradas para avaliação do tema proposto, analisadas por meio da técnica de análise ídeo-central, auxiliada pelo software Iramutec. Conclui-se que os professores enfrentaram desafios no ensino da Educação Física, devido às restrições causadas pela pandemia.

Desafios e perspectivas da inclusão escolar na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente estudo propõe apresentar os desafios e as perspectivas da inclusão escolar na Educação Infantil, considerando-se as dificuldades de integração e adaptação do aluno deficiente e de seus familiares diante de professores e escolas quase despreparados para o acolhimento desses alunos. O referencial teórico foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica em fontes secundárias como livros, artigos e websites que discorrem desde a legislação educacional vigente até a pré-disposição de adequações e capacitações dos professores. As análises sobre os referenciais evidenciaram a importância deste estudo.

Afinal, o que é Ciência?
Formação de Professores, Política Cultural e Política Educacional

No início do segundo decênio do século XXI, os olhos do mundo se voltaram mais uma vez para a Ciência. A causa disso foi a pandemia da covid-19. Em tal circunstância, as apreensões, esperanças e demais emoções humanas estiveram em xeque. Não foi rápida a resposta, em forma de vacina, a esse agente altamente letal. Tal impasse fez ressurgir à baila o seguinte questionamento: “Qual a validade, a ética e o limite da Ciência?” Um cenário de total descrédito montado por segmentos da sociedade lançou ao vento uma perniciosa outra indagação: “O que é a Ciência, afinal, para ser digna de confiança e dar a última palavra nesse embate entre vida e morte?”.

Popularizando a vida existente em uma gota de água, com ênfase nos (micro)invertebrados, por meio de kits educativos
Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Em meio à dificuldade de compreensão sobre as formas de vida microscópica, em virtude da existência de vários laboratórios de Ciências precários em escolas públicas do Nordeste brasileiro, foi idealizado um laboratório didático itinerante para difusão da vida existente em uma gota d’água. É apresentado neste artigo um sistema de popularização científica da (micro)vida existente na água por meio de kits educativos, com ênfase nos invertebrados microscópicos. Tais kits apresentam particularidades que os tornam estimulantes e investigativos, por meio de seus utensílios típicos de um laboratório de Ciências.