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Experiência pedagógico-dialógica de produção e interpretação de memes
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógico-dialógica envolvendo o gênero discursivo meme com estudantes de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Tal prática se deu em contexto de pandemia da covid-19, em 2021, e se embasou nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo, no que se diz respeito às categorias de gênero do discurso, dialogismo e enunciado concreto, a fim de entender o meme como um gênero discursivo do contexto digital, vivo, multissemiótico e potencializador de uma diversidade de sentidos.
Diminuição da participação familiar dos alunos da Escola Raul de Medeiros Dantas
Instituição EscolaNeste artigo, a partir da hipótese de que há diminuição da participação familiar na vida dos estudantes da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, localizada na cidade de São José do Seridó/RN, foram feitas três análises a respeito disso: um levantamento de dados qualitativos realizado com os professores da escola e dois levantamentos quantitativos acerca da presença dos pais nas reuniões e o desempenho dos alunos. O objetivo das análises é comprovar a hipótese e a partir disso, fomentar o debate no âmbito daquela escola acerca da importância da participação familiar na vida dos alunos.
Leitura literária e humor: a ilustração na literatura orthofiana
Língua Portuguesa e LiteraturaO ensino de literatura na Educação Básica tem o compromisso de formar leitores proficientes, capazes de construir sentidos responsivamente. Esta pesquisa busca reafirmar essa função por meio da análise da produção de humor capas de livros infantis de Sylvia Orthof, à luz das contribuições da Análise Dialógica do Discurso e da Crítica Literária Infantil. Para tanto, nosso trabalho está estruturado em três partes: relato teórico-metodológico, análise do corpus e sugestões de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretendemos, com isso, contribuir para um ensino de leitura alicerçado nos pilares das pesquisas acadêmicas em curso.
Conhecimento e reconhecimento terminológico no campo da surdocegueira por profissionais do AEE da Baixada Santista e Vale do Ribeira
Educação Especial e InclusivaEste artigo objetiva analisar o reconhecimento e o conhecimento terminológico sobre surdocegueira por profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Busca, ainda, mensurar as experiências desses profissionais em relação à formação e atuação com surdocegos e identificar o interesse e a demanda por formação nesse campo. Para isso, empregou-se um questionário eletrônico respondido por 26 professores do AEE de 18 escolas da Baixada Santista-Vale do Ribeira (entre São Paulo e Paraná). Os resultados apontam para a urgência de ampliação de estratégias de formação no campo da surdocegueira.
O uso de tecnologia digital por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de ProfessoresO uso de tecnologia em sala de aula remete imediatamente à utilização de sites e softwares relacionados à gamificação e ao entretenimento. Entretanto, a tecnologia em sala de aula abrange muitas outras áreas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mostra-se permeada pelo uso de tecnologia no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. O Conselho Nacional de Educação (CNE) teve homologado seu Parecer nº 2/22, que coloca a computação como obrigatória na Educação Básica. No entanto, como fica o professor em relação a todo esse movimento de inovação?
Produção de papel-semente: uma alternativa para desenvolver a Educação Ambiental no meio escolar
Ecologia e Meio AmbienteO presente estudo abordou a prática pedagógica de produção de papel-semente a partir do papel reciclado como forma de desenvolver a Educação Ambiental no contexto escolar, demonstrando a importância da reciclagem do papel para reduzir a geração de resíduos sólidos e tornar a escola um ambiente mais sustentável. O trabalho foi desenvolvido por alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Penaforte/CE. A produção do papel-semente ocorreu reciclando o papel descartado nas salas e com peneira, balde, esponjas, panos, liquidificador, papel e sementes de uso culinário.
Estratégias pedagógicas na Educação Infantil no contexto de ensino remoto em uma escola da rede municipal de Parnaíba/PI
Educação InfantilEste artigo discute os resultados de um estudo sobre as estratégias pedagógicas adotadas em uma escola de Educação Infantil durante o ensino remoto, no ano de 2021. Estratégias pedagógicas são ações elaboradas e organizadas para aperfeiçoar a prática de ensino com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de seus alunos. Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade, com a finalidade de promover o desenvolvimento holístico dos alunos. O ensino remoto foi a solução para as aulas no contexto da pandemia para que não ocorresse a quebra total dos vínculos entre a escola e as crianças.
Simulação em Saúde: estratégia de aprendizagem ativa para estudantes de escolas técnicas
SaúdeO curso técnico em Análises Clínicas capacita o estudante para trabalhar na área da Saúde, principalmente em laboratórios, com preparação profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças tomando por base análises minuciosas; ele pode atuar também como responsável pela coleta de sangue em exames. Este trabalho apresenta a descrição de uma experiência com o projeto Simulação em Saúde, um modelo de simulação para a aprendizagem ativa do estudante, fornecendo uma qualificação que articula ensino, pesquisa e cuidado ao longo de uma situação real do fazer coletivo nos sistemas de saúde.
Desenvolvimento de habilidades e competências na formação continuada de docente com sequências didáticas mediadas por tecnologias
Formação de ProfessoresAs escolas precisam repensar sua práxis pedagógica para dar conta da formação dos alunos focando no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Não podemos esquecer que o professor, também, precisa ter habilidades e competências diversas para lidar com essas novas exigências da escola de hoje. Este artigo apresenta uma experiência obtida a partir de uma capacitação docente com uso de sequências didáticas mediadas por tecnologias para o desenvolvimento de uma das 10 competências da BNCC. O estudo adotou o método experimental de natureza qualitativa e com objetivo exploratório.
O ensino de frações nos cursos de Pedagogia: um estudo de caso
MatemáticaO presente trabalho busca mostrar as dificuldades que os futuros professores do Ensino Fundamental I apresentam na sua formação como educadores, fato preocupante às novas gerações. Assim, por meio de capacitações, em uma turma de Pedagogia, apresentamos formas facilitadoras, fazendo um paralelo entre o ensino tradicional e o uso das novas tecnologias digitais, para tornarmos a aprendizagem mais significativa e prazerosa sobre frações. Dentro desse contexto, buscamos diferentes ferramentas aos futuros professores para, a partir do lúdico, desenvolver novos saberes com seus alunos, em plataforma digital.