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Aprendizagem por investigação como ferramenta metodológica para a des/re-construção de narrativas equivocadas
Geografia e Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência busca oferecer reflexões sobre a importância de estimular o trabalho pedagógico tomando por base o desenvolvimento da capacidade de investigação dos alunos da Educação Básica, a fim de tensionar as narrativas sócio-históricas equivocadas que impactam as relações construídas no espaço geográfico. Esse movimento é fruto da releitura das competências estabelecidas para a disciplina de Geografia, propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda que haja muitas críticas ao trabalho por competências.

Educação Inclusiva: fatores e aspectos que impactam na formação do professor
Educação Especial e Inclusiva

Este relato de experiência aborda questões vivenciadas pelos autores antes e durante sua participação em um curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva promovido pela Fundação Cecierj. A temática desse curso coincide com o objeto deste relato e também é o ponto de partida para a reflexão que ele promove, sobre fatores e aspectos que impactam a formação do professor, a transformação do saber e as práticas tradicionais da educação inclusiva. Com este trabalho, os autores se propõem a elaborar um relato sobre sua trajetória como cursistas, com foco na formação de professores, ressaltando as contribuições do curso como um todo.

"Relatos do Mundo": aspectos do filme que podem ser trabalhados na sala de aula
Formação de Professores e Cinema, Teatro e TV

A linguagem cinematográfica já vem sendo usada por alguns educadores como um meio de enfatizar conteúdo a serem trabalhados na sala de aula. Um filme sensibiliza e acrescenta, muito além de deixar a aula mais lúdica pode contribuir com novas ideias e visão de mundo, estimulando os alunos no seu papel questionador e criativo e no seu posicionamento na sociedade. É importante pensar também no papel da arte e da leitura, que vai muito além do que podemos imaginar. Quem tem leitura de mundo pode acrescentar, dar ao outro mais autonomia e criatividade; esse é também o papel do professor.

Capacitação em diversidade e inclusão para professores da Educação Básica
Formação de Professores

Esta pesquisa trata da capacitação em diversidade e inclusão LGBTQIA+ para docentes da Educação Básica, cujo problema central é a verificação de quais disciplinas são importantes para a criação de um curso para esse fim. Assim, visamos conceituar termos pertinentes, evidenciando a ocorrência de violência contra pessoas LGBTQIA+ e criando uma ementa de capacitação em diversidade e inclusão LGBTQIA+. Justifica-se a temática devido a necessidade de ensinar o respeito às diferenças já na Educação Básica. A metodologia escolhida foi a análise bibliográfica descritiva, comparando ementas de capacitações e assuntos relevantes à escola.

Formação continuada de professores alfabetizadores: implicações de uma comunidade de prática após o isolamento social
Formação de Professores

Esta pesquisa está vinculada ao Getrafor – PPGE Univille e tem como objetivo compreender as implicações de uma comunidade de prática à formação continuada de professores alfabetizadores e à aprendizagem das crianças após isolamento social causado pela covid-19. A pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, por meio de uma comunidade de prática. A produção de dados teve análise documental, observação na comunidade de prática e entrevista. A pesquisa teve alguns eixos de análise: o diagnóstico das crianças, o conhecimento das professoras sobre alfabetização, o letramento e os documentos gerados pela comunidade de prática.

Campanha comunitária virtual: uma proposta de organização didática
Língua Portuguesa e Literatura

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem e na produção textual, em aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, alunos do 2° ano Ensino Médio, de uma escola pública do ano de 2021, foram desafiados a apresentar uma proposta de intervenção social por meio de uma campanha comunitária sobre a inserção da Literatura Indígena na lista de obras de leitura obrigatória para vestibulares. A organização do ensino considerou o planejamento de atividades didáticas e o agir do professor na sala de aula virtual, com interações síncronas e assíncronas.

Breve perspectiva de profissionais da Educação sobre afetividade familiar percebida para aporte de aprendizagem
Instituição Escola

O presente trabalho visa traçar uma breve perspectiva docente sobre a importância da afetividade familiar e a forma como ela é percebida pelos profissionais de Educação para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é norteada pelo seguinte questionamento: como os profissionais da Educação percebem a afetividade familiar no aporte da apropriação da aprendizagem de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, no contexto da sala de aula? Com base nessa motivação, buscou-se investigar a perspectiva de como dois grupos de profissionais de Educação percebem as relações entre a afetividade familiar e o sucesso na aprendizagem.

A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços Urbanos

Possibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.

Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
Cinema, Teatro e TV

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escola como peça formada e formadora da repartição das partes e dos lugares, a partir do documentário Pro dia nascer feliz, tendo como base a noção de partilha do sensível de Rancière (2009) e a relação entre política e estética de Freire e Freire e Shor. Para isso, optou-se por dividir a reflexão em duas partes, uma da escola pública e outra da escola particular, cada uma feita a partir de dois estudantes. Percebe-se o quanto a escola é uma instituição complexa e heterogênea: quando pública, lidando com a escassez de recursos e com a vulnerabilidade social dos alunos; quando particular, tentando disfarçar a sua missão de garantir a manutenção de uma partilha desigual.

Utilização do aplicativo Ray Optics na Educação Básica: uma atividade educacional atrativa
Física

Os estudantes de Ciências têm apresentado certa dificuldade em entender e visualizar os conceitos relacionados à Óptica. Apesar de essa área ter vasta aplicabilidade no cotidiano – conceito de luz, lupa, utilização de óculos, defeitos da visão e lentes de contato –, se ela for apresentada apenas teoricamente, pode levar a dificuldades de aprendizagem. Assim, visando dinamizar nossas aulas, utilizamos o aplicativo gratuito Ray Optics, que introduz a Óptica de forma lúdica. Neste trabalho, trazemos a proposta de uma atividade educacional que se baseia nessa ferramenta e apresentamos também a forma como a atividade foi desenvolvida em nossa escola-campo.