Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Diversidade sexual e bullying na escola: desafios e possibilidades
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A violação de direitos humanos no ambiente escolar tem sido bastante recorrente, especialmente o bullying, que se caracteriza por sua repetição. A mudança desse modelo é necessária, especialmente quando se dá em função de preconceitos.

Educação a distância: desafio e perspectivas
Educação a Distância e Formação de Professores

A Educação a Distância tem papel estratégico no desenvolvimento da sociedade, voltando-se para uma formação cidadã; por isso, deve estabelecer novas práticas e experiências com seus principais atores: aprendentes, professores e tutores.

Realocação dos provérbios bíblicos: uma perspectiva possível
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A maleabilidade dos gêneros textuais mostra que textos bíblicos podem ser estudados e trabalhados como “gênero escolar”, o que torna possível desconstruir o domínio religioso atribuído aos provérbios bíblicos, por exemplo.

Cabrobó (PE) rumo à desertificação
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e Biociências

Para Vanessa da Silva e Anderson Pinheiro, programas de sensibilização para prevenir a degradação de novas áreas são relevantes e podem ajudar a evitar a desertificação do semiárido brasileiro.

Planetas extrassolares: a astronomia no Ensino Médio
Geografia

As diversas notícias sobre planetas extrassolares são um excelente tema motivador para as aulas do Ensino Médio, com o complemento de participação em eventos, segundo Adriana Bernardes.

Corpo e movimento – o descobrimento do corpo na educação infantil
Educação Física

A experiência da aprendizagem seja compartilhada com o corpo orgânico, não se restringindo à ação verbal, na opinião de Neuza Cristina Gava e Marcelo Bittencourt Jardim.

Portas não abertas para a tecnologia
Computação e Tecnologias