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As concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do Ensino de Ciências
Avaliação e Formação de ProfessoresEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do ensino de Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, a atividade dos professores. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.
Narrativas de experiências de estágio em contextos não escolares: possibilidades de atuação de profissionais da Pedagogia
Formação de ProfessoresEste artigo, resultante de um trabalho de conclusão de curso, objetivou apresentar experiências vivenciadas no período de estágio curricular em contextos não escolares, destacando-se a atuação do profissional da Pedagogia em suas dimensões. O estudo foi viabilizado por meio de narrativas produzidas durante o curso de licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no Estado do Rio de Janeiro, na modalidade semipresencial, via Consórcio Cederj, que se mostraram um importante instrumento de conhecimento das realidades da profissão.
O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista
Matemática, Educação a Distância e Formação de ProfessoresEste estudo propõe apresentar o construcionismo de Seymour Papert como arrimo para o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico de Papert e Valente sobre o construcionismo e feita uma consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os capítulos que o associam ao uso das tecnologias em Matemática. Concluiu-se que as diretrizes vigentes para o componente curricular de Matemática se associam fortemente às ideias construcionistas e que a teoria construcionista pode contribuir para uma visão mais ampla do ensino da Matemática.
Neurociência e Educação: entre saberes e desafios
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA realidade do século XXI exige novas habilidades para atender às demandas emergenciais da sociedade. A escola, por sua vez, precisa adequar-se a esse cenário. O texto aborda os avanços da Neurociência e sua contribuição para outras áreas do conhecimento, assim como desafios, estratégias e dicas importantes de como articular tais saberes em benefício do sujeito cerebral durante o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, esta proposta vai dialogar com autores que se destacam no estudo da temática, com propósito de articular os benefícios dessa ciência à prática educativa.
Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria
Avaliação, Formação de Professores e Política EducacionalO presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa.
A questão social no Brasil: Programa Bolsa Família e desempenho escolar estudantil
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalO Programa Bolsa Família (PBF) persistiu por duas décadas como importante política de combate à pobreza no Brasil. A consideração da complexidade dessa problemática, em razão das múltiplas determinações presentes em nossa sociedade, implica a investigação da particularidade da “questão social” brasileira mediante o exame do PBF como programa de transferência de renda e seus impactos no desempenho escolar por meio do balanço comparativo entre os estudantes bolsistas e os não bolsistas. A pesquisa valeu-se da perspectiva histórico-crítica na análise empírica dos dados colhidos na Escola Municipal Elpídio Reis, de Campo Grande/MS.
Era Vargas e a educação: um estudo do contexto histórico e político dos avanços educacionais da época
História da EducaçãoA Era Vargas foi marcada por uma sequência de progressos que modernizaram os contextos sociais, econômicos e educacionais do Brasil a partir do movimento revolucionário de 1930. O trabalho tem como objetivo avaliar os principais resultados advindos desse movimento no âmbito educacional. Também abordaremos o cenário histórico e político da época e suas principais questões, como a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública; a Reforma Francisco Campos e o Manifesto dos Pioneiros. Decidimos utilizar como recorte cronológico o período que se estende até o ano de 1945.
Teatro de fantoche: alfabetização científica no contexto dos primeiros anos
Vivências de Sala de AulaO estudo analisa o potencial de alfabetização científica da sequência didática intitulada Brincando, Reciclando e Aprendendo!, desenvolvida no 4° ano do Ensino Fundamental no município de Vila Velha/ES. A proposta, de perspectiva problematizadora, visa contribuir na formação de sujeitos capazes de ler o mundo, refletir sobre ele e nele interferir, estando assim em consonância com os princípios da alfabetização científica. Os dados receberam abordagem qualitativa, tornando possível produzir registros a respeito do debate contextualizado sobre os conceitos trabalhados de forma interessante e significativa.
Super Trunfo Microbiológico: a proposta de um jogo para facilitar a aprendizagem de Microbiologia e Imunologia no Ensino Médio
Saúde e Biologia e BiociênciasO presente artigo possui como principal objetivo a proposta de um jogo aos alunos do Ensino Médio, com a temática de Microbiologia, seguindo o modelo do jogo de cartas Super Trunfo na versão original britânica denominada Top Trumps, distribuída no Brasil pela Grow. No jogo, os alunos têm acesso a um repertório de cartas com informações valiosas acerca dos microrganismos patogênicos, que poderão ser conquistadas pelos jogadores por meio de informações comparativas. Vence o jogo a equipe que conseguir conquistar o maior número de cartas. O jogo poderá servir como valioso meio educativo.
"Débora, é porque aqui não pode falar, né?"
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA escola já era cheia de nãos! Não sobe aí, menino! Não mexe! Não pula! Não corre! Não tira o sapato! Não demora! Não, não e não! Mas agora tem mais: não fica perto do colega! Não compartilha seu material! Não encosta nele! Não mexe nisso sem lavar as mãos! E eles, sim, seguem firmes, todos esses nãos. A pandemia só deu uma “ajudinha” nesse sentido. Ainda se podia ter risadas, ainda podia ter caretas, mãos dadas nas brincadeiras de roda, os pique-pegas, os desenhos no chão com giz ou carvão. Mas é fundamental que alunos e professores possam olhar, trocar, burlar e... falar!