Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A prática do professor de Matemática dos anos iniciais: da formação inicial ao cotidiano da ação educativa
Matemática

A prática dos professores de Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental deve basear-se em estratégias como jogos, atividades lúdicas e materiais manipuláveis, pois favorecem o raciocínio lógico e a criatividade.

Alfabetizando moradores de rua
Cidadania e Comportamento

A política e a educação em Hannah Arendt: para uma filosofia prospectiva

Para Hannah Arendt, a política só se efetiva realmente quando pode ocorrer entre iguais; e no contexto atual a educação passou a ser um produto, devendo formar as pessoas para se adequarem ao mundo, com criatividade e capacidade de antecipação.

Processos de criação e juventudes no cotidiano escolar
Educação Artística

Vanessa Lira dos Santos analisa a metodologia de construção de trabalhos de artes visuais que leva a uma experiência do fazer artístico por parte de alunos da rede pública, mostrando o que há de essencial nesse processo.

A avaliação segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Formação de Professores

A avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor para valorizar experiências, manifestações, descobertas e conquistas dos estudantes, na opinião de José Luis Monteiro da Conceição.

Aspectos da terceira dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

A relação entre o espaço interior e o aspecto exterior do objeto livro recebe análise fenomenológica de Salmo Dansa e Luiz Antonio Luzio Coelho, tomando por base algumas obras marcantes de autores representativos.

Investigando a relação entre pães mofados e função exponencial
Formação de Professores

Uma experiência com pães mofados é uma etapa para estudar funções exponenciais, tomando por base a Taxonomia de Bloom, levando os alunos ao mais alto patamar de desenvolvimento cognitivo.

O contexto interdisciplinar: entre a teoria e a aprendizagem
Formação de Professores

Uma das formas de atingir as competências e habilidades previstas numa grade curricular é provocar uma aproximação entre as disciplinas, levando a uma aprendizagem menos conceitual.

Aspectos da segunda dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

Os livros sem texto possuem polarizações que lhes dão sentido dialético, muitas vezes criando binômios de oposição, de negação do passado e da objetividade das imagens poéticas, incentivando a fruição da imagem.

A relevância da Educação Física e da Psicomotricidade na inclusão social e na promoção da qualidade de vida do discente com neurofibromatose em programas sociais
Educação Física

O toque, a linguagem e o afeto são fatores essenciais de motivação e contribuem para chegar a bons resultados, mesmo com alunos tenham problemas de interação e comunicação e limitações motoras e de atenção.