Biblioteca
Filtrar os artigos
“Por que filme sobre o sertão sempre tem que ter sofrimento?”: a construção da narrativa de jovens do Ensino Médio Técnico em um instituto federal no sertão do Rio Grande do Norte
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Avaliação, Cinema, Teatro e TV, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda maior que tem como objetivo pensar a narrativa do jovem sertanejo a respeito do sertão, desse sertão vivido, praticado como diria Certeau (2011). Refletir se, no contato com a narrativa fílmica, esse jovem sertanejo se sente motivado a transformar não só o espaço em que vive, como também sua própria narrativa de vida; compreender e refletir sobre o sertão como um lugar, um espaço, um território evidente e evidenciado com todas as suas potencialidades e contradições e como isso pode, ou não, ser representado no cinema e fora dele.
Minha cadelinha e eu
Língua Portuguesa e LiteraturaO presente texto tem por objetivo trazer ao leitor a narração de um dia chuvoso e comum de uma cadela e seu dono. Pela perspectiva, ora do dono, ora da cadelinha, descreve-se o cansaço do dono frente à demanda do animal e as ações ocorridas de acordo com a insistência do bichinho para sair de casa. O texto detalha com sensibilidade alguns aspectos afetivos da relação de amizade construída por ambos. A fala do narrador busca intensificar a natureza canina como uma natureza sempre disponível ao amor incondicional ao seu humano, percebendo a beleza que existe nas suas atitudes.
A arte como combate à crise de audiência e ao adoecimento mental na escola
Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalNeste artigo, apontamos um desafio a ser enfrentado na educação brasileira: superar a crise de audiência nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que vêm sendo oferecidos pelos institutos federais (IF). Trataremos os fenômenos com base em referencial bibliográfico como ferramenta para entender determinações que perpassam as condições materiais relacionadas ao afastamento do estudante do processo de ensino-aprendizagem. Apontamos o papel da arte na mudança das condições de existência relacionadas à crise de audiência no Ensino Médio a partir da ressignificação da função social da escola.
Exposição excessiva às telas digitais e suas consequências para o desenvolvimento infantil
Educação InfantilEste artigo se dedica ao estudo do uso das telas digitais por crianças de zero a três anos de idade, verificando quais as percepções dos pais e professores no que diz respeito à apropriação das tecnologias pelos infantes. Para isso, a pesquisa adotou como aporte teórico uma perspectiva histórica da infância com estudo de teorias sobre o desenvolvimento infantil, a fim de compreender qual o uso adequado dos recursos digitais para a faixa etária indicada. A pesquisa de campo se baseou na coleta de dados qualitativos junto a pais e professores de duas escolas do município de Janaúba/MG, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino.
E agora, diretor, a quem é que vou culpar?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO texto procura mostrar que o diretor de uma unidade escolar, além das atribuições comuns inerentes à função, no âmbito das dimensões pedagógica, administrativa e financeira, no dia a dia de uma escola acaba tendo outras. Ou seja, ele acaba assumindo obrigações que legalmente não são estabelecidas em legislação. No fim das contas, tudo que acontece no espaço escolar – e muitas vezes até fora dele – acaba sendo “culpa” do diretor da escola. O texto procura também mostrar que, apesar de tudo, a função de diretor traz conhecimentos novos e muita experiência, por isso, é muito gratificante.
Jogos digitais e o desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual
Educação Especial e InclusivaO presente trabalho investiga como os jogos digitais podem auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica, contribuindo na alfabetização do aluno com deficiência intelectual incluído na classe regular. Para tanto, realizou-se um relato de experiência como metodologia estruturante deste estudo, normatizada por carta circular do Conselho Nacional de Saúde e pelas normativas éticas da Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Saúde. O relato de experiência ocorreu em período de ensino remoto e traz as motivações e metodologias utilizadas em cada mediação, por meio de uma sequência didática permeada por jogos digitais.
Formação para professores da Educação Infantil com foco na cultura digital
Formação de ProfessoresA implementação da cultura digital para professores da Educação Infantil pode acontecer de diversas maneiras. No caso desta pesquisa, se deu por meio de uma capacitação. O objetivo deste trabalho é provocar a reflexão dos docentes sobre a cultura digital na Educação Infantil e a efetivação dela nas suas práticas pedagógicas. A amostragem do estudo foi feita com professores da Educação Infantil participantes da formação. A coleta de dados aconteceu com um questionário cujo foco foi a identificação de como os professores avaliam a formação e suas contribuições para o seu fazer pedagógico.
Análise do processo de inclusão do surdo nas escolas regulares de Lucas do Rio Verde/MT
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos nas escolas regulares em Lucas do Rio Verde/MT. Para tanto, foram realizadas consultas em livros e artigos científicos que discutem surdez, Libras, inclusão e aprendizagem. Consultamos o Plano Municipal de Educação e o documento de referência curricular do município. O método utilizado foi o dedutivo e os resultados apontaram para a necessidade do fortalecimento contínuo das políticas públicas, visando a uma atuação efetiva em favor do atendimento desses alunos, a partir de políticas que garantam o respeito às diferenças para uma educação de qualidade.
O ensino-aprendizagem do raciocínio lógico-matemático na Educação Infantil
Matemática, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaO raciocínio lógico serve para organizar os pensamentos a fim de chegar a conclusões sobre todo e qualquer assunto. Após a abstração do aprendizado, o indivíduo tende a representar novas sistematizações, por isso a importância dos educadores para a mediação no processo de maturação do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil. Esta pesquisa buscou reunir teóricos e trabalhos norteadores do fazer docente, passando pela legislação atual e buscando sugestões de abordagens que facilitassem o entendimento da lógica matemática, desde as primeiras relações da criança até o seu encorajamento para a prática.
Utilização da dinâmica de reality show como estratégia de gamificação do ensino remoto de Química
QuímicaA gamificação tem se mostrado uma boa aliada do processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula no Ensino Médio, ainda mais durante o período pandêmico, com contatos primordialmente digitais. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de gamificação do ensino de Química com base na dinâmica do reality show Big Brother Brasil em uma sala de 1º ano do Ensino Médio na cidade de Teixeira de Freitas/BA. Os resultados encontrados com a utilização da proposta de gamificação foram positivos, notando-se maior interação dos alunos durante as aulas e maior compreensão dos conteúdos.