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A influência das desigualdades socioespaciais no Colégio Estadual Padre João Wislinski, em Curitiba/PR
Avaliação e Política EducacionalEste artigo relaciona a expansão urbana do bairro Santa Cândida à queda dos indicadores educacionais do C. E. Padre João Wislinski, em Curitiba/PR. Visa destacar como a expansão urbana desprovida de equipamentos públicos para atender às múltiplas necessidades populacionais gera desigualdades socioespaciais que influenciam negativamente as práticas pedagógicas, gerando desigualdades educacionais que afetam os moradores e sua capacidade de transformar o bairro que habitam. A falta de equipamentos urbanos que promovam atividades de lazer, cultura e práticas esportivas pressiona a infraestrutura defasada do colégio, que não atinge suas metas.
A metodologia ativa na contemporaneidade: perspectivas da prática docente dos professores da rede municipal de Manaus/AM
Vivências de Sala de AulaO presente estudo tem como finalidade analisar a metodologia ativa na contemporaneidade e as perspectivas à prática docente dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM. Para tanto foram traçados objetivos específicos: conhecer a história e o conceito da metodologia ativa e destacar as estratégias de metodologias ativas no contexto educativo de tempo integral de Manaus. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, o que fundamenta a sistematização das informações coletadas a partir da leitura dos trabalhos levantados entre os meses de fevereiro e maio de 2021.
(Re)Construção da identidade feminina em "Uma, duas, três princesas"
Educação Infantil e Língua Portuguesa e LiteraturaO ensaio discute a relevância da narrativa infantojuvenil Uma, duas, três princesas, de Ana Maria Machado, para a construção da identidade feminina. O estudo reflete sobre o arquétipo de princesa e outras temáticas do feminismo, como identidade, independência e representatividade, aliadas à discussão da paródia, em um jogo intertextual com os contos de fadas, indo além da fusão dessas narrativas com o enfoque literário e com as imagens apresentadas nos livros, ilustrada por Luani Guarnieri. Analisamos as duas linguagens, pois as imagens podem construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais.
Sobre a elaboração de uma sequência didática acerca da agricultura urbana
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Espaços UrbanosEsta sequência didática trabalha com o tema agricultura urbana com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, muitas vezes, os alunos não possuem o costume de se alimentar de forma saudável – muito menos sabem a origem dos alimentos que comem. A iniciativa, portanto, busca criar nos alunos tal consciência, além de apresentar a eles os malefícios do uso de agrotóxicos e práticas alternativas sustentáveis para a alimentação. O projeto consiste em quatro etapas: pesquisa (sondagem), aula expositiva (conteúdo teórico), excursão (visita, conteúdo prático), e construção (finalização do projeto com atividade voltada para a prática).
Onde está a poesia? A experiência literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaA poesia, segundo Jorge Luis Borges, está na vida. A promoção da literatura no ambiente escolar favorece o contato com as diferentes vozes, tempos e espaços que o texto literário abriga. É no campo artístico que encontramos um não lugar de verdades absolutas, dado que a literatura abre caminho às incertezas e à interrogação constantes, tudo o que muitas vezes não é permitido vivenciar no ambiente escolar. Compreendida como um direito das crianças, um bem sociocultural a ser compartilhado e como arte a ser apreciada, a poesia precisa, portanto, ser assegurada nas práticas escolares.
Educação e conectividade: utilização de tecnologias nas práticas de ensino em uma escola pública
Computação e Tecnologias, Instituição Escola e Política EducacionalO objetivo desta proposta científica é identificar os principais desafios e possibilidades do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática docente em uma escola da rede pública municipal de São Mateus do Maranhão/MA. A pesquisa tem intuito descritivo de caráter transversal, qualitativo e observacional pela utilização de trabalhos de renomados autores e materiais já publicados acerca da temática. A metodologia do estudo configura-se como um estudo de caso e a conclusão do estudo apresentou-se por meio de resultados obtidos durante o período da coleta de dados.
Mídias na Educação: impactos, contribuições e desafios no processo de aprendizagem
Educação a DistânciaA sociedade atual é tecnológica, o que torna impossível pensar em educação sem tecnologia e sem a utilização das mídias. Na nova era da sociedade digital, o processo de ensino-aprendizagem se transforma em online e tempo real. Diariamente somos rodeados de informações. A escola passa a ter um novo contexto além da aprendizagem formal conteudista: a responsabilidade de preparar os alunos para uma nova sociedade aberta às oportunidades, possibilidades, conquistas e mudanças para uma educação midiática do século XXI. Este artigo tem sua pesquisa baseada em leitura de materiais disponibilizados em periódicos, livros e dissertações na internet.
Ensino de História: avaliação de estágio curricular no contexto da pandemia da covid-19
História e Formação de ProfessoresFoi avaliado o desempenho dos estagiários durante a regência no contexto do ensino remoto emergencial. Esse tipo de avaliação deve contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente. Para definir os critérios de avaliação, utilizaram-se os conceitos de eficácia escolar e eficácia docente, importantes para a compreensão da ação docente em sala de aula. Optou-se pelos seguintes critérios: clareza, interação com os alunos, entusiasmo, apoio e expectativa. Utilizando-se uma escala do tipo Likert, foi possível descobrir alguns pontos que poderiam melhorar na formação docente.
Um Mundo Mágico da Leitura: os contos e encantamentos na alfabetização
Vivências de Sala de AulaEste relato de experiência apresenta as contribuições no campo da alfabetização com a construção de um projeto de leitura e escrita em que brincadeiras, jogos e contos de encantamentos permearam toda a prática em sala de aula, promovendo conhecimento e interação. O projeto foi desenvolvido em uma turma de alfabetização, com crianças de seis a sete anos em uma escola municipal do Rio de Janeiro. A motivação para a experiência pautou-se pela necessidade de oferecer livros variados que atendessem aos interesses dos alunos para desenvolver a prática e a socialização da leitura.
Contribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresEste trabalho objetivou analisar como o uso de tecnologias da informação e comunicação pode auxiliar os intérpretes de Libras a mediar os conteúdos na sala de aula e identificar softwares que possam auxiliar os estudantes surdos. Realizou-se um mapeamento sistemático de natureza qualitativa e caráter descritivo. Autores como Machado, Dias e Dias, Oliveira et al., Pereira e Krieger e Silva referenciam a pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que as tecnologias são ferramentas que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, presencialmente ou a distância.