Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Relação família-escola: peculiaridades, divergências e concordâncias no processo ensino-aprendizagem
Formação de Professores

Um fator primordial para um bom desenvolvimento da criança está na relação de seus pais com a escola em que ela estuda, quase sempre por meio de atividades de integração.

Os objetivos da Educação Física na escola e sua relação com a saúde segundo professores de uma universidade federal no Rio de Janeiro
Educação Física

Ao entrevistar cinco professores de licenciatura em Educação Física, Felipe Lameu dos Santos tentou identificar qual é, na opinião deles, o principal objetivo da disciplina a ser trabalhado nas escolas.

Violência escolar e possibilidades de prevenção
Formação de Professores e Política Educacional

Para sair do terreno movediço da violência escolar, é possível tomar algumas atitudes preventivas. Uma delas é realizar atividades de negociação de conflitos, colocando as partes frente a frente.

Diversidade sexual e bullying na escola: desafios e possibilidades
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A violação de direitos humanos no ambiente escolar tem sido bastante recorrente, especialmente o bullying, que se caracteriza por sua repetição. A mudança desse modelo é necessária, especialmente quando se dá em função de preconceitos.

Educação a distância: desafio e perspectivas
Educação a Distância e Formação de Professores

A Educação a Distância tem papel estratégico no desenvolvimento da sociedade, voltando-se para uma formação cidadã; por isso, deve estabelecer novas práticas e experiências com seus principais atores: aprendentes, professores e tutores.

Realocação dos provérbios bíblicos: uma perspectiva possível
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A maleabilidade dos gêneros textuais mostra que textos bíblicos podem ser estudados e trabalhados como “gênero escolar”, o que torna possível desconstruir o domínio religioso atribuído aos provérbios bíblicos, por exemplo.