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A inclusão escolar e a Educação Profissional: desafios e conquistas com a matrícula de um aluno com síndrome de Down
Educação Especial e InclusivaO presente artigo tem como objetivo investigar a trajetória escolar de um estudante com síndrome de Down matriculado numa escola técnica pertencente à rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia escolhida foi a análise de dados, relacionando-os aos referenciais teóricos de D. W. Winnicott, Geada e Mantoan, junto às entrevistas realizadas com profissionais da instituição. O artigo conclui que os profissionais, ainda que caminhando para uma efetiva inclusão escolar, buscam instaurar um ambiente bom, com práticas educacionais afetivas, marcando positivamente a trajetória estudantil.
A compreensão leitora e o processo inferencial na construção de sentidos do texto lacunado: um estudo de caso
Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos matriculados no 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo. À investigação da natureza pretendida interessou avaliar a compreensão da leitura dos alunos, saber se, no processo de inferência de sentido do texto lacunado, ocorre a mobilização de outras classes gramaticais armazenadas na memória dos educandos e constatar se a posição sintática das palavras no texto interfere na inferência de sentidos. Foi calculada a frequência das palavras que foram usadas, comparando-as com as do texto original.
Como se desenvolve o humano?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste artigo traz uma entrevista com Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Andrade, psicóloga que compõe a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Aldeias Altas/MA. Nessa entrevista, foi discutido um assunto que, se não é, deveria ser do interesse de todos os professores: o desenvolvimento humano – tema que costuma gerar muitas dúvidas, principalmente para aqueles(as) docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tema que foi trabalhado ao realizar o estágio de Supervisão Escolar numa instituição pública de ensino da cidade.
Do conceitual à prática: Pibid de Educação Física
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaO presente estudo diz respeito a experiências de aula de ginástica aplicada por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) no ano de 2019. O objetivo deste trabalho é relatar uma das experiências vivenciadas pelos acadêmicos participantes do projeto e expor como o Pibid pode auxiliar na formação profissional. É possível concluir que o Pibid influencia de forma direta a formação acadêmica dos bolsistas, pois foi possível lidar com turmas de estudantes, retirando o receio de lecionar.
Praticando a Lei nº 11.645/08: o uso da lenda das Cataratas do Iguaçu em contexto interdisciplinar
Sociologia e Vivências de Sala de AulaAtender à Lei nº 11.645/08 de forma interdisciplinar, abarcando diferentes habilidades e competências, a fim de transpor as barreiras do saber, é ainda um desafio para os docentes. Entretanto, isso pode ser feito respeitando as formas de aprendizagem e criando uma atmosfera repleta de alegria e pertencimento. As práticas interdisciplinares permitem que sejam executadas atividades que trazem um saber associado a uma experienciação, com muito sucesso e ganho real de conhecimento. No percurso da atividade, todas as atividades foram vivenciadas de forma bastante criativa.
Como os professores aprendem numa sociedade digitalizada e conectada?
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, aprofundaremos a opinião de 300 docentes que procuraram capacitação em cursos de extensão on-line oferecidos pela Fundação Cecierj entre 2017 e 2018. Os docentes atuavam em diferentes segmentos de ensino, ministrando aulas em disciplinas das áreas de Ciências, Biologia, Física, Química e Geografia, em letramento científico. Para saber qual a expectativa em relação ao curso, distribuímos um questionário on-line com perguntas de múltipla escolha. Surpreendentemente, dentre todas as opções, o levantamento de respostas demonstrou uma tendência motivacional importante pela troca entre pares.
O uso de recursos educacionais digitais como ferramenta promotora nas aulas de Matemática do Ensino Médio
MatemáticaEste trabalho é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, produzido com material publicado nos últimos 10 anos analisando as contribuições e desafios da utilização dos recursos educacionais digitais (RED) como softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais nas aulas de Matemática. São utilizados visando maior interação e qualidade do ensino-aprendizagem, visto que os professores precisam dos recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Com as experiências relatadas, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, mas os RED são aliados no desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.
Gibis no ensino: uma proposta de aprendizagem lúdica e interdisciplinar
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaA licenciatura em Ciências Biológicas concentra-se nos saberes pedagógicos e interdisciplinares, de modo que futuros professores possam desenvolver práticas pedagógicas com mais autenticidade. O objetivo do estudo é relatar a experiência desenvolvida na disciplina Leitura e Produção de Imagem, do curso de Ciências Biológicas da UNEB, a partir da confecção de gibis temáticos como estímulo à leitura, à escrita e à criatividade. Partiu-se do seguinte questionamento: o que há por trás do imaginário de alunos novatos e veteranos na confecção de gibis temáticos? As temáticas envolvem Educação Ambiental e meio ambiente.
Vivências do orientador educacional para a formação da cidadania
Vivências de Sala de AulaEste estudo relata uma experiência de estágio em Orientação Educacional (OE) realizado em uma escola pública em Juazeiro do Norte/CE. É uma pesquisa-ação com caráter descritivo e de abordagem qualitativa. A experiência proporcionada pelo estágio reafirma a importância da atuação do orientador educacional nas escolas públicas do nosso país, tendo em vista que esse profissional introduz experiências no ambiente escolar que podem redimensionar suas ações dentro e fora da escola, motivando-os para a construção de vivências pautadas na ética, na democracia e em valores humanos.
Os jogos como estratégia de ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
MatemáticaEsta pesquisa tem como tema os jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem como estratégia pedagógica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é analisar a relevância dos jogos matemáticos para a aprendizagem desses alunos, refletindo sobre o uso como importante recurso no contexto escolar, considerando que pode provocar no estudante o interesse e o prazer em estudar, tendo como pano de fundo a análise das questões que envolvem a interação, a socialização, a inclusão e a construção do conhecimento, motivando o aluno a construir sua autonomia e sua identidade. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica.