Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Inclusão de pessoas com deficiência – avanços e desafios
Educação Especial e Inclusiva

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/18/incluso-de-pessoas-com-deficincia-avanos-e-desafios

Autopapos: um sistema de recompensa
Formação de Professores

Falar sozinho pode ser uma prática bastante positiva, ajudando a encontrar o equilíbrio emocional, reencontrando a sensibilidade, compreensão de si e do outro, obtendo mais paciência.

A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
Formação de Professores

Em resposta ao processo de desagregação e racionalização da vida no mundo ocidental, a interdisciplinaridade propõe uma abertura para que seja diminuído o controle sobre na vida e nas escolas, visto que o movimento natural da vida é fluição.

Ciência e arte no ensino de Astronomia: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Formação de Professores

Uma exposição de obras de alunos mostra que é possível desenvolver estudos de Astronomia relacionando essa ciência às artes com o objetivo de contribuir para melhorar a aprendizagem, o que foi comprovado em pesquisa da escola.

Arsênio: impacto sobre o meio ambiente e a saúde humana
Química

Ainda que facilmente encontrado na atmosfera, em solos, rochas e águas naturais, o arsênio é um elemento contaminante importante, pois isso se dá principalmente pela água potável.

As múltiplas dimensões da Arte na escola e da escola com Arte
Educação Artística

A prevenção ao mosquito Aedes aegypti, depois de atividades com outras disciplinas, leva a práticas nas aulas de Artes em que os alunos, além de apreender conteúdos, desenvolvem sua participação ativa, transformando essa teoria em prática.

O mundo de Paulo Barros e a escola
Formação de Professores

As lições do carnavalesco Paulo Barros sobre criatividade podem ser utilizadas facilmente nas atividades escolares, envolvendo comportamentos cognitivos, emocionais e físicos.

A Filosofia no ProEMI encontra o pensamento radical
Filosofia

Uma atividade envolvendo Filosofia e Ciências, dentro do Ensino Médio Inovador, mostra que o professor deve respeitar o esforço do aluno e manter uma postura aberta, para que a turma alcance suas sínteses.

O protagonismo juvenil e as aulas de História: uma necessidade frente aos desafios dos tempos atuais
História

Criar uma prática de estudo ativo de História não é fácil, mas, utilizando aspectos da cidadania, é possível desconstruir conceitos prontos e dar protagonismo aos estudantes – especialmente nas Ciências Humanas.