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Si.lên.ci.o... Já falei! – uma reflexão sobre os rituais de silêncio e o silenciamento na sala de aula
Filosofia, Sociologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo reflete acerca dos rituais escolares de silêncio e sobre o silenciamento na prática de sala de aula. Qual a intencionalidade imbuída no rito de silêncio proposto? Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica acerca das categorias rituais escolares, silêncio e silenciamento. Como toda forma de linguagem, o silêncio também apresenta sentido. O silenciamento é uma forma de representação da ideologia dominante e de manutenção da opressão sobre os desfavorecidos na relação de poder que também está representada no espaço escolar. A reflexão mostra que o silêncio é necessário, desde que não seja para silenciar a voz do aluno.

Nas ondas da Matemática: o uso do podcast no ensino da Matemática Financeira para alunos do Proeja
Matemática, Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O objetivo deste artigo é desenvolver uma intervenção pedagógica que trata do uso do podcast Nas ondas da Matemática para alunos do Proeja, para o ensino da Matemática Financeira. Os episódios possuem em média seis minutos de duração, com enredo prático e inclusivo, abordando o tema juros. No primeiro episódio, faz uma breve introdução sobre as situações do uso da Matemática Financeira; nos dois seguintes, fala sobre juros simples e juros compostos, e os dois últimos trazem exemplos práticos de juros simples e juros compostos. A competência desejada é a adesão de todos os alunos à utilização do podcast.

Profissional educador em formação e a reflexão da e na prática
Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo foi escrito a partir da reunião de textos de diversos autores, objetivando tecer reflexões acerca da formação de professores aliada à experiência advinda da prática de profissionais já em atuação na educação. Após a introdução, os textos são rapidamente explanados visando expor partes consideradas fundamentais de seus conteúdos. No tópico seguinte, os mesmos materiais são comentados em igual sequência, trazendo suas contribuições para a temática abordada. Conclui que a formação com a vivência profissional e o contato com professores mais experientes é positiva para os docentes e toda a sociedade.

Os impactos causados pela supervalorização da mídia pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política Educacional

Com a globalização, avanços tecnológicos surgiram, ocasionando transformações no comportamento dos educandos de todo o mundo. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo interpretar o impacto constante da valorização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a mídia e como ela pode afetar seu processo de ensino-aprendizagem. No que se refere à metodologia, é trabalho teórico de natureza bibliográfica, qualitativa, uma vez que se baseia na interpretação de como os alunos agem conforme a mídia induz, juntamente com o papel do docente diante desse cenário.

Guia do educador sobre o livro "O meu pé de laranja lima": a personificação pela mente infantil como anestesia para duras realidades
Formação de Professores

O presente trabalho tem o objetivo de apurar o alcance do incentivo à literatura infantil na vida das crianças demonstrando a imaginação como forma de acolhida aos problemas enfrentados por elas. Com a obra atemporal O meu pé de laranja lima, observamos a desenvoltura de Zezé, que, com suas peraltices aliadas à natureza, proporciona imaginação infinita e que acolhe, como a relação com seu novo amigo fiel, o pé de laranja lima. Aspectos da Biologia são vistos com amplitude na autobiografia do autor, que passa pela beleza, chegando às marcas infantis em relação a abandono, angústias e até mesmo violências físicas e psicológicas.

Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

No mês de março de 2020, diversas atividades foram interrompidas devido à pandemia da covid-19, fato que foi impactante mundialmente em vários aspectos. Com o isolamento, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas, fazendo com que os professores e os estudantes fossem obrigados a se adaptar aos recursos tecnológicos de forma remota, o que acarretou vários impactos prejudiciais ao ensino-aprendizado, tanto para a Educação Básica quanto do Ensino Superior, gerando abalos em docentes e discentes. O presente trabalho contempla o relato de experiências vividas nesses dois espaços educativos.

Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e suas implicações para o processo de formação do pedagogo
Formação de Professores e Política Educacional

Em virtude de o gestor escolar ter um papel fundamental no ambiente escolar, a pesquisa teve como objetivo geral compreender as implicações do Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica para a formação do aluno graduando em Pedagogia em uma instituição pública de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará, tendo como objetivos específicos: entender a relação teoria e prática no Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica, analisar o papel do pedagogo no âmbito da gestão educacional e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos no estágio. O motivo para pesquisar esse tema partiu da necessidade de entender melhor o Estágio Supervisionado em Gestão Educacional.

Estado da arte: a importância do uso das TDIC como auxílio no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de modelos atômicos de Química
Química, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Buscou-se através deste trabalho fazer um levantamento de pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2017 a 2021 do uso dos recursos didáticos com auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de Química, mais especificamente conteúdos relacionados aos modelos atômicos. Fez-se uso de uma abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório, com mapeamento das produções acadêmicas, mediante o método do “estado da arte”, na base de dados Google Acadêmico. Verificou-se que as pesquisas voltadas para a importância das TDIC no processo de ensino-aprendizagem ainda são relativamente pequenas.

Relação entre saúde física e emoções positivas na aprendizagem: aspectos gerais e perspectivas para o cenário educacional
Saúde, Formação de Professores, Instituição Escola, Educação Física e Política Educacional

Este artigo aborda a relação existente entre saúde física e emocional no âmbito educacional, havendo, portanto, necessidade de maior entendimento sobre esses assuntos, que se fundamentam em três pontos principais: saúde física, emoções positivas e perspectivas para o cenário educacional. Sabemos que os desafios encontrados atualmente no que se refere à socialização e à capacidade de enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade na questão emocional e no processo de aprendizagem são enormes e a escola precisa se ressignificar a cada dia.

A relação de leitura e Educação no Brasil: uma breve análise histórica
História da Educação

Este artigo apresenta a trajetória histórica da relação entre o ato de ler e a Educação no Brasil, verificando a sequência de acontecimentos pertinentes a essa relação desde a organização do ensino formal no país. A temática se demonstra relevante, uma vez que a prática da leitura é considerada como atividade de cunho imperativo para a apropriação cultural e a formação plena do cidadão. É possível sugestionar que este levantamento engendra questionamentos acerca dessa simbiose e faculta provocações para reanálises do tema, com contextualizações adequadas entre cada acontecimento e a realidade em que estava inserido.