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Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e BiociênciasEste trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.
A Educação Matemática nos desafios do saber fazer do docente no ensinar e avaliar os discentes nos anos iniciais
MatemáticaO presente trabalho serve como ferramenta para os docentes terem um novo olhar sobre o ensino da Matemática de maneira processual e contínua. O docente deve realizar um diagnóstico identificando a bagagem dos discentes em relação ao conteúdo a ser trabalhado. O objetivo geral deste trabalho é investigar como está sendo processada a forma de ensinar e avaliar do docente para que possa atingir suas habilidades e competências. No referencial teórico, Paulo Freire descreve a Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários à prática educativa; além de Nilda Alves, Sergio Lorenzato e Jussara Hoffman.
Metodologias ativas e suas potencialidades para a Educação a Distância, ensino remoto e híbrido
Educação a DistânciaO objetivo deste artigo é apresentar duas metodologias ativas em evidência no contexto educacional: a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Elas ganham destaque neste trabalho por suas potencialidades para serem aplicadas na Educação a Distância, no ensino remoto emergencial, o qual foi caracterizado pela reestruturação educacional ocasionada pela pandemia da covid-19, e no ensino híbrido. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta reflexões de metodologias possíveis e viáveis de serem executadas em sala de aula por meio da internet.
Desenvolvimento socioemocional: uma abordagem da Psicologia e das neurociências para identificação e manejo das emoções dos educandos
Psicologia e Formação de ProfessoresEste artigo visa fornecer aos professores alguns elementos básicos para a construção de um lastro de conhecimentos no campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, trazendo informações que contribuirão para o aperfeiçoamento do exercício com crianças entre 0 e 6 anos de idade. Esse conteúdo é de suma importância, pois sabemos que nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas de nosso país há uma "invisibilidade acadêmica" quanto às questões das emoções mais comumente verificadas entre os alunos do Ensino Básico, visto que não há disciplinas na formação dos educadores que os ensinem a lidar com as emoções dos estudantes.
Prática teatral para a educação das crianças – algumas contribuições pedagógicas
Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste trabalho se propõe a discutir as contribuições dadas pelo Teatro ao desenvolvimento de crianças em fase de escolarização e a maneira como os saberes relacionados ao seu ensino estão dispostos na legislação educacional brasileira, mediante a aplicação de uma prática interventiva realizada na disciplina Arte e Educação, ministrada para alunas do 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus São Sebastião do IFB. Foi possível perceber que, por meio de jogos teatrais, de construções de cenas e de leituras dramáticas, é possível desenvolver competências e habilidades essenciais.
Ensino de língua inglesa no contexto da deficiência visual: experiências formativas no 6º ano do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Língua EstrangeiraEste relato de experiência se justifica por trazer nuances pouco discutidas no ensino da Língua Inglesa na educação pública. Destarte, as discussões aqui propostas se configuram como originais e de grande relevância para essa reflexão. O objetivo principal é compartilhar experiências de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa tendo como base o trabalho com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental com aproximadamente dez estudantes com deficiência visual e associações em uma escola pública federal na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estudos sobre o ensino de Inglês para pessoas com deficiência visual na Educação Básica são praticamente inexistentes.
Alfabetização científica e a experimentação investigativa: proposições e contributos para Educação Ambiental
Formação de ProfessoresEste estudo tem por objetivo apresentar uma abordagem didática articulada a uma sequência de ensino investigativa (SEI) para proposições e contributos à Educação Ambiental no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica focada em referenciais e periódicos da área. Os resultados destacam possibilidades da proposta apresentada como alternativa para superação das fragilidades elencadas em práticas de ensino de Ciências para alcançar consonância com os objetivos da experimentação investigativa.
A Educação Física escolar: questões propositivas e curriculares no Amazonas
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição EscolaEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar as questões propositivas e curriculares para o ensino da Educação Física nas escolas do Amazonas. Os resultados mostram que são três os documentos oficiais vigentes utilizados na construção do plano de ensino de Educação Física: a Base Nacional Comum Curricular, lançada pelo Ministério da Educação, o Referencial Curricular Amazonense, elaborado por uma equipe multidisciplinar de professores da Educação Básica das redes estadual e municipais para a implementação da BNCC no Amazonas, e a Proposta Curricular do Ensino Médio.
Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de ProfessoresEste trabalho visa criar estratégias de ensino focadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, utilizando mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak. Serão realizadas inicialmente reflexões sobre a prática docente e, em seguida, será proposto um minicurso de formação continuada para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a partir da elaboração de uma sequência didática, fundamentada na TAS e no uso dos MC, os professores implementem estratégias eficazes de aplicação com seus alunos, explorando as suas potencialidades no que se refere ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
Aprendizagem colaborativa in progress: a utilização das lives pelo professor em tempos de covid-19
Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalEste trabalho se caracteriza por um relato de experiência na práxis da docência universitária mediante os desafios do ensino remoto, em consequência da pandemia da covid-19. A partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições públicas e privadas foram desafiadas a manter suas atividades, utilizando-se das tecnologias existentes para que a escola não parasse. Entretanto, vários problemas estruturais emergiram diante dessa necessidade emergencial. A partir disso, desenvolvemos uma metodologia utilizando a práxis das redes sociais para a promoção do engajamento dos alunos no ensino remoto.