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Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.

Telecurso 2000 e Se Liga no Enem: uma análise comparativa de vídeos educativos em Biologia
Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

No Brasil, o Telecurso 2000 desempenhou importante papel na difusão dos vídeos como ferramenta de ensino; no entanto, mais recentemente, outras ferramentas têm sido adotadas, como o Se Liga no Enem, na Paraíba. Neste trabalho foi realizada análise comparativa das videoaulas de Biologia do Telecurso 2000 e do Se Liga no Enem, verificando a habilidade de construção de sequências lógicas para o discente, por meio da adaptação da Ficha de Avaliação de Aulas de Smania-Marques. Concluímos que o Telecurso 2000 traz uma linguagem simples e dotada de extensa exemplificação, enquanto o Se Liga no Enem possui um tom de revisão.

A importância da Literatura Infantil nas aulas de Inglês nos anos iniciais
Língua Estrangeira

O presente artigo tem por objetivo ressaltar a importância da Literatura Infantil nas aulas de Língua Inglesa, com possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando histórias infantis, já que o letramento escolar proporciona o engajamento linguístico do aluno, desenvolvendo sua criatividade. As histórias infantis asseguram às crianças o direito a uma aprendizagem significativa da língua inglesa, pois a torna contextualizada e voltada para o presente. Alunos dos anos iniciais necessitam ações que tornem o ensino do Inglês um processo significativo e envolvente. Esperamos que o ensino de uma língua estrangeira pelas vias das histórias infantis estimule as práticas literárias e possa ocupar a escola, seu espaço de privilégio.

A formação continuada mediada pelas novas tecnologias digitais em parceria com as famílias no ambiente escolar
Formação de Professores

Este artigo buscou identificar as percepções dos profissionais de Educação por meio do curso de capacitação pedagógica sobre a importância da formação continuada conectada às novas tecnologias digitais, com ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais como ferramenta mediadora em parceria com as famílias, com uma amostra de 25 respondentes. Os principais resultados indicaram desconhecimento por parte dos professores em relação ao uso de recursos tecnológicos como ferramenta digital facilitadora na aprendizagem familiar. Foram identificados fatores motivadores e inibidores para o uso dessas ferramentas.

Experiências no ensino de Astronomia nas aulas de Ciências para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Astronomia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A área do conhecimento denominada Astronomia é uma das unidades temáticas contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, na maioria das formações acadêmicas de licenciatura de Ciências, essa área do conhecimento não é considerada obrigatória e isso acarreta nos profissionais certa insegurança no desenvolvimento de suas aulas. Este trabalho contempla o relato de experiência de uma professora licenciada em Ciências Biológicas que não possuiu a disciplina Astronomia durante sua formação.

O lúdico e o formal numa escola pública de São Lourenço/MG
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é relatar minha experiência de estágio no Ensino Fundamental I, 2º ano, numa escola em São Lourenço/MG, contextualizando o fato de que o plano de aula é coletivo, é para todos os alunos da classe, mas a compreensão dos conteúdos e tarefas é individual e diferenciada, uns aprendem mais, outros menos; a desatenção ou distração do aluno durante a apresentação do plano de aula é um dos complicadores da aprendizagem. A atenção do professor sobre a possível desatenção do aluno e a intervenção necessária são ferramentas importantes e indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem.

Textos multimodais em espanhol e os REA na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
Língua Estrangeira e Outras Mais Específicas

A proposta tem como foco a produção de microrrelatos em espanhol realizados por estudantes da EJA do Ensino Médio. A atividade tem como base a Pedagogia dos Multiletramentos, tendo em vista os dois “multis”: a diversidade social (múltiplas culturas) e a multimodalidade, evidenciados pelo advento das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa, significativa e colaborativa. A produção textual foi realizada numa plataforma que permite a produção colaborativa e multimodal na criação de um mural digital. O mural digital é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está licenciado com uma licença aberta da Creative Commons CC BY – SA para acesso de forma livre.

Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.

Percepções crítico-reflexivas sobre os documentos normativos atuais que versam sobre o ensino e a aprendizagem geográfica
Geografia

Este texto objetiva tecer discussões, com enfoque crítico, sobre as últimas versões da BNCC e da Base Nacional Comum para a Formação de Professores, tendo como foco o ensino de Geografia. Foi realizada uma análise orientada por autores que se apropriam do tema e convergem com o objetivo aqui proposto. As percepções crítico-reflexivas apontaram para estas observações: i) Distanciamento da pluralidade geográfica e social; ii) Ênfase no raciocínio geográfico aliado à Geografia Escolar e à Geografia Acadêmica na BNCC; iii) Contradição sobre o raciocínio geográfico entre as propostas curriculares (BNCC) e a formação de professores de Geografia (BNC).

O Dosvox como instrumento de inclusão para alunos cegos
Educação Especial e Inclusiva

Com a Lei da Inclusão, foi garantido aos alunos deficientes o direito de serem inseridos em classes regulares, de maneira que possam ser aceitos pela sociedade e consigam usufruir de todos os direitos pertinentes a cada cidadão. O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas, especificamente o Dosvox, como instrumento de contribuição para que se faça valer a inclusão de alunos cegos em salas de aula regulares, uma vez que muitos docentes não possuem conhecimento de Braille e com isso se veem em dificuldades quando não podem explorar o recurso visual. A metodologia é bibliográfica usando artigos acadêmicos.