Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


História e cultura afro-brasileira dialogando com a língua inglesa numa perspectiva interdisciplinar
História

A discriminação social está presente também na escola, e é preciso trabalhar alunos e professores para que ela deixe de existir. Uma experiência interdisciplinar discute essa situação estuda uma série de TV, uma variante do inglês e produção de textos.

O uso da linguagem com analogias no ensino de ciências: o que encontramos virtualmente?
Biologia e Biociências

O uso de analogias é cada vez maior no ensino de Ciências, mas para que seja bem-sucedido é necessário que elas sejam compreensíveis para professores e alunos e que não sejam inadequadas. Há um claro aumento no número de artigos e apresentações sobre esse tema.

Brincar, brincar... e brincar! Três abordagens possíveis do brincar na Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

As três abordagens do brincar convivem no ambiente escolar e são percebidas na pesquisa feita na Baixada Santista. É importante que o professor perceba a diferença entre elas para dosá-las na sua prática para que as crianças possam exercitar suas leituras do mundo.

Uma alternativa: meditação!
Cidadania e Comportamento

Nestes novos tempos, os conceitos de aprendizagem, colaboração e maturidade, sem convergência natural; a meditação pode ser uma forma de “religação” consigo mesmo e com os outros; por isso cada vez mais pessoas buscam esse reencontro.

Produção de carta pessoal, expressando afetividade e gratidão
Língua Portuguesa e Literatura

A experiência de troca de cartas entre alunos, professores e funcionários de uma escola levou à valorização e ao reconhecimento do trabalho dos profissionais e a uma prática de produção textual que recupera a afetividade no espaço escolar.

A visão de alunos sobre projetos de inclusão na escola: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Um projeto que visa a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Astronomia provocou a participação de colegas num blog e modificou a percepção que muitos tinham acerca da interação com esses estudantes.

Histórias em quadrinhos e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Médio
Matemática

Ao pedir que seus alunos desenvolvessem histórias em quadrinhos que explicassem conteúdos de Matemática, o professor Bruno Nascimento obteve maior participação dos alunos nas aulas e, ao mesmo tempo, precisou capacitar-se para tratar os temas abordados, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.

Em terra de surdo, 1,2,5-Trimetil benzeno é rei
Química

Na época de elaboração do Currículo Mínimo de Química, muitos professores optaram por manter o ensino da nomenclatura de compostos, sem que houvesse qualquer cuidado por privilegiar os compostos mais conhecidos e costumeiros.

Cultura popular e Arquivologia: uma conexão intrinsecamente necessária para a Educação
Outras Mais Específicas e Política Cultural

As ações culturais populares devem ser disseminadas e um dos espaços mais adequados a isso são as instituições de cunho cultural, visto que são fontes de informação e podem contribuir para o turismo cultural e desenvolver atividades lúdicas.

Aspectos gerais da ginástica para a Educação Física Escolar
Educação Física

A ginástica competitiva é considerada de pouco acesso à escola, por ter muitas vezes o tratamento voltado para alunos de alto rendimento. Para ter sucesso nas aulas de Educação Física, a ginástica deve ser tratada de forma lúdica e criativa.