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Um relato de experiência em sala de aula: a importância da prática da Matemática para o aprendizado
Matemática, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata a experiência com metodologias de avaliação em Matemática em turmas do Ensino Médio em uma escola do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2021. O projeto revela-se de grande importância para a formação dos licenciandos, em virtude de a prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro professor. O professor de Matemática tem como desafio aplicar as teorias e desenvolver estratégias eficazes para desmistificar o temor que alguns alunos têm em relação à disciplina, temor esse que impede alguns alunos de enxergar o próprio potencial e de tentar realizar tarefas de aula e de casa.

Expressão de modelos no ensino de Química: o que pensam os estudantes sobre átomos e moléculas?
Química

Este trabalho buscou compreender algumas das ideias de um grupo de estudantes sobre átomos e moléculas a partir da construção de modelos. O trabalho foi realizado com treze estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola na cidade de Ervália/MG. Após discutir em quatro aulas de Química as características elementares dos átomos e a importância da evolução dos modelos atômicos, foi proposta uma atividade em que os estudantes explicaram a relação existente entre átomos e moléculas por meio de representações visuais. As respostas foram interpretadas à luz da Análise de Conteúdos de Bardin e da Teoria dos Modelos Mentais.

Proposta avaliativa em tempos de ensino híbrido na educação pós-pandêmica: um relato de experiência
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho se insere no âmbito do período de retorno gradual da quarentena gerada pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. Nesse período, estratégias adotadas pelo ensino remoto foram mantidas e readequadas a uma nova realidade educacional de ensino híbrido. Concebemos a noção de ensino híbrido como elemento que reúne combinação, multiplicidade, mistura e mescla de espaços, tempos, atividades, avaliações e metodologias. Sustentados por esses preceitos, temos como objetivo analisar propostas de atividades avaliativas desenvolvidas no componente curricular de Língua Portuguesa em turmas de 7º ano.

As tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física
Física

Este trabalho associa ensino de Física, tirinhas (HQ) e prática experimental para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A prática experimental muitas vezes é trabalhada com um roteiro que envolve texto, tabelas e fórmulas para chegar a um objetivo proposto. Nem sempre o aluno consegue entender as informações disponíveis nesse roteiro, tendo dificuldade em compreender a experiência como o que está medindo, para que servem as medidas e o que vai calcular no final. Para melhorar esse cenário, o uso das tirinhas possui potencial em associar texto e imagens com uma narrativa divertida.

A busca pela dinamização do ensino-aprendizagem e a formação continuada em Geografia para além do desenvolvimento individual do docente
Geografia e Formação de Professores

Esta pesquisa parte do pressuposto do quão é importante a atuação do docente em sociedade. Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem necessita de uma visão dinamizada, na qual a formação inicial do professor por si só não é suficiente para moldar o quadro de estagnação da educação. Assim, especificamente na área da Geografia, que propõe uma ciência mista, mas pouco aclamada pelos discentes da Educação Básica, se faz relevante uma análise sobre o papel do docente e suas atribuições de conhecimento contínuo para a dinamização do aprender e desenvolvimento crítico.

O diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos: uma revisão da prática na Escola Simão Angelo, em Penaforte/CE
Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa destaca recursos capazes de qualificar o ensino-aprendizagem: diálogo e cooperação, aproximando alunos e professores, mediando conflitos e reduzindo o desestímulo, desinteresse e indisciplina, que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem e no rendimento. Seu objetivo é destacar o diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica associada à pesquisa de opinião e percepção da realidade escolar. Justifica-se por identificar práticas que tornam o ato educativo mais atrativo e produtivo aos sujeitos que compõem a escola.

Resenha do livro "Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem”
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Esta resenha tem como base o livro Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem, que tem como organizadores Márcia Denise Pletsch, Izadora Martins da Silva de Souza, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira e Alexandre Rodrigues de Assis e foi publicado em 2021. O foco do livro é apresentar estratégias factíveis e efetivas para a inclusão escolar de pessoas com deficiência, seja no Ensino Superior, seja na Educação Básica. A intenção do livro é apresentar algumas ideias que garantam a participação desses estudantes nas atividades escolares.

Formação continuada de professores em perspectiva inclusiva
Formação de Professores

O presente relato apresenta uma experiência de formação continuada de professores que abarcou a dimensão da inclusão em educação. A referida formação aconteceu remotamente, no ano de 2020, e foi promovida por uma escola de Educação Básica localizada no município de Niterói/RJ. Inicialmente, destaca-se a importância do papel do professor no processo da inclusão escolar e a necessidade de cursos de formação inicial e continuada serem organizados com base na perspectiva da inclusão. Em seguida, são expostos os motivos que inspiraram a organização da proposta, bem como informações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento do curso.

Educação Financeira: discussões sobre finanças saudáveis com alunos da Educação Básica
Economia

Este texto relata uma atividade extensionista sobre Educação Financeira em uma sala de aula do Ensino Médio regular. A organização do seminário teve como objetivo fundamental informar, esclarecer, orientar e discutir com os jovens os principais aspectos e impactos do início de uma vida financeira saudável, oferecendo aos estudantes orientações e informações sobre a melhor maneira de gerir seus recursos financeiros, em decorrência das variações dos índices de preços e das taxas de juros praticadas no sistema financeiro nacional e como isso afeta suas condições pessoais ao longo da vida.

Um diálogo entre a construção de conceitos de Matemática e Física
Física e Matemática

No presente texto serão apresentadas relações entre a Física e a Análise Real. Esse nome Análise Real refere-se ao estudo dos elementos do conjunto dos números reais e as funções definidas a partir de subconjuntos do conjunto dos números reais cujas imagens também são formadas por números reais. Essa disciplina, em muitos cursos de Matemática, é apresentada como formalização da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Esta última, por sua vez, tem como uma de suas origens o texto de Isaac Newton intitulado Principia – Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, que abordou ferramentas da Matemática, especialmente de Geometria.