Biblioteca
Filtrar os artigos
Impulsionando negócios locais: um relato de experiência com o projeto Social'UP protagonizado por estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste relato de experiência apresenta o projeto Social'UP, realizado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Administração da Escola Profissionalizante Deputado José Maria Melo, em Guaraciaba do Norte/CE. O projeto é obrigatório para a disciplina de estágio e teve como objetivo auxiliar empresas locais a utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais para melhorar sua visibilidade e lucratividade. A pesquisa foi aplicada, exploratória e descritiva. Os resultados demonstram que as empresas foram capacitadas para profissionalizar o uso das redes sociais, além de despertar uma consciência social e filantrópica nos alunos.
A ilusão das relações sociais no confinamento – um retrato social no filme "BigBug"
Comunicação, Sociologia, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e LiteraturaO artigo aborda a ilusão das relações sociais durante o confinamento, retratada no filme BigBug. O filme segue a personagem principal, que deseja conhecer alguém conectando-se com outras pessoas para ter vida social. A ilusão das relações sociais é explorada durante todo o filme, destacando as limitações impostas pelo governo e as consequências de suas escolhas. Este artigo mostra como a ilusão das relações sociais pode ter profundo efeito na vida das pessoas. O objetivo é analisar a dicotomia entre homem x máquina, procurando explorar como as restrições de espaços e liberdade influenciam as relações interpessoais.
Simulação em Saúde: estratégia de aprendizagem ativa para estudantes de escolas técnicas
SaúdeO curso técnico em Análises Clínicas capacita o estudante para trabalhar na área da Saúde, principalmente em laboratórios, com preparação profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças tomando por base análises minuciosas; ele pode atuar também como responsável pela coleta de sangue em exames. Este trabalho apresenta a descrição de uma experiência com o projeto Simulação em Saúde, um modelo de simulação para a aprendizagem ativa do estudante, fornecendo uma qualificação que articula ensino, pesquisa e cuidado ao longo de uma situação real do fazer coletivo nos sistemas de saúde.
Educação Infantil de modo remoto? Como assim?
Educação InfantilEste texto foi escrito com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande/MS no decorrer de 2020, referentes às estratégias construídas diante do desafio de realizar um trabalho pedagógico remoto para a Educação Infantil. Ao propor reflexões acerca das principais dificuldades que emergiram, sinaliza a fragilidade e insuficiência do modelo remoto quando consideradas as características próprias da Educação Infantil e as implicações de sua exequibilidade.
Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
Geografia, Instituição Escola e Política EducacionalO ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.
Proposta do jogo didático Viagens pelo Universo como ferramenta pedagógica interdisciplinar de Física e Química
Astronomia, Física, Química e Formação de ProfessoresO estudo relata a experiência de dois bolsistas do Pibid na criação de um jogo didático como proposta de ferramenta pedagógica interdisciplinar entre Física e Química para possível aplicação no ensino-aprendizagem das temáticas universo e tabela periódica. O jogo apresenta potencial para desenvolver integralmente o sujeito quanto aos aspectos cognitivos, sociais e morais, pois, além da valorização de conceitos dos fenômenos físicos e químicos em detrimento de cálculos, há preocupação com o letramento científico, a resolução de problemas da realidade dos estudantes e a formação crítica pautada nas Ciências.
Reflexões sobre a docência em Educação Infantil e as audiovisualidades no contexto da pandemia da covid-19
Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste ensaio tem a pretensão de problematizar a docência em Educação Infantil, no contexto das produções audiovisuais, de modo a vislumbrar outras possibilidades para os gestos na/com a docência, em Educação Infantil, e suas práticas. Nessa perspectiva, trazemos algumas reflexões do percurso estabelecido com um grupo de professoras, de uma instituição pública do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Os resultados iniciais indicam que este é um processo de ressignificação da ideia clássica de representação da docência, além de evidenciarem a potência do audiovisual para a formação e intervenção nas redes de conhecimento das professoras.
Usando os vídeos do YouTube na pandemia: mudanças paradigmáticas no ensino de História
HistóriaEste artigo é resultante de pesquisa envolvendo 38 alunos do Ensino Médio em uma escola estadual no interior do Rio de Janeiro, no período de pandemia e isolamento social, durante o ano de 2020. Apresentam-se como delineamentos teórico-metodológicos uma revisão bibliográfica e observações dos alunos durante as aulas de História, expondo seus problemas e dificuldades na aprendizagem, com a complementação investigativa por meio de um questionário aplicado aos estudantes.
Uma oficina em Parasitologia Aplicada no Programa Ciências & Arte nas Férias, da Unicamp
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaNa oficina O Papel de Vetores na Transmissão de Doenças de Relevância Nacional e Internacional foram discutidas as interações vetor-patógeno da doença de Chagas, da esquistossomose, da febre maculosa e da leishmaniose. Participaram 91 estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo; a motivação da maioria foi a aquisição de conhecimento e a possibilidade de conhecer a Unicamp. No início da atividade, poucos alunos identificaram os vetores como transmissores de patógenos; todavia, com uma metodologia ativa de ensino aliada à prática, houve assimilação e compreensão significativa do conteúdo apresentado.
Compreensão dos professores da Educação Básica sobre as tecnologias de inteligência artificial para o ensino
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaEste estudo investigou a percepção de professores da Educação Básica acerca do uso da inteligência artificial (IA) como recurso pedagógico. Realizou-se revisão bibliográfica sobre o acesso às tecnologias digitais nas escolas brasileiras e pesquisa de campo com docentes. Os resultados indicaram que 61,1% dos professores conheceram a IA nos últimos dois anos, enquanto 35% nunca a utilizaram em sala de aula. Embora 79,3% demonstrem interesse em adotar a tecnologia, muitos apontam a falta de capacitação e suporte institucional como obstáculos. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para reflexões e políticas educacionais mais inclusivas.