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Resistência e pandemia: os desafios de uma professora quilombola no enfrentamento à covid-19
Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a prática docente na Educação Infantil; tem por objetivo propor reflexões a partir dos resultados obtidos em entrevista realizada com a professora Rosária Costa. Embora inicialmente pensada com o propósito de conhecer dilemas e adversidades enfrentados pela docente durante a pandemia da covid-19, é impossível ignorar sua trajetória e suas experiências como mulher negra e militante da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha.

Ensino de História em tempos de crise: a pandemia e o convite à essencialização da História na aprendizagem escolar
História, Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo corresponde a uma inquietação: o que ensinar no ensino remoto? A pandemia do coronavírus alterou as formas e os formatos das relações educacionais e, com isso, os processos de aprendizagem sofreram grande impacto com a falta de compreensão sobre o novo contexto em que a escola foi inserida. Do ponto de vista do ensino de História, buscamos neste trabalho apresentar um breve panorama de como as instituições escolares se posicionaram durante a pandemia (até esse momento) e, a partir da análise dos pareceres do Ministério da Educação, problematizamos as condições às quais a formação escolar foi submetida e o esvaziamento do currículo de História.

Análise dos planos de estudos tutorados (PET): considerações sobre as práticas aplicadas à Educação Infantil em Minas Gerais
Educação a Distância e Política Educacional

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais criou os planos de estudos tutorados (PET) como ferramentas remotas de manutenção do ensino para estudantes da rede pública estadual. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente três PET da Educação Infantil, os volumes 1, 2 e 3. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa. Foi verificado que os documentos analisados são rudimentares, pouco teóricos, incompletos e descontínuos. Apesar de serem importantes, deveriam ser uma política pública consolidada e elaborada com maior atenção aos conteúdos.

Covid-19 e mudanças educacionais no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta relato de experiências vivenciadas por professora alfabetizadora no município de Colorado do Oeste/RO, evidenciando angústias, desafios provocados pela suspensão das aulas em decorrência da pandemia da covid-19 em 2020. Apresenta constantes mudanças e expectativas ao longo do ano de 2020 até 17 de março de 2021, período no qual foi realizada a presente pesquisa. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica e de campo evidenciando que a educação brasileira foi marcada por mudanças radicais, as pesquisadoras entendem esse período como divisor de água no cenário educacional.

Ensino de História: avaliação de estágio curricular no contexto da pandemia da covid-19
História e Formação de Professores

Foi avaliado o desempenho dos estagiários durante a regência no contexto do ensino remoto emergencial. Esse tipo de avaliação deve contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente. Para definir os critérios de avaliação, utilizaram-se os conceitos de eficácia escolar e eficácia docente, importantes para a compreensão da ação docente em sala de aula. Optou-se pelos seguintes critérios: clareza, interação com os alunos, entusiasmo, apoio e expectativa. Utilizando-se uma escala do tipo Likert, foi possível descobrir alguns pontos que poderiam melhorar na formação docente.

As práticas pedagógicas dos professores da Escola no Campo no contexto da pandemia da covid-19
Vivências de Sala de Aula

As escolas, mediante a pandemia da covid-19, precisaram dar continuidade ao ensino de forma diferenciada, buscando alternativas que envolvessem os alunos no processo formativo. Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores da Escola no Campo no contexto da pandemia. Tomamos como referencial teórico os estudos de Araújo, Valle e Marcom, entre outros estudiosos que discutem a temática pesquisada. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Procópio de Araújo, localizada no município de Olho D’Água/PB.

As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança no contexto da pandemia
Educação Infantil

Esta pesquisa discorre sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança, levando em consideração o contexto da pandemia da covid-19. Entendemos que o lúdico, no contexto da Educação Infantil, se constitui como recurso pedagógico, já que os jogos e as brincadeiras fazem parte do universo infantil, que, por sua vez, utilizado como recurso facilitador da aprendizagem, contribui para o desenvolvimento da criança. O trabalho objetiva estudar estratégias pedagógicas baseadas em atividades lúdicas por meio da análise de contribuições de teóricos sobre a temática e apontamentos da BNCC.

Diretrizes utilizadas em tempos de pandemia da covid-19 com os alunos na Orientação e Mobilidade: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é trazer relatos da experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) nos segmentos da Educação Básica sobre as estratégias empregadas durante o período de pandemia da covid-19, quando as aulas que são obrigatoriamente presenciais e individualizadas passaram a ser ministradas remotamente e em grupo. A metodologia utilizada foi o registro dos relatos pelos professores com suas reflexões e reinvenção de estratégias de trabalho com os alunos no cotidiano escolar durante esse período.

Percepção de alunos e professores da Seeduc/RJ sobre o ensino on-line de caráter emergencial durante a pandemia
Educação a Distância e Política Educacional

Este artigo analisa uma pesquisa realizada com professores e alunos de duas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro sobre as experiências com o ensino online realizado emergencialmente em função da pandemia do novo coronavírus. A busca de soluções para melhorar o acesso e reduzir as dificuldades no uso da plataforma mostra que os recursos da internet têm tudo para ser usados no futuro, complementando as aulas presenciais.

O ensino de estudantes com síndrome de Down no contexto da pandemia da covid-19
Educação Especial e Inclusiva

Em diferentes contextos históricos existem minorias populares que lutam pelo reconhecimento de seus direitos como cidadãos. Nesses contextos, por mais que existam leis que garantam os direitos às pessoas com algum tipo de necessidade especial, inclusive no Brasil, na prática, elas ainda vivenciam nas escolas e no seu cotidiano obstáculos e situações que interferem diretamente em sua aprendizagem, mobilidade e socialização. Com o aparecimento da pandemia do covid-19, foram evidenciadas ainda mais as vulnerabilidades existentes na Educação Especial sob a perspectiva inclusiva.