Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Algumas considerações sobre avaliação
Avaliação

Este texto é o resultado de um trabalho de formação com professores regentes e com a coordenação pedagógica. Objetivou-se discutir a elaboração coletiva de um conjunto de critérios para que os professores do Ensino Fundamental pudessem organizar suas atividades avaliativas em conformidade com a coordenação pedagógica do Instituto de Educação de Goiás. Partiu-se do pressuposto de que cabe à comunidade escolar a construção de uma avaliação capaz de dialogar não só com os diretamente envolvidos no processo educacional, mas também com a complexidade do real e, assim, reconstruir o sentido da avaliação.

Uso de ferramentas digitais no ensino de Astronomia e Cosmologia para a Educação Básica
Astronomia e Física

Este artigo propõe o uso das TDIC em atividades de ensino que envolvem Astronomia e Cosmologia no Ensino Médio. Diante de algumas coleções que abordam o conteúdo de Ciências da Natureza, em livros didáticos aprovados pelo PNLD, notou-se a necessidade de trabalhar alguns temas com mais profundidade de modo que permitam mais interatividade entre os alunos e uma fonte de consulta para os professores. Com o intuito de oferecer subsídios e materiais de apoio para educadores, foram elaboradas algumas atividades que fazem uso de recursos digitais disponibilizados de forma gratuita na Internet.

Variação linguística na Libras e possíveis implicações no ambiente escolar
Educação Especial e Inclusiva, Língua Estrangeira e Outras Mais Específicas

Este artigo é um recorte da pesquisa “A variação lexical em Libras em três municípios do Estado de Alagoas”, desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, em 2020. O objetivo principal é discutir as variações linguísticas na Libras com base nas contribuições de Labov e suas possíveis implicações no ambiente escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. As discussões realizadas contribuem para o conhecimento de pesquisadores da Linguística, percebendo que a Libras também possui variações que podem sem vivenciadas no ambiente escolar.

A orbicularidade em Macondo
Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho discute a obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, abordando sua estrutura narrativa, o uso do realismo mágico e a temática da repetição de nomes ao longo de sete gerações da família Buendía-Iguarán em Macondo. O enredo envolve personagens peculiares, como José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, e suas interações com o cigano Melquíades, que introduz elementos modernizadores na aldeia. A manipulação do tempo e a predestinação dos personagens são exploradas. Destaca-se a transculturação na narrativa latino-americana e a relevância cultural da obra daquele autor.

Uso de TDIC durante o ensino não presencial no programa Se Liga na Educação
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Diante da urgência pedagógica gerada pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021, a educação demandou adaptações nas metodologias ativas utilizadas. Tendo como preceito constitucional que a educação é direito de todos e que o Estado deve ofertá-la, este estudo tem como objetivo apresentar uma solução encontrada pelo governo de Minas Gerais para minimizar as desigualdades educacionais geradas no período de isolamento: a utilização das TDIC. Este artigo relata experiências aliadas ao esforço de uma equipe de especialistas, jornalistas e técnicos na produção do programa Se Liga na Educação.

Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina
Formação de Professores

Desde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani.

O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica
Matemática e Formação de Professores

Este artigo propõe uma revisão da literatura sobre práticas lúdicas no ensino de Matemática para o Ensino Fundamental II, com foco na criação de maquetes e outras ferramentas que podem ajudar os alunos a construir seu próprio aprendizado. No Brasil, a educação enfrenta desafios diversos por causa de questões políticas, culturais, econômicas e sociais, além de dificuldades na prática como o desinteresse dos alunos por certas disciplinas e problemas no relacionamento professor-aluno, afetando o processo educativo. O papel do professor é fundamental, exigindo habilidades que vão além do conhecimento científico.

A influência da cultura Maker no ensino-aprendizagem de História: relato de experiência
Ecologia e Meio Ambiente, História e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como foco apresentar o relato de experiência sobre a utilização da cultura Maker na aprendizagem de História para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Pilar/AL. A sua proposta é mostrar como a cultura Maker pode influenciar na aprendizagem da disciplina, descrevendo os procedimentos utilizados nas aulas para o desenvolvimento dos projetos com materiais recicláveis, culminando na Feira Maker. Por meio de pesquisa-ação, observou-se que os alunos aprenderam como descartar o lixo doméstico e como reutilizar materiais recicláveis.

A Literatura Infantil na construção do processo de escrita com crianças na fase pré-escolar
Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto relata a experiência de uso da Literatura na construção do processo de ensino da escrita, destacando como essa prática tem se tornado promissora no desenvolvimento da linguagem de crianças da EI com cinco anos de idade. Focamos em dois projetos literários desenvolvidos em 2019 em um CIEP no Jacaré, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O relato possibilitou observar que os projetos com leitura literária criam condições favoráveis para o desenvolvimento do processo da leitura e da escrita, apoiado em mediações, intervenções e interações, com as temáticas trazidas pela Literatura e entrelaçadas com experiências de vida das crianças.

A observação de aves como estratégia de Educação Ambiental para alunos do Ensino Médio
Biologia e Biociências

A observação de aves pode contribuir para sensibilizar estudantes sobre a importância da conservação da avifauna. Neste trabalho, apresentamos uma atividade de observação de aves realizada com alunos do Ensino Médio de um colégio estadual localizado em Arraial do Cabo/RJ. Durante o projeto, foram observadas 27 espécies de aves, pertencentes a 10 ordens e 19 famílias diferentes. A avaliação do projeto foi realizada por meio de questionário. Participaram 49 estudantes, dos quais 94% afirmaram ter gostado da atividade; 57% consideraram a atividade como muito boa e 39% como boa.