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Construção de textos por meio das narrativas de crianças com deficiência visual
Educação Especial e Inclusiva

Este relato de experiência é fruto de um recorte da pesquisa de mestrado profissional na temática da deficiência visual realizada em sala de aula do Instituto Benjamin Constant. A pesquisa aconteceu no segundo ano do Ensino Fundamental, tendo quatro alunos cegos como público-alvo. O processo de alfabetização no sistema Braille norteou os conceitos que embasaram a pesquisa, trazendo uma metodologia específica. Partindo desse princípio, foram realizadas atividades com brincadeiras significativas, a fim de construir um texto com as narrativas dos alunos. Com isso se questionou: como o brincar pode auxiliar na alfabetização das crianças com deficiência visual?

Educação e recursos educacionais digitais
Computação e Tecnologias e Instituição Escola

Este artigo busca compreender os recursos educacionais digitais (RED) e examinar a relevância deles para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica exploratória, com buscas realizadas em diversas bases, como: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O presente estudo destaca a importância das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional, enfatizando o papel dos RED conforme discutido por variados autores.

Racismo Ambiental no ensino de Química: produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Química e Educação Especial e Inclusiva

Este trabalho aborda a construção de um recurso didático acessível para pessoas com deficiência visual, centrado na temática do Racismo Ambiental, destacando a importância de discutir questões socioambientais relevantes. O material grafotátil foi avaliado por dois revisores cegos e por um aluno da Educação Básica do Instituto Benjamin Constant. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a observação não participante. O tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software Iramuteq, resultando na formação de diferentes categorias e subcategorias.

Ser professor da Educação Infantil: formação e desvalorização profissional
Formação de Professores

O estudo aborda a formação docente e as trajetórias profissionais de professores de Educação Infantil em uma creche pública da Baixada Fluminense. Ele traz algumas reflexões a respeito das políticas educacionais, das condições de trabalho e da importância de compreender os saberes/fazeres de professores em seus cotidianos. Dialogar a respeito dessas especificidades implica questionar as concepções de infância, os diferentes fazeres na creche e a responsabilidade do Estado no reconhecimento da Educação Infantil como instância educativa. A discussão incorpora os relatos de professoras de uma creche pública em uma roda de conversa.

Abordagem STEAM: uma proposta de letramento científico em contexto de Educação Infantil
Educação Infantil

Diante do desafio de buscar diferentes práticas do ensino de Ciências que se contraponham ao olhar tradicional de uma educação mecanicista e reprodutora de conteúdo está a abordagem STEAM. Nessa perspectiva, o presente estudo procurou, por meio da revisão de bibliografia dos últimos dez anos, compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil voltado para o letramento científico e para abordagem STEAM. Os resultados apresentados contribuíram para a legitimação de abordagens criativas, propondo vivências e experiências significativas para o ensino de Ciências.

O jogo e a Educação Matemática: possibilidades pedagógicas no Ensino Médio
Matemática

Neste artigo delineamos uma proposta de reflexão sobre: o jogo como elemento lúdico que acompanha o desenvolvimento da civilização; o jogo como favorecedor da aprendizagem escolar e sua importância no trabalho educativo; o jogo como recurso didático indicado pela legislação nas aulas de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; o jogo em consonância com a Matemática, atuando como promovedor da aprendizagem dos conteúdos; e o jogo como possibilidade pedagógica também na Educação Matemática do Ensino Médio. Apresentamos, como sugestão, três jogos – Quatro é o Limite, Corrida Matemática e Capturando Poliedros.

Quebra-cabeça digital no ensino de Matemática: o uso do celular como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo trata de limites e possibilidades de integração de celulares em sala de aula. Cremos que o uso direcionado dos dispositivos móveis nos processos de ensino pelo professor contribui de forma significativa para uma aprendizagem efetiva e duradoura, mediante as possibilidades que o acesso à internet proporciona. Apresentamos uma experiência de prática pedagógica realizada na Escola Municipal Rosa do Rêgo Lages, na comunidade Esperança, em Barras/PI, utilizando a plataforma Jigsaw Planet para a criação de quebra-cabeças online e editáveis a fim de sanar dificuldades de aprendizagem nas quatro operações.

Espaços maker: percepções sobre sua efetividade em ambientes escolares
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A abordagem maker na educação, que promove atividades práticas e colaborativas para a criação de soluções para problemas relevantes ao contexto e ao interesse dos alunos, tem sido discutida como alternativa para novas práticas pedagógicas. Essa abordagem visa proporcionar ao aluno um sentido mais profundo no aprendizado, incentivando uma participação mais ativa no processo educativo. O programa Ginásio Educacional Tecnológico, da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove a instalação de espaços maker nas escolas; esta pesquisa identificou os principais desafios para implementar a cultura maker no ambiente escolar.

Análise dos planos de estudos tutorados (PET): considerações sobre as práticas aplicadas à Educação Infantil em Minas Gerais
Educação a Distância e Política Educacional

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais criou os planos de estudos tutorados (PET) como ferramentas remotas de manutenção do ensino para estudantes da rede pública estadual. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente três PET da Educação Infantil, os volumes 1, 2 e 3. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa. Foi verificado que os documentos analisados são rudimentares, pouco teóricos, incompletos e descontínuos. Apesar de serem importantes, deveriam ser uma política pública consolidada e elaborada com maior atenção aos conteúdos.

Aquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do alfabetizador sobre os conceitos práticos da Linguística Textual
Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa reflete sobre a linguagem escrita como base fortificadora do processo de ensino-aprendizagem, sendo reconhecida como elemento de fundamental importância na vida do indivíduo. Para tanto, o processo de aquisição da linguagem se inicia com as práticas do professor alfabetizador nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho investiga os saberes desse professor de acordo com a Linguística Textual, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, que reflete os saberes docentes necessários para a prática eficiente e eficaz do processo de aquisição da linguagem escrita.