Biblioteca
Filtrar os artigos
Amazônia Real
Em junho de 2013, milhares de brasileiros foram às ruas dos grandes centros urbanos e nas pequenas cidades da Amazônia protestar contra a corrupção dos governos, o caótico sistema público de saúde, educação e transportes, além dos gastos com as obras da Copa do Mundo de 2014.
O cotidiano e a cultura contemporânea: revérberos sociais
A partir da década de 1970 começou-se a estudar mais profundamente os assuntos referentes aos fenômenos da cotidianidade, como afluentes de uma nova história, iniciada pela Escola dos Annales , na França. Tudo o que era marginal e excluído até então pelos intelectuais conservadores passou a estabelecer um sentido de que esses meandros contribuem e muito para a análise da História Cultural.
Trabalhando com recursos lúdicos no Ensino Médio: produzindo vídeos educativos para o ensino de Física
As tecnologias hoje em dia assumem importância tão grande em nossas vidas que é difícil para a maioria das pessoas ver-se vivendo sem elas.
Pedagogia e didática ambiental na formação do cidadão crítico-reflexivo
Em busca da práxis ambiental, a ciência social crítica traz para si as abordagens qualitativas na busca de processos autorreflexivos que despertem os atores envolvidos numa racionalidade alternativa, para que consigam alterar sua percepção de mundo e, dessa forma, consigam entender a si mesmos, a vivência na comunidade (inter-relações) e, com o mundo à sua volta intersubjetivamente, situado no universo cultural e natural (Abílio; Sato, 2012).
Individualidade e coletivismo na prática docente
Noite passada tive insônia. Dormi cedo, com a televisão ligada, luz acesa... E acordei às três da manhã; estava passando o filme O contador de histórias, brasileiro. Narra um período da vida de Roberto Carlos Ramos, que foi levado pela própria mãe para uma instituição que prometia fazer de crianças médicos, advogados e engenheiros. A instituição era a Febem. Claro que a realidade ali dentro era outra.
Conceitos de Filosofia, linguagem e currículos na Grécia Antiga
Filosofia, ou Philos e Sophya, é literalmente uma verve, um ímpeto contínuo que leva à indagação ontológica e filológica. É o interesse, a perscrutação pelo início, pelo arque que tudo rege, pelo princípio racional e inteligível ou mesmo pelo princípio perfeito e ininteligível, desde que seja o ponto de partida que caracteriza o homem como tal e o define neste mundo, seja pela racionalidade dos processos mentais que o situam neste plano sensível, seja pela ilusão de que ele vive, devendo para tal descobrir o mundo perfeito e real, sem ilusões, seja pelos processos e categorias de pensamento que desvendam os métodos cognitivos de apreensão do real sensível ou metafísico, desde que estabeleça uma explicação universalmente válida para determinar o conhecimento verdadeiro e libertador. Esse conhecimento último é alcançado por meio de métodos, rigor na observância, empirismo, conclusões em categorias de análises humanas e, por fim, pela validação das hipóteses que suscitaram um encadeamento de análises mentais e processos práticos de comprovação.
Percepção ambiental: uma eminência na Educação Ambiental
Perceber o ambiente é uma das atividades constantes do nosso sistema sensorial, que capta informações do ambiente e alimenta o sistema psíquico, contribuindo, desde a tenra idade, para nossa aprendizagem e para nosso cotidiano, situando-nos no mundo. Além disso, permite que nos relacionemos com todos os constituintes físicos, biológicos, sociais, culturais e tantos outros fatores que nos cercam. Estamos a todo momento interagindo intensamente com os da nossa própria espécie – inter-relações – de forma direta ou indireta, com os “nexos entre subjetividade, intersubjetividade e objetividade” (Carvalho; Steil, 2013, p. 61).
Breve itinerário da literatura infantojuvenil de Clarice Lispector
Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que não posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de várias histórias. Clarice Lispector, Os Desastres de Sofia. In: Felicidade Clandestina, 1988, p. 100.
O direito à educação
Apesar do leilão do campo de Libra, do pré-sal, com suas promessas de bilhões de barris de petróleo, o futuro que estamos construindo não se decide aí. Penso que dos resultados da radiografia do nosso ensino médio, por intermédio do Enem, dá para ver melhor o Brasil de amanhã. Afinal, mais de 5 milhões de adolescentes e jovens, nosso real futuro como sociedade, estão sendo avaliados sobre quanto aprenderam e quanto nós lhes garantimos hoje uma educação de qualidade.