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Didática e Prática de Ensino: o que dizem os PCN sobre a Prática Docente de Língua Portuguesa?
A didática, consoante Libâneo (2008), consiste em uma atividade de cunho de mediação entre os objetivos de ensino e os conteúdos do ensino, abrangendo, assim, os mais diversos componentes dos processos de ensino e de aprendizagem. Todos esses componentes aparecem nos mais recentes documentos oficiais que norteiam/orientam o processo de escolarização brasileiro (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Orientações Curriculares Nacionais - OCN etc.). Os PCN focam nos objetivos, na organização dos conteúdos, nos processos avaliativos e nas práticas de ensino, ou seja, remetendo à Didática.
O fim da educação: indisciplina, política e judicialização
Professoras e professores estavam discutindo em reunião o problema da (in)disciplina em sala de aula. A coisa me pareceu tão séria que por alguns minutos passaram-me pela cabeça diversas imagens de acontecimentos – muitos deles inaceitáveis – que, aparentemente, vêm se naturalizando entre nós. Algumas delas merecem atenção.
Preconceitos implícitos e o direito às cotas
As ações afirmativas voltadas para os negros que entram nas universidades pelo sistema de cotas ainda geram intensos debates. Muitos são contra a política das cotas. Alegam que elas são paternalistas. Tais pessoas esquecem o caminho tortuoso que há séculos os negros são obrigados a percorrer. A abolição não tem 130 anos, o que historicamente é um período muito curto.
Formação Docente
É complicado escrever sobre um site que não é atualizado há algum tempo, mas os artigos publicados na revista Formação Docente merecem ser mencionados pelo seu significado, pela sua abrangência e por serem referência para o professor.
Olhando para o aluno idoso
Cada vez mais se fala em educação continuada e em motivação do idoso, em cursos e atividades para a terceira idade, em novos projetos para educação de jovens e adultos (incluindo os bem adultos...). Uma das boas iniciativas para isso, além da instalação de aparelhos de exercícios físicos nas praças públicas em várias cidades, é da UERJ, ao criar a UnATI – Universidade Aberta da Terceira Idade, que oferece para essa população cursos e atividades na área de artes, música e informática, entre outros, além de possibilitar o acesso de seus alunos às dependências da universidade.
A diversidade étnico-racial como princípio da LDB: instrumento filosófico-jurídico da desconstrução do racismo
A diversidade étnico-racial, como princípio do ensino teve sua condição de premissa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a entrada em vigor da Lei nº 12.796/13.
Reflexões sobre o currículo da EJA na perspectiva da Educação Matemática
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da Educação Básica em nosso país que atende a uma expressiva população de estudantes com características muito peculiares, dentre elas o fato de pertencerem a grupos que vivem simultaneamente em situação de exploração socioeconômica e de discriminação cultural-valorativa, o que podemos analisar que significa que enfrentam cotidianamente diversas formas de injustiça, inclusive o desrespeito quanto aos seus valores culturais.
Uma nova preocupação com a água que bebemos
Este artigo foi elaborado de forma colaborativa; trata dos contaminantes emergentes na água. Esse tema foi alvo de estudo e discussão em um curso para professores da rede pública, oferecido pela equipe de Química da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. Os cursistas tiveram o desafio de produzir o artigo utilizando fontes bibliográficas citadas ao final.
O valor absoluto da boa vontade na fundamentação kantiana da moral
Kant, ao iniciar a primeira seção da Fundamentação da metafísica dos costumes, chama a atenção para algo que pode possuir um valor “ilimitadamente bom”; diz ele: “Neste mundo, e até fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade” (KANT, 1980, p. 109). Queremos apontar algumas questões e considerações a respeito do que Kant chama de “bom sem limitação”.