Biblioteca
Filtrar os artigos
Blog do SciELO
O SciELO é uma biblioteca online que reúne os melhores periódicos científicos brasileiros. Os números são impressionantes: 1.145 periódicos, 461 mil artigos, mais de 10 milhões de citações.
Ano novo
No horizonte da esperança, vão raiar as luzes de uma nova era. O Ano Velho está saindo, alquebrado, gasto; curvado ao peso dos dias, das promessas, da solidão. Vem chegando o Ano Novo, como bebê recém-nascido, gerado no ventre da eternidade, assustado com o calendário, com medo da humanidade.
A “matematização da natureza”
Friedrich Nietzsche, A Gaia Ciência, livro III, § 246
Livro revela que problemas com transporte público no Rio de Janeiro existem desde os tempos das carroças puxadas por burros
Há mais de cem anos o poder público falha na satisfação da necessidade básica de ir e vir da população brasileira. No final do século XIX e início do XX, os usuários de transporte público do Rio de Janeiro já reclamavam de problemas como acidentes, sujeira, atrasos e aumento das tarifas. Esta é uma das revelações do livro Cidadania e trabalhadores – cocheiros e carroceiros no Rio de Janeiro (1870 – 1906), do historiador Paulo Terra, que será lançado no Palácio da Cidade (na Rua São Clemente, Botafogo), na terça-feira, dia 10 de dezembro de 2013.
Análise da avaliação conceitual da gravidez na adolescência
Marcela Rubert
Roda de leitura
O site Roda de Leitura tem como principal objetivo despertar nos alunos (e em quem mais se interessar) não só o gosto pela leitura como também o prazer de compartilhar os textos. De acordo com a responsável pelo site, Denise Rangel, webwriter e professora de Literatura e Língua Portuguesa, fazer o site “é mais prazer que propriamente trabalho; visa (...) mostrar os trabalhos dos alunos, feitos sem nenhuma intenção didática, mas, pura e simplesmente, pelo prazer de poder expressar o que se quer, livremente”.
Tudo vai de mal a pior
Desde que me conheço por gente, vejo a vida pela ótica da ética negativista judaico-cristã, ou seja, não roubarás, não matarás etc. Passados de geração a geração, estes princípios éticos têm sido transmitidos por diferentes mídias, métodos e cultos.
História da EaD
Pelo correio se esperava Algo novo para ler Era o primeiro grande passo Do nosso ensino EaD Veio o rádio e levou Muito mais conhecimento Abrangendo grande público Ouvindo ao mesmo momento Para melhorar o ensino Surgiu então a TV Que além de narrar as lições Mostrava formas de como fazer Hoje com a internet Tudo está facilitado Por mais longe que se possa estar Basta se conectar Que estaremos lado a lado E quem quiser aprender É só ler, e se não entender Deixa no fórum postado É como se fosse um bilhete É como se fosse um recado Que terás um feedback De um professor capacitado
Celulares em sala de aula
Um das maiores reclamações dos pais em relação aos filhos na época atual é a de que eles “não desgrudam do celular”. Em sala de aula isso também virou motivo de preocupação. Muitos alunos simplesmente mexem o tempo todo em seus aparelhinhos enquanto os professores esmeram-se em fazer com que entendam a matéria e se interessem pela aula. Sabe-se que os alunos de hoje conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Assim, podem alegar que o fato de estarem “curtindo fotos no Face” durante a aula não os impede de entender o conteúdo. Lembro que, quando era estudante, muitas vezes ficava desenhando no caderno ou escrevendo bilhetinhos durante as aulas e quase sempre compreendia o que estava sendo estudado. Não seria algo equivalente ao que os alunos fazem com o celular hoje em dia?