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Accountability e a educação das relações étnico-raciais: do controle social à responsabilização
O direito público subjetivo à Educação Étnico-Racial é muito recente no ordenamento jurídico brasileiro, em especial, nas esferas de ensino federal, estadual, distrital e municipal. Este é um artigo inédito sobre o tema de controle na educação étnico-racial, inclusive objeto de solicitação dos educadores de como é realizado.
A guerra das disciplinas
Eu sou a economia Para a crise, sou a solução. Eu controlo a demanda A oferta, a inflação. Vejo o valor agregado E o multiplicador Como se comporta o produto E também o consumidor O Brasil ainda é repleto De problema estrutural O PIB já está se elevando E estamos caminhando Para ser líder mundial
Ações e recomendações do Banco Mundial a Portugal e ao Brasil, na condição de “partido político”, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento
A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.
Guia do Ensino Infantil – Educar para Crescer
O Especial Educação Infantil do portalEducar para Crescer é um bom instrumento para professores, pedagogos, estudantes e pais trabalharem a vida educacional das crianças. O site traz diversas sugestões de atividades relacionadas à educação. É também um espaço para sanar dúvidas a esse respeito. Entre outras coisas, especialistas ressaltam a importância de os pais travarem contato uns com os outros a fim de discutir as melhores formas de educação a ser dada para as crianças; ensinam formas de educar ludicamente, de como transformar sucata em brinquedo e de como estimular as crianças a explorar o ambiente onde vivem, entre outras sugestões.
Rio+20 para professores e alunos: como aproveitar a Conferência das Nações Unidas?
Estimular a reflexão, a discussão, a conscientização e o comprometimento da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Com esse objetivo, a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.
Rio, 20 anos depois
Este mês, o Rio recebe delegações dos Estados-membros da ONU e representantes da sociedade civil para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, vinte anos depois da Eco-92, o encontro em que termos como “desenvolvimento sustentável” e “biodiversidade” ainda eram tratados como novidade e recebidos com certa estranheza. Hoje esses termos são usados por qualquer um que queira se mostrar engajado na luta por uma conscientização ecológica. Mas, de lá para cá, essas palavras se tornaram realmente conhecidas ou apenas termos desgastados por politicagem barata?
Educação a distância: preconceitos enfrentados e crescimento acentuado
Apesar de ainda haver muito preconceito a respeito, a educação a distância tem sido vista cada vez mais como uma alternativa para quem pretende estudar e trabalhar ao mesmo tempo e para aqueles que moram longe do local de estudo.
Ações e recomendações da Unesco para o Brasil e Portugal, na condição de “partido político”, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento
A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.
Dau Bastos: entre a teoria e a prática
Dau Bastos é escritor e professor da UFRJ. Entre seus livros estão os romances Das trips, coração (1984), Snif (1987), Clandestinos na América (2005) e Reima (2009), a tese Céline e a ruína do Velho Mundo (2005) e a biografia intelectual Machado de Assis: num recanto, um mundo inteiro (2008).
A Escola de Annales e a literatura pós-moderna
Na década de 1930, na França, a Escola de Annales subverteu o que até então era aceito como História: a narrativa dos fatos com base apenas em documentos oficiais e o positivismo como única tendência não poderiam mais ser a única maneira de estudar História. Ações e reações ainda são consideradas fatos históricos, mas sua origem nem sempre será conhecida: o conhecimento na História deve ser adquirido mediante a problematização da própria história, e não por meio de uma busca por resultados.