Biblioteca
Filtrar os artigos
Sinagelastia: A sociedade paralela e cérebro de obra no Brasil
A expressão sinagelástica é utilizada, desde 1881, para caracterizar grupos de desordeiros que se insurgiam contra a ordem estabelecida. Ela tem origem grega: sin é um advérbio identificado como todos juntos, enquanto agele significa multidão. Em específico, referia-se a um grupo de adolescentes geralmente da Ilha de Creta, na Antiguidade clássica; portanto, reunião grupal.
Adultos rumo à terra do nunca
Ou eu estou ficando velha e ranzinza ou as pessoas estão ficando cada vez mais infantilizadas. Dentre as várias demonstrações desse complexo de Peter Pan generalizado um exemplo clássico é a histeria de que alguns adultos são acometidos quando um novo modelo de celular, tablet, ou qualquer aparelho de última geração chega ao mercado. Filas são formadas mundo afora para obter o tal objeto do desejo. “Querem por que querem” o aparelho da vez, como crianças que se esperneiam numa loja de brinquedo. Assombra-me essa histeria coletiva que toma marmanjos como se fosse uma questão de sobrevivência. Parece-me que o mercado, já tendo sacado isso, lança produtos visando esse tipo de consumo infantilizado.
Calor e temperatura no ensino da Termodinâmica: o senso comum e o conceito científico
O estudo da termodinâmica envolve o uso de conceitos como energia, calor e temperatura, que já estamos acostumados a empregar no nosso dia a dia. Essas palavras, no entanto, nem sempre têm o mesmo significado na ciência e na linguagem comum. Isso tem sido causa de dificuldades no ensino de Química, pois muitas vezes não se alcança o resultado esperado em sala de aula devido ao fato de professor e aluno não se entenderem sobre o significado das palavras. Neste trabalho apresentamos uma pesquisa com os alunos da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental com o propósito de verificar se realmente existe dificuldade para compreender a diferença entre os termos calor e temperatura. Observou-se que, mesmo após aula expositiva sobre o significado de "calor", em que o professor esteve atento à necessidade de esclarecer as diferenças entre a linguagem coloquial e científica, os alunos ainda apresentaram dificuldade em compreender corretamente o significado do termo.
A Teoria do Medalhão nos dias de hoje
Quem abriu as páginas da Gazeta de Notícias naquele dia especial de 1881 teve a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o conto Teoria do Medalhão, criado por Machado de Assis. Mais tarde, passou a fazer parte do livro Papéis Avulsos.
A avaliação a distância: um estudo de caso
Este trabalho pretende analisar os diversos tipos de avaliação ao longo do curso Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD), usando como referencial teórico os materiais disponibilizados ao longo da disciplina Avaliação da Aprendizagem Institucional e opiniões e pontos de vista descritos nos fóruns de discussão propostos. Esse curso de pós-graduação lato sensu realiza a maior parte de suas atividades por meio de ambiente virtual, inclusive suas avaliações. Essa metodologia, abrangendo a proposta do curso, busca uma avaliação eficiente na modalidade EAD, fundamentando-se nas diretrizes do MEC e em estudos na área, perfazendo, então, uma firme e coerente base teórica para as realizações das atividades.
Índios Online
O Índios on-line não é apenas um site que trata da vida, da cultura e do dia a dia do índio. Tem como leme o engajamento desses povos, a luta dos nativos do Brasil contra as injustiças que vêm sofrendo ao longo dos anos. Mas é também um canal de comunicação das nações indígenas entre si e com os outros. O site é uma rede composta por índios voluntários (atualmente é gerido pro cinco índios pertencentes a quatro povos) aberto para contribuições de todos os tipos: artigos, matérias, resenhas e até vídeos, desde que o conteúdo vise ao crescimento dessa cultura (daí eles serem bem claros ao avisar que não aceitam matérias ou comentários que prejudiquem os povos indígenas).
Ciência versus religião: uma dicotomia manifesta no processo de aprendizagem do educando
A escola, em seu currículo, tem como base os conhecimentos científicos produzidos pela humanidade ao longo do tempo, e suas teorias, registros e fatos passam a integrar os livros didáticos, constituindo assim, os conhecimentos mínimos a serem transmitidos aos educandos para sua formação e preparo para se engajar na sociedade, como indivíduo produtivo e transformador (SCAFF, 2000). No ensino da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, pelos conhecimentos da natureza e dos fenômenos que nela ocorrem, encontramos uma barreira cultural vinculada aos saberes tradicionais e permeada pelas crenças espirituais incorporadas no alunado, que, inevitavelmente, entram em conflito com os conteúdos da disciplina, principalmente no 7° ano, quando tratamos dos seres vivos: origem da vida na Terra e sua evolução (SERRA, 2012).
Atriz
Eis que a encontro triste, fora do palco, enchendo a garrafa obrigatória de água em um bebedouro para que sua garganta não falhe, de tanta poeira e ácaros com que ela tem que conviver em sua vida de atriz. Mais do que triste, frustrada. A atriz nasceu cantora, soube acompanhar piano e violão, soube levantar a plateia quando levantou seu braço e cantou sambas de empolgação, soube trazer o público pela mão, quando a ofereceu com o braço estendido, cantando canções de amor. Cresceu e se viu carente de representar, de vestir personagens. Fez rir e fez chorar, brincou com roupas várias, foi Julieta, Dulcineia em versões ruins de Quixote, foi a esposa Selminha de Nélson, andou de pernas de pau em montagem com texto de seu próprio grupo. A atriz conhecia seus ofícios.
Letras de música, poemas e poesia
Há uma confusão semântica entre o termo poema e o termo poesia. Um poema é poesia, mas a poesia não se resume a um poema. Poesia pode significar a composição em versos ou aquilo que nos leva a uma determinada apreciação estética, um sentimento de arrebatamento por uma obra artística. Sendo assim, pode-se dizer, genericamente, que o filme Amarcord, de Fellini, ou o quadro Noite Estrelada, de Van Gogh, são poesia. Está nessas obras uma expressão artística que enleva e atrai para a apreciação estética, que nos “prepara” para uma sensibilidade poética do mundo. A enlevação estética aponta para um sentimento poético.
O livro eletrônico e o mercado de livros no Brasil: números, projeções e comentários
O sociólogo, historiador e escritor Umberto Eco, na ocasião do lançamento de Não contem com o fim do livro, comentou que os jornalistas sempre o procuravam para perguntar sobre o fim do livro impresso: “o desaparecimento desse suporte de escrita é uma obsessão, pois me fazem essa pergunta há 15 anos. Para mim, o livro é como uma colher, um machado, uma tesoura, esse tipo de objeto que, uma vez inventado, não muda. Continua o mesmo e é difícil de ser substituído. O livro ainda é o meio mais fácil de transportar informação. Os eletrônicos chegaram, mas percebemos que sua vida útil não passa de dez anos. Quem poderia afirmar, anos atrás, que não teríamos hoje computadores capazes de ler os antigos disquetes? E que, ao contrário, temos livros que sobrevivem há mais de cinco séculos?”.