Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Como promover a interatividade por meio das mídias nas aulas de Língua Inglesa

Atualmente, o uso de novas tecnologias faz parte do dia a dia de alunos e professores. Por essa razão, faz-se necessária a sua incorporação na prática educativa, de forma a utilizar o computador como ferramenta educacional, voltado para desenvolver no educando a autonomia e a capacidade de se socializar e construir conhecimento. Este trabalho tem a finalidade de apresentar um relato de experiência educacional em que foram utilizadas algumas mídias como prática inovadora em sala durante as aulas de Língua Inglesa, tendo como objetivo desenvolver ações práticas de interatividade com uma língua estrangeira. Desse modo, foi possível promover situações de criação, troca de experiências, pesquisa e produção de materiais em inglês.

Cuidar, conviver e compartir

A crise capitalista, com intensidades e formas variadas, é mundial no seu impacto. As promessas da globalização estão ruindo como um castelo de cartas. Aliás, não há melhor imagem para definir o desastre que a do “cassino global”, de uma economia operando segundo a lógica da financeirização, que domina a vida real de povos inteiros. Talvez o monumental desmonte de direitos e conquistas sociais na Europa de hoje, para atender às demandas do mercado financeiro e salvar bancos, seja o sinal mais revelador do que se tornou o sistema dominante. Mas isso é a ponta do iceberg da crise. A desregulação e o descontrole se revelam de modo particular na incapacidade de tal economia servir às necessidades básicas da maioria da população mundial, mas, apesar disso, assentar num modelo de produção e consumo que afetam a integridade dos sistemas ecológicos do próprio Planeta, como bem comum da vida, de toda a vida.

Linguagens, leitura e diversidade temático-textual no universo escolar: a Literatura de Cordel como suporte didático nos processos de ensino e de aprendizagem

Durante décadas, o ensino fornecido pelas instituições de ensino brasileiras centrou-se predominantemente em perspectivas puramente mecanicistas, tecnicistas e tradicionais (SANTOS, 2002). Com isso, as práticas pedagógicas concediam primazia ao uso exclusivo dos livros didáticos. Excluía-se, assim, uma gama de recursos didáticos e de múltiplas linguagens. Consoante Albuquerque (2006) e Albuquerque et al (2008), nos anos 1980 teve início uma série de estudos e pesquisas de inúmeros campos de investigação – das Ciências da Educação [Pedagogia], das Ciências da Linguagem [Linguística], das Ciências Psicológicas [Psicologia, Psicologia Cognitiva e Psicolinguística], da Filosofia e da Sociologia.

A Biblioteca de Raquel

Ao acessar o Blog da Raquel, você entrará num espaço dedicado aos que adoram uma leitura. É o blog de Raquel Cozer, colunista do Painel das Letras, no caderno “Ilustrada”, e repórter do “Ilustríssima”, especializado na cobertura de livros.

A alma do povo em Chico Anysio

Ontem um amigo me contou ter visto uma cena que o deixou chocado. Um ônibus bateu em um carro de passeio. O motorista do automóvel, enlouquecido, subiu no capô do próprio veículo e, com um pedaço de pau, quebrou o vidro do ônibus e tentou espancar o motorista que havia provocado a colisão.

Era atual, atual?

Em 1932, Einstein, aos 52 anos, “sentou-se” no divã virtual do pai da psicanálise, Freud. Um forte cheiro de guerra exalava no ar. Preocupado, Einstein escreveu uma carta a Freud em que interpretava, com muita ansiedade, o comportamento da sociedade atual e o consultava sobre temores e fracassos iminentes. Surpreso, Freud, que já estava com a saúde abalada, aos 76 anos, respondeu a todas as perguntas do famoso cliente.

Pesquisa na escola: Utilização de plantas medicinais pela comunidade escolar

Alvo de interesse de muitas pessoas e assunto constante em programas de televisão, a utilização de plantas medicinais está presente em qualquer boa feira de ciências realizada por escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Literacidade, conhecimento sistêmico e novos desafios da globalização, internet e literatura

Globalização, novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) e virtualidade são alguns dos tantos conceitos que diariamente são aplicados por milhares de pessoas em diferentes lugares de nosso planeta. Esses conceitos têm gerado complexidade do conhecimento e divisão da população em imigrantes e nativos digitais.

Tumblr: a nova onda virtual entre os adolescentes

Conhecer outras pessoas, outras culturas, poder se expressar e se informar online sobre tudo que acontece no mundo... Um pouco disso, um pouco daquilo é possível encontrar nas outras redes sociais e blogs, mas o que há de tão especial no Tumblr que tem feito dele um dos microblogs mais utilizados especialmente pelos adolescentes?