Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Leibniz, os mundos possíveis e as mônadas

De acordo com Leibniz, são infinitos os mundos possíveis dentre os quais Deus escolhe o melhor para existir. Não só o mundo eleito como os demais têm restrições em cada uma das séries neles contidas.

Uma aluna que nunca está parada: Ana Paula

Segunda-feira foi aniversário da Ana Paula. Além de me levar a mandar uma mensagem pra ela no Facebook, a data me faz lembrar da sua presença no colégio e especialmente em sala de aula. Foi ela a primeira pessoa a me cobrar “professor, você tem página no Orkut?”.

Aulas contextualizadas em Ciências: uma práxis necessária

O trabalho docente integra todo o processo educativo como fenômeno social universal para proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos mínimos necessários aos educandos, visando uma formação cidadã. Como toda educação é intencional e está pautada em abordagens pedagógicas e metodológicas, proporcionam o ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo, tendo como base a matriz curricular (CÓRDULA, 2010a).

A arte de formar educadores para o uso inteligente das emoções

Nesta alvorada da criação, a humanidade continua recriando a eterna Era do Conhecimento, com erros e acertos, desde que o homem deletou o e-mail do Criador e “tocou na árvore do conhecimento”. Essa árvore do conhecimento é também usada no texto sagrado como sinônimo de árvore da vida, ou seja, árvore de emoções. O Senhor, sabedor de que o homem estava no Seu jardim da infância, soletrando as primeiras letras da alfabetização emocional, colocou no regimento interno da Escola Paternal: “Se tocares na árvore do conhecimento, certamente morrerás”. Poderia ser assim a conversa entre Criador e criatura: “Produzirás a bomba atômica e certamente morrerás, criarás o avião e certamente morrerás...”

Leituras, confrontos e problemas da escola na favela

Nosso propósito aqui é apresentar as dificuldades, a prática e a metodologia do processo de ensino-aprendizagem de uma escola na favela no espaço complexo da exclusão social. Desejamos verificar a quantidade e a qualidade dos conflitos existentes na tarefa de construção do cidadão na fronteira social de uma escola na favela em confronto com a escola de favela. Elencar os elementos componentes do espaço geográfico onde se dá o processo. Pinçar a tipologia de diálogos, medos e conquistas que traduzem a convivência entre elas.

Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea

Para quem gosta, estuda e quer saber mais sobre a literatura brasileira produzida na atualidade, o site do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea é parada obrigatória. Lá está o que há de mais recente nessa área: a troca de ideias entre especialistas e autores, resenhas e análises do que se produz em literatura hoje no Brasil. O alto nível dos textos deve-se ao fato de serem redigidos por quem produz, ensina e estuda a nossa literatura. Apesar de ser um site do setor de Literatura Brasileira da UFRJ, participam de sua elaboração membros de diversas universidades, o que incentiva o diálogo entre os corpos docente e discente de diferentes instituições. Ao dar uma olhada nos nomes dos integrantes do conselho editorial encontramos professores da UFRJ, da UFF, da UFJF, da UERJ, da PUC-Rio; e de pesquisadores de universidades estrangeiras, como a Universidade de Viena, a de Hamburgo, a de Stanford e da Sorbonne, entre outras.

Santo de casa faz milagre?

Você já ouviu falar em homeschooling, ou ensino domiciliar? É um tipo de ensino que vem crescendo, inclusive no Brasil, e as famílias que optam por ele reclamam da má qualidade da educação pública, da violência nas escolas e da suposta falta de valores morais no ambiente escolar.

Direito aos bens comuns

Na Rio+20, o (re)conhecimento dos bens comuns não será suficiente. É preciso que a Rio+20 seja um espaço de reivindicação do Direito aos (bens) comuns e da procura de formas e espaço para sua institucionalização.

A prática da pesquisa em educação no Brasil: uma trajetória em questão

O presente artigo configura-se em parte de uma discussão acerca da prática da pesquisa em Educação investigada a partir da pesquisa bibliográfica, que é o tema de minha dissertação.