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Uma reflexão inicial sobre a mediação pedagógica em um curso online para professores de Matemática

Para dar apoio à implementação do novo currículo de Matemática, ocorrida em fevereiro de 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro estabeleceu uma parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), para elaboração e implementação de um Programa de Formação Continuada para Professores de Matemática.

Breve relato da história da educação excludente: do início da colonização aos dias de hoje em nosso país

A história da educação excludente tem início com a chegada dos primeiros padres jesuítas em nosso país, guiados pelo pároco Manuel da Nóbrega, no ano de 1549. Esses fiéis vieram de Portugal, expedidos pela Companhia de Jesus – também conhecida como Sociedade de Jesus, instituída por Santo Inácio de Loiola em 1540 para, a princípio, catequizar e instruir nossos índios. No entanto, com o passar do tempo, esses mesmos padres se dedicaram a educar apenas os filhos dos colonos e os novos sacerdotes.

Projeto Cineclube Cederj: levando entretenimento e cultura a todos os cantos do Estado do Rio

Exibição gratuita de filmes com estilos variados; bate-papo sobre como eles foram feitos, sobre os personagens e as diferentes percepções a respeito da história que acabou de ser vista. Essa é a proposta do projeto Cineclube Cederj, uma iniciativa da Fundação Cecierj que acaba de ser lançada no interior e na capital do Rio de Janeiro para o público em geral.

Vendo TV no sábado de manhã

Sábado, dez horas da manhã. Tempo meio chuvoso. O pai está com o filho, os dois sentados no sofá, tomando um suco de laranja e vendo TV. O filho já tem 10 anos, mas ainda gosta bastante de ver desenhos.

Accountability e a educação das relações étnico-raciais: do controle social à responsabilização

O direito público subjetivo à Educação Étnico-Racial é muito recente no ordenamento jurídico brasileiro, em especial, nas esferas de ensino federal, estadual, distrital e municipal. Este é um artigo inédito sobre o tema de controle na educação étnico-racial, inclusive objeto de solicitação dos educadores de como é realizado.

A guerra das disciplinas

Eu sou a economia Para a crise, sou a solução. Eu controlo a demanda A oferta, a inflação. Vejo o valor agregado E o multiplicador Como se comporta o produto E também o consumidor O Brasil ainda é repleto De problema estrutural O PIB já está se elevando E estamos caminhando Para ser líder mundial

Ações e recomendações do Banco Mundial a Portugal e ao Brasil, na condição de “partido político”, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento

A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.

Guia do Ensino Infantil – Educar para Crescer

O Especial Educação Infantil do portalEducar para Crescer é um bom instrumento para professores, pedagogos, estudantes e pais trabalharem a vida educacional das crianças. O site traz diversas sugestões de atividades relacionadas à educação. É também um espaço para sanar dúvidas a esse respeito. Entre outras coisas, especialistas ressaltam a importância de os pais travarem contato uns com os outros a fim de discutir as melhores formas de educação a ser dada para as crianças; ensinam formas de educar ludicamente, de como transformar sucata em brinquedo e de como estimular as crianças a explorar o ambiente onde vivem, entre outras sugestões.

Rio+20 para professores e alunos: como aproveitar a Conferência das Nações Unidas?

Estimular a reflexão, a discussão, a conscientização e o comprometimento da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Com esse objetivo, a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

Rio, 20 anos depois

Este mês, o Rio recebe delegações dos Estados-membros da ONU e representantes da sociedade civil para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, vinte anos depois da Eco-92, o encontro em que termos como “desenvolvimento sustentável” e “biodiversidade” ainda eram tratados como novidade e recebidos com certa estranheza. Hoje esses termos são usados por qualquer um que queira se mostrar engajado na luta por uma conscientização ecológica. Mas, de lá para cá, essas palavras se tornaram realmente conhecidas ou apenas termos desgastados por politicagem barata?