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Metodologias alternativas para o ensino de Zoologia e a utilização de sequência didática como objeto de estudo para aprendizagem da Classe Insecta
Zoologia, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Educação ArtísticaAs metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem ser entendidas pela concepção educativa do estudante comoo protagonista do próprio conhecimento. O uso de metodologias ativas, segundo diversos autores, visam tornar os alunos mais autônomos em leitura, pesquisa, observação, imaginação, organização de dados, construção de sínteses, elaboração de hipóteses, planejamento e tomadas de decisões. O objetivo deste trabalho é apresentar duas metodologias alternativas de aprendizagem no ensino de Zoologia, com ênfase na Classe Insecta, envolvendo a construção de uma caixa de coleção entomológica como objeto de estudo.
Abordagens sobre a vegetação do bioma Caatinga em sala de aula utilizando jogos didáticos para uma aprendizagem significativa
Vivências de Sala de AulaO estudo teve como objetivo verificar a eficácia de jogos didáticos na compreensão dos aspectos da vegetação da Caatinga, bioma exclusivo do Brasil. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública em Aurora/CE, por meio de um questionário para avaliar o conhecimento prévio, seguido de uma exposição dialogada e um jogo didático. Após a intervenção, os alunos responderam a um pós-teste. Os resultados indicam que, inicialmente, os discentes tinham conhecimento limitado sobre o bioma, mas, após o jogo, houve consolidação significativa da aprendizagem, destacando a relevância do uso de jogos no ensino.
Pequenos Cazumbás, a brincadeira da cultura popular feita com, para e pela primeira infância: um relato de experiência
Cinema, Teatro e TV e Folclore e Datas ImportantesEste texto relata a experiência dos Pequenos Cazumbás, uma vivência desenvolvida a partir das aulas de Teatro com crianças da Educação Infantil com idades entre 2 anos e 5 meses a 3 anos, com a finalidade de atuar na representação na festa junina da escola. O objetivo central foi conhecer, valorizar e expandir as manifestações artísticas e culturais do Maranhão, contribuindo para a preservação da cultura popular brasileira, especialmente aquela realizada com, para e pela primeira infância. Com essa atuação, a arte se revela de forma grandiosa, ecoando o potencial transformador do teatro e fazendo da infância uma revolução.
Práticas pedagógicas de Língua Inglesa no ensino-aprendizagem de educandos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Língua EstrangeiraEstudantes com síndrome de Down apresentam déficits intelectuais, de linguagem, de aprendizagem, além da dificuldade auditiva e fonológica, mas isso não significa que não consigam aprender. Apesar de tantas dificuldades no percurso acadêmico, eles têm direito à educação e ao aprendizado de uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar artigos que tratam da questão da prática pedagógica de Língua Inglesa para estudantes com síndrome de Down, para a compreensão de como é a síndrome nos estudantes e as dificuldades que eles carregam para aprender uma língua, e como o professor pode ajudá-los na aprendizagem.
O ensino de Ciências na perspectiva inclusiva: relato de experiência em turma dos anos finais do Ensino Fundamental
Educação Especial e InclusivaEste artigo faz um relato de experiência cujo objetivo é descrever a utilização de atividades inclusivas (AI) no ensino de Ciências para a aprendizagem de todos os alunos, com e sem deficiência, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Ao investigar um cenário específico, aplicamos duas atividades na turma, na qual há uma aluna com síndrome de Down. Os resultados evidenciaram que a inclusão de alunos com deficiência na sala comum propõe o repensar da prática pedagógica. Nesse sentido, o professor que ensina Ciências procura diferentes estratégias adaptadas às especificidades dos seus alunos.
Um olhar sobre o letramento digital do Novo Ensino Médio no interior do Amazonas
Outras Mais EspecíficasEste artigo descreve as práticas de letramento digital entre estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no Amazonas. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, com aplicação de questionário sobre acesso, uso da internet, tempo de conexão e interesses. Considerando teorias discursivas e estudos de letramentos, os resultados apontam baixa adesão ao uso investigativo da rede, limitando-se às mídias locais, necessitando promover novas abordagens de competência digital capazes de empoderar criticamente os indivíduos na transformação social.
A recuperação de áreas degradadas como ferramenta de campo na Educação Básica
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaEste trabalho consiste em relatar uma experiência de trabalho de campo/estudo do meio realizado com alunos do 7º ano de uma escola municipal de Magé/RJ. O objetivo é o reflorestamento de uma encosta degradada com espécies endêmicas nas imediações da escola. A visitação proporcionou a verificação de conceitos e teorias trabalhadas em sala de aula, com o reconhecimento do terreno, a viabilidade da execução e o estímulo ao grupo. O trabalho exalta o sentimento de pertencimento, a solução de problemas, o cuidado e a possibilidade de se reconhecer os agentes transformadores do lugar, promovendo o protagonismo juvenil.
A ludicidade como ferramenta de ensino das quatro operações básicas no 7º ano do Ensino Fundamental em Carauari/AM
Matemática e Vivências de Sala de AulaAs quatro operações básicas costumam representar um desafio significativo para os discentes. Muitas vezes, essa dificuldade está ligada ao método de ensino e à abordagem dos conteúdos, que frequentemente seguem modelos tradicionais. Assim, despertar o interesse dos alunos por meio da ludicidade revela-se uma estratégia eficaz para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de jogos como ferramenta para ensinar as operações básicas de forma ativa demonstrou-se eficiente, despertando um interesse renovado por uma aprendizagem diferenciada.
Fissuras
ComunicaçãoO poema "Fissuras", de autoria de Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, explora a temática da incompletude inerente à natureza humana. Em versos reflexivos, o autor questiona a plenitude, destacando a presença inevitável das imperfeições. Com uma linguagem convidativa e instigante, "Fissuras" convida o leitor a preencher as lacunas textuais com uma profunda reflexão sobre a essência (e a imperfeição) de sua própria existência. Sua leitura provocará sentimentos diversos, percepções variadas naqueles que se envolverem em seus versos; por isso merece atenção.
O uso de jogo didático nas aulas de Ciências Naturais como indutor da construção do conhecimento a respeito de uma alimentação saudável
Vivências de Sala de AulaA alimentação saudável é relevante à manutenção da saúde física e mental, sendo importante a abordagem dessa temática para que ocorra a formação de sujeitos capazes de optar por hábitos alimentares saudáveis. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência de jogos didáticos na construção do conhecimento sobre alimentação saudável. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, realizou coleta de dados aplicados por meio de dois formulários, um antecedente ao jogo e outro avaliativo, realizado após a aplicação do jogo. A proposta foi desenvolvida em uma turma do 8° ano, numa escola pública localizada no município de Bom Jesus/PB.