Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


TIC na educação para a construção do comum: a inclusão é um caminho sem volta
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que une o ensino presencial, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre em sala de aula, e o ensino on-line. O domínio técnico das plataformas digitais nunca foi tão necessário para viabilizar o trabalho das instituições de ensino, o que requer dos professores formação continuada devido à exigência das mudanças abruptas em sua metodologia de ensino e em seu fazer pedagógico. O presente projeto objetivou aplicar os mais variados recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para manter os estudantes num contexto efetivo de aprendizagem conforme as reais necessidades.

Reprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este texto traz resultados de um TCC de Pedagogia UNIRIO/Cederj, cujo objetivo é analisar os fatores que levam à existência de um quantitativo grande de crianças que chegam ao 3º ano sem o domínio da leitura e da escrita. Metodologicamente, foi orientado por revisão bibliográfica e pela aplicação de questionários a um grupo de professoras. Concluiu-se que a avaliação e o currículo, bem como os recursos disponíveis, a quantidade de alunos em sala e a formação docente são fatores que podem contribuir para tal problemática. A educação não pode ser um processo homogêneo, mas de valorização de todo o desenvolvimento do aluno.

Técnico e significativo: sobre metodologias ativas, seus benefícios e sua inserção no Ensino Técnico
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

Este artigo tem como pilar central uma reflexão, com base teórico-bibliográfica, sobre aprendizagem significativa e as metodologias ativas, as quais foram confrontadas com vivências de ensino técnico, que frequentemente é lembrado por seus alunos egressos pela frase “os professores sabem, mas não sabem ensinar”. Tendo em vista indícios de fragilidade didática no ensino técnico e a investigação das possibilidades de uso das metodologias ativas em contexto de ensino-aprendizagem, parte-se da questão: como o ensino técnico pode melhorar no campo da didática com o uso desses métodos?

Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
Filosofia e Sociologia

O presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.

Funções executivas e indisciplina escolar: um estudo de caso
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo analisa como as funções executivas podem minimizar a indisciplina escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua aprendizagem e na interação social, no caso de uma criança cursando o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Duque de Caxias/RJ, com queixa inicial relacionada à indisciplina, à falta de atenção e às dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos das disciplinas. Neste caso, as habilidades das funções executivas, aplicadas por meio da intervenção, foram suficientes para trabalhar a dificuldade de atenção e a celeridade com que a criança queria fazer várias atividades ao mesmo tempo.

Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação
Formação de Professores

A formação continuada pode ser um dos caminhos nesse universo globalizado para aprimorar o conhecimento dos professores e verificar sua atuação em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, apontando e reavaliando as lacunas deixadas nos cursos de formação. A pesquisa tem como objetivo promover capacitação de professores com inserção de tecnologias digitais a partir de uma proposta para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos no período pós-pandêmico. A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, apresentando abordagem qualitativa, com ênfase na resolução de problemas, possibilitando a elaboração de um e-book.

Institutos jurídicos e pedagógicos do atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos
Direito e Educação Especial e Inclusiva

Esta pesquisa bibliográfica com uso do método dedutivo faz uso de fontes primárias e secundárias para sua realização, a fim de responder às seguintes perguntas: quais os institutos jurídicos e pedagógicos de atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos no âmbito da Educação Básica? Qual a fundamentação legal de cada um deles? Esses institutos são o estudo de recuperação, o atendimento individualizado, o atendimento pedagógico e/ou psicológico (atendimento educacional especializado), os encaminhamentos e/ou orientações para os genitores, a adaptação curricular, o plano de ensino individualizado e o profissional de apoio.

O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais: interações entre os sujeitos escolares e o seu engajamento no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa aborda o papel do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) da Secretaria da Educação do Ceará quanto à interação entre os sujeitos escolares durante o ensino remoto em 2020. Para tanto, analisam-se os discursos presentes na webinar NTPPS: o aprendizado socioemocional no contexto atual, realizada pela Seduc/CE e disponibilizada no YouTube, com depoimentos de uma professora e de um aluno sobre as aulas do NTPPS realizadas no período. A investigação mostrou que o NTPPS favoreceu a interação entre os discentes e seu engajamento no ensino remoto.

Educação Ambiental na perspectiva crítica: análise dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Rica/MT
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre as condições ambientais no bairro em que vivem na cidade de Vila Rica/MT. O estudo ocorreu nos últimos meses de 2020 e envolveu treze estudantes. As observações foram registradas, organizadas e socializadas na forma de um seminário virtual, momento em que foram apontados os problemas detectados e as possíveis soluções. O estudo propiciou aos estudantes avaliar as condições ambientais do bairro em que vivem e discutir sobre possibilidades de mudanças e os agentes responsáveis por propor as mudanças necessárias.

Aprendendo a ensinar: uma experiência didática no ensino de Língua Portuguesa
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este registro faz parte das exigências curriculares do Curso de Letras - Língua Portuguesa e aborda o aprendizado adquirido no estágio supervisionado. Este trabalho traz a visão de uma estagiária relatando o que vivenciou na Escola Estadual Professora Renilda Silva Morais, na cidade de Rondonópolis/MT. Após o estágio supervisionado, que é a experiência de passar da teoria para a prática docente, foi possível amadurecer a professora em formação e reafirmar o desejo de ser parte da mudança que acreditamos ser necessária, sem, contudo, perder de vista os inúmeros obstáculos a serem superados nessa profissão.