Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Machado de Assis.net

A formação de um escritor é constituída, em grande parte, pelo diálogo que estabelece com outros escritores. Esse diálogo pode ser revelado pelo estilo e, ainda, por alusões e citações. O mapeamento dessas marcas é revelador não só das leituras feitas pelo escritor mas principalmente de como ele se apropriou desse material para construir sua obra.

CUBA

Naquele momento, o desejo de Quincy Adams ainda não era conquistar a ilha; era preservá-la. Por isso deu ordem ao seu embaixador em Madri que comunicasse ao governo espanhol a “repugnância americana a qualquer tipo de transferência de Cuba para as mãos de outra potência”.

Educação sem culpa

O atraente título (La faute à Fidel!)sugere tratar-se de um filme sobre política. Mas a riqueza da história da pequena Anna (Nina Kervel), que vê sua vida transformada pelo repentino engajamento político dos pais, Marie (Julie Depardieu) e Fernando (Steffano Accorsi), está justamente no fato de a cineasta Julie Gavras voltar sua lente para algo mais amplo que uma possível ode aos barbudos comunistas: a complexidade do humano, exposta na relação entre pais e filhos.

O centro das atenções é o ser humano

Denise Vilardo é coordenadora pedagógica do Graham Bell, um colégio de Ensino Médio Técnico do Rio de Janeiro que funciona em sistema de cooperativa de educadores e tem uma proposta pedagógica experimental, bem diferente de outras escolas, técnicas ou não. Nesta entrevista, Denise fala sobre sua concepção de educação e sua aplicação no dia-a-dia da escola que coordena.

Harry Potter: construindo opiniões

Apresento aqui o projeto que desenvolvi em 2007 com a 7ª série da escola municipal em que trabalho, em Jacaraci-BA, como proposta para uma leitura crítica dos livros de um personagem que vem sendo notícia em todos os meios de comunicação: Harry Potter.

A música no cotidiano de sala de aula do professor de história

Ao longo dos anos, a História vem sendo ensinada em aulas especificas de maneira tradicional, o que torna o saber limitado. Discussões são travadas em relação à formação do professor de História e o cotidiano de sala de aula, haja vista a necessidade de realizar mudanças radicais.

Da História Natural às Ciências Biológicas

Este texto procura identificar as principais semelhanças e diferenças entre o curso de História Natural e o de Ciências Biológicas, sua história e suas transformações no ensino superior brasileiro. Não há aqui a preocupação de defender um curso ou outro, mas apenas de constatar o que ocorreu e o que vem ocorrendo nas graduações.

Site Oficial Dr. Drauzio Varella

Este é o site oficial do Dr. Drauzio Varella, médico cancerologista, escritor e um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil. Participou das séries sobre corpo humano, primeiros socorros e combate ao tabagismo exibidas no programa Fantástico,da Rede Globo. Varella trabalhou de 1989 a 2002 com a população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru, pesquisando a prevalência do vírus HIV, fonte de inspiração do livro Estação Carandiru, que conquistou o prêmio Jabuti de 2000 e deu origem ao longa-metragem de sucesso internacional. Além desse livro, Varela tem outros títulos publicados, inclusive voltados para o público infantil, como Nas ruas do Brás, ganhador do prêmio Novos Horizontes, da Feira Internacional do Livro de Bolonha, e De braços para o alto; além de diversos livros dirigidos ao público adulto, como Maré – Vida na favela, Por um fio e Médico doente.

Descobrindo a Astronomia em Itaocara

No dia 26 de abril de 2006 foi fundado na cidade de Itaocara, no Estado do Rio de Janeiro, o Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes, que vem escrevendo uma trajetória de sucesso ao incentivar o Ensino de Ciências no Noroeste Fluminense.

O primeiro dia de aula para os professores

PEEEEEIIIIIIINNNN - É o sonoríssimo sinal avisando aos professores e alunos que está na hora de subir. Primeiro dia de aula. Mais um ano pela frente: surpresas, trabalho, situações difíceis, alegrias, tristezas, crescimento e aprendizagem. Cada vez que se entra em sala de aula, há um encontro com o inesperado, o contato com os alunos, aqueles rostinhos nunca antes vistos, muitos dos quais irão fazer parte da vida do professor para sempre. E vice-versa. Quem não tem um professor marcante em sua biografia, que, apesar de tê-lo conhecido por um breve período de um ano, está vivíssimo na memória há décadas? E qual professor, a despeito dos milhares de jovens que passam pelas suas aulas, não guarda na mente os alunos especiais de seu currículo? Certos professores e alunos eternizam-se uns para os outros.