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Popularizando a evolução e o meio ambiente através do teatro: um passo a passo para reproduzir a peça “O cantarolar de Darwin”
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Cinema, Teatro e TV, Espaços Urbanos e Política Cultural

Relata-se aqui como reproduzir a peça teatral O cantarolar de Darwin, destacando suas vantagens como ferramenta de educação científica e ambiental em espaços formais e não formais. A peça explora uma visita fictícia de Charles Darwin ao cerrado brasileiro, abordando temas relacionados à BNCC, ao papel do cientista, à importância da conservação e à riqueza da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é possibilitar a reprodução da peça e demonstrar que o teatro pode ser uma ferramenta eficaz para introduzir tópicos científicos, aproximando conceitos e sensibilizando em relação a questões sociais e ambientais.

Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

O Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.

Trilha de aprendizagem “Transtorno do espectro autista” na formação continuada de professores: um caminho para a inclusão e efetividade educacional
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo traz o processo de criação de uma trilha de aprendizagem acerca do transtorno do espectro autista, criada para contribuir na formação dos profissionais que atendem crianças com TEA numa creche em Duque de Caxias/RJ. Ela decorre dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado “Crianças com transtorno do espectro autista: o olhar de docentes, agentes de desenvolvimento da Educação Básica e agentes de apoio à inclusão sobre práticas pedagógicas”, cujo resultado inicial mostrou o quanto esses profissionais se sentem inseguros e despreparados para atender essas crianças.

A importância da Educação Inclusiva no contexto social das escolas públicas
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo explora conceitos sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas públicas, com foco na integração à sociedade. Destaca-se aqui a necessidade de criar mecanismos eficazes para operacionalizar uma educação abrangente e acolhedora para todos. A inclusão, entendida como interação com o outro, possibilita que indivíduos discriminados em razão de deficiências ocupem seu espaço social, respeitando o processo nos diferentes contextos sociais. Sob a ótica da diversidade, este texto ressalta a relevância de buscar apoio de especialistas e desenvolver trabalhos interdisciplinares.

Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e Literatura

O presente relato visa apresentar a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e os avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados obtidos evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.

A identificação dos estilos de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II como possibilidade de potencializar o aprendizado no Ensino Médio
Comunicação

O objetivo central foi oferecer a estudantes do 9º ano de uma escola de Salvador/BA oportunidades de aprendizado no Ensino Médio. Alinhando o referencial teórico ao instrumental técnico utilizado para a obtenção dos dados e à posterior partilha dos resultados com os alunos, o estudo aponta que a conscientização sobre seus estilos de aprendizagem amplia as possibilidades de aprendizado. Contudo, isso requer uma postura ativa dos estudantes em relação ao próprio processo de aprendizagem, visto que um dos desafios identificados é o desconhecimento, por parte de muitos professores, da existência desses estilos de aprendizagem.

Gerações tecnológicas, uso de novas tecnologias digitais e o Ensino Fundamental I, uma proposta acadêmica para a formação de professores
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa foi feita no âmbito do Mestrado em Novas Tecnologias com finalidade de criação de sequências didáticas voltadas para professores que lecionam no Ensino Fundamental I, especificamente no 1º ciclo de alfabetização; foca na elaboração de textos narrativos e no emprego de novas tecnologias para o desenvolvimento dessa construção. A metodologia utilizada foi a abordagem exploratória bibliográfica para criação do material didático e seu uso para professores, o que resultou na criação de uma sequência didática e em um e-book como facilitador da prática docente dentro do 1° segmento do Ensino Fundamental.

“Quanto custa uma peteca?”: relato de uma experiência do Pibid Educação Física com jogos e brincadeiras de matrizes indígenas e africanas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Este artigo relata uma experiência de estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os bolsistas atuaram em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Federal de Ensino, desenvolvendo atividades pedagógicas baseadas no projeto político pedagógico institucional, com foco em brincadeiras e jogos de matrizes indígenas e africanas. Foram utilizados diferentes recursos pedagógicos, como a confecção de brinquedos e a criação de histórias em quadrinhos para promover a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferentes manifestações culturais.

Atividade lúdica e experimental para a aprendizagem de Química no Ensino Fundamental II
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo abordar metodologias ativas na aprendizagem de Química, por meio de uma sequência de atividades didáticas com metodologias diversificadas no conteúdo de Substâncias e Misturas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades ocorreram na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP, em uma turma composta por 17 alunos. Foram empregados questionários pré-intervenção e pós-intervenção, aula teórica, jogo didático, experimentações e criação de filtro em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos melhoraram seus conhecimentos sobre aquele assunto.

O gênero como crítica à educação escolar
História, História da Educação e Instituição Escola

O presente artigo tem como objetivo abordar o gênero como uma construção inacabada e inacabável. Argumenta-se que, ao reconhecer o gênero como um “outro”, as políticas inclusivas reforçam hierarquias, legitimando as desigualdades existentes. A educação escolar é apontada neste trabalho como um campo decisivo na reprodução das normas de gênero e sexualidade. A “tolerância” é discutida como uma estratégia de controle que, em vez de ser inclusiva, mantém as exclusões. Por sua vez, o gênero é posicionado e performado dentro de redes de poder e normas históricas que podem nos capturar e limitar nossa liberdade de ação.