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Propostas para o desenvolvimento da integração disciplinar e de uma educação transformadora
Filosofia, História, Formação de Professores, Instituição Escola e Política CulturalEste trabalho visa mostrar a fragmentação de conteúdos e conhecimentos em disciplinas escolares. É uma educação sem comunicação, vista por autores como meio para formação de especialistas, porém quase incultos muitas vezes. Vemos a formação de literatos, humanistas que desconhecem as Ciências Naturais e as suas relações. Estudar propostas de trabalho no contexto escolar, seguindo a perspectiva transdisciplinar, é ideia para discussões do presente e para o futuro. A proposta neste artigo é defender um ensino efetivo, igualitário e prazeroso, espaço no qual alunos e professores possam produzir projetos, propostas e ideias.
A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio
QuímicaA abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino.
A literatura e a construção da identidade: das brenhas do regionalismo brasileiro à África portuguesa
Língua Portuguesa e LiteraturaA Literatura permite compreender lutas, questões sociais, pensamentos e a construção identitária de um povo. Este artigo objetiva compreender a construção da identidade no Brasil e na África de língua portuguesa por meio da literatura e de seus autores. Para tanto, faz-se análise bibliográfica e estudo de obras literárias de autores brasileiros e africanos. A literatura pode ser compreendida como tentativa de traduzir verdades e valores que circulam em uma sociedade e em uma época. Isso permite concluir que a literatura brasileira moderna e as africanas de língua portuguesa exerceram papel fundamental na luta contra os moldes impostos pela metrópole.
Tecnologias digitais: motivações de sua aplicação na educação brasileira
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente artigo analisa o panorama atual das tecnologias digitais na educação brasileira, destacando sua consolidação como ferramentas eficazes e economicamente viáveis no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa investigou motivações, benefícios e desafios relacionados à adoção dessas tecnologias, com destaque para o impacto catalisador da pandemia da covid-19. Os resultados alcançados indicam que, embora haja benefícios como maior dinamismo, flexibilidade e personalização do ensino, persistem desafios relacionados à desigualdade de acesso e à formação docente.
Dificuldades de aprendizagem na alfabetização
Educação InfantilEste artigo aborda as dificuldades de aprendizagem na alfabetização dentro das instituições escolares, verificando os elementos que comprometem o processo de alfabetização de crianças. A pesquisa evidenciou a importância da escola e da família no acompanhamento do processo da leitura e escrita. O estudo mostra, ainda, o quanto é importante que o professor conheça o alfabetizando infantil para, dessa forma, descobrir junto a ele as causas de suas dificuldades de aprendizado. Isso irá direcionar o docente no processo de tomada de atitudes acertadas em relação ao processo alfabetizador, o que, consequentemente, despertará no aluno o interesse e o gosto pelo aprendizado.
Diálogos verdes: conversando sobre Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e infancializadora
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Sociologia e Educação InfantilVivenciamos hoje uma onda de constante desvalorização e de aversão aos conhecimentos e práticas de preservação ambiental. O presente trabalho visa apresentar o projeto Diálogos Verdes: Conversando sobre Educação Ambiental em uma Perspectiva Crítica e Infancializadora, na cidade de Quixeré/CE. Nele, partimos de uma visão decolonial, pautados teoricamente em escritos derivados das filosofias Ubuntu, africana, e Teko Porã, indígena, para (re)pensar formas de dialogar com e sobre o meio ambiente, colocando as crianças como parte central dos processos de constituição de saberes, partindo de diálogos em rodas de conversa e contação de histórias constituídas nos encontros com elas.
Para além dos números: um novo olhar sobre a alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
MatemáticaO presente trabalho investiga a polarização no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na integração do letramento matemático ao letramento alfabético; a pesquisa busca responder se existem barreiras estruturais para venha a acontecer essa integração. O objetivo é discutir a importância da alfabetização matemática desde os primeiros anos para o sucesso escolar e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Além disso, visa analisar práticas pedagógicas eficazes para integrar ambos os tipos de letramento. Vale registrar que esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa.
O brincar na escola do campo: reflexões sobre Ludopedagogia na Educação Infantil
Educação Infantil, Instituição Escola e Política EducacionalEsta pesquisa tem por objetivo analisar como a Ludopedagogia pode enriquecer a Educação Infantil na escola do campo, considerando as especificidades culturais, sociais e econômicas das populações rurais. O brincar na educação do campo reflete as particularidades das comunidades rurais, considerando não apenas sua diversidade cultural, mas também a complexidade das relações sociais presentes nessas localidades. Ao participarem de atividades ludopedagógicas, as crianças estabelecem laços importantes com sua comunidade e promovem um senso de pertencimento e valorização do meio rural.
Repensando a sala de aula: desafios e possibilidades da sala de aula invertida nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, discutimos o uso da metodologia da sala de aula invertida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a análise de experiências de dois professores de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Foram registradas as vivências dos docentes com o uso dessa metodologia em um trabalho interdisciplinar sobre Segurança Digital. As realidades revelaram desafios tanto para professores quanto para alunos. Os resultados destacam a necessidade de ampliar o debate sobre essa prática, enfatizando a formação continuada dos docentes e a mediação com várias ferramentas tecnológicas.
Pibid e processo iniciático: aproximações entre iniciação cultural e iniciação à docência
Filosofia, Formação de Professores e História da EducaçãoO objetivo deste artigo é mostrar a possível inspiração que o processo de “iniciação cultural e religiosa” teve na iniciação à docência, tendo como exemplo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) realizado na E. E. Benedita de Castro Lima. Para tanto, será retomada a noção de iniciação, a partir do livro Os ritos de passagem, de Arnold Van Gennep. Além disso, será verificado como a vida acadêmica se organiza de modo ritual e processual, possibilitando aos estudantes se submeterem a ritos de passagem sob a guia de um professor, cuja função é ajudar o estudante a adentrar a comunidade acadêmica.