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Literatura e brincadeiras na Educação Infantil: análise de sequências didáticas propostas pela coleção "Cadê? Achou!"
Educação Infantil

O brincar é a principal atividade das crianças e os ambientes educacionais infantis devem oferecer um lugar seguro, prazeroso e principalmente lúdico para que a criança se desenvolva de forma integral. Este trabalho propõe uma análise de sequências didáticas presentes na coleção Cadê? Achou!, livro destinado a professores do segmento creche. O objetivo é observar como as obras literárias utilizam as brincadeiras para enriquecer o universo das crianças. Como resultado da análise, notou-se que a coleção apresentou poucos momentos de utilização da literatura infantil, tendo maior foco nas brincadeiras.

O uso de geotecnologias no Curso Técnico em Mineração
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho propõe uma intervenção pedagógica desenvolvida em sequência didática para alunos do Curso Técnico em Mineração, com o objetivo de destacar a importância do uso das geotecnologias em sala de aula no processo de resolução de problemas ambientais e na tomada de decisões no campo da mineração. A construção da intervenção pedagógica baseou-se nas contribuições teóricas de Rosa, Arruda Filho, Souza e Cunha, Gonçalves, Cabral e Públio Júnior. O uso de geotecnologias como ferramentas didáticas pode proporcionar diversos resultados positivos aos alunos, como aprendizado prático e estímulo ao pensamento analítico e crítico.

Implicações dos estigmas da colonialidade: uma análise da questão racial à luz da educação
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Desde a época do Brasil Colônia, o sistema implantado por Portugal impôs a cultura europeia sobre a população nativa. Na sociedade contemporânea, as raízes do colonialismo estão presentes na política, cultura, economia e educação. Este estudo tem como objetivo desdobrar-se ao observar como a abordagem crítica da perspectiva decolonial reverbera nas publicações científicas como um viés para uma efetiva mudança das estruturas do poder colonial na Educação. Destaca-se a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação com a participação dos diversos sujeitos sociais englobando a perspectiva decolonial.

Explorando funções afins a partir do jogo dos palitos
Matemática, Educação Infantil e Formação de Professores

O jogo dos palitos é um recurso didático que pode ser utilizado para desenvolver diversas habilidades dos estudantes, como a capacidade de observação, o levantamento de hipóteses, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o entendimento do conceito matemático de funções. O objetivo deste artigo é apresentar como o jogo dos palitos pode ser aplicado no ensino de funções por meio de uma sequência de etapas precisas, com indicação do tempo sugerido para cada uma delas. Assim, o professor da Educação Básica pode, com o apoio dessa atividade, abordar o conteúdo de forma diferenciada e lúdica.

A inserção da tecnologia na sala de aula
Instituição Escola

O presente estudo busca discutir as contribuições da inserção de tecnologias em sala de aula, com o objetivo de demonstrar como elas podem aprimorar as práticas educacionais e promover o desenvolvimento da aprendizagem contínua. Os principais autores que fundamentam o estudo são Otto, Segantini, Garcia e Souza e Silva. A metodologia adotada neste trabalho baseia-se na análise de estudos e materiais bibliográficos sobre o tema, configurando uma revisão de literatura. As considerações finais procuram evidenciar as principais reflexões e conclusões acerca da temática investigada, sem dúvida importante nas pesquisas educacionais.

Autonomia: fator essencial para a formação discente além da sala de aula
Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo analisa a importância da autonomia para a formação de um aluno independente e motivado, capaz de ler criticamente para refletir sobre questões diversas. As tecnologias digitais também podem contribuir nesse processo, por meio de atividades digitais interativas que estimulem o discente a ser pesquisador. A abordagem metodológica desta pesquisa é uma revisão bibliográfica com autores que tratam dos assuntos autonomia, tecnologias digitais, artefatos pedagógicos e leitor competente. Propomos contemplar o tema autonomia articulado a um leitor competente e às possibilidades viáveis por meio das tecnologias.

Psicologia da Educação e tecnologia: relação entre a aprendizagem e as novas ferramentas de conhecimento
Computação e Tecnologias, Psicologia, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo investiga a intersecção entre a Psicologia da Educação e as novas tecnologias, enfatizando como essas ferramentas impactam os processos de aprendizagem. Com plataformas digitais, aplicativos educacionais e recursos interativos, a educação tem se transformado. O trabalho também analisa a exclusão digital nas escolas localizadas em áreas ribeirinhas e interioranas, destacando as desigualdades de acesso à tecnologia educacional e o impacto dessa tecnologia tanto para a aquisição de habilidades cognitivas como no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.

Prática pedagógica no contexto amazônico: sequência didática sobre o ensino de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Este estudo relata a aplicação de uma sequência didática de Educação Ambiental realizada no âmbito do Projeto de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma escola pública de Tucuruí/PA. A pesquisa se justifica pela importância da interdisciplinaridade e de aulas temáticas para engajar os alunos. O objetivo foi integrar a temática da Educação Ambiental à realidade local, sensibilizando os estudantes e incentivando boas práticas ambientais. A abordagem envolveu 20 alunos do 1º ano do Ensino Médio noturno. Os resultados destacam a importância de estudar a Educação Ambiental e a necessidade de um ensino contextualizado.

Breve reflexão acerca da Educação Ambiental escolar
Biologia e Biociências

As formas de conhecimento produzidas e acumuladas ao longo dos tempos são elementos cruciais para garantir a própria vida na Terra. Portanto, é de suma importância que sejam utilizadas as informações e os conhecimentos como veículos de manutenção do ambiente e de transformação de práticas que possam afetar o equilíbrio do planeta. Oferecer no espaço escolar uma Educação Ambiental que se apoie na corrente da ecoeducação e/ou na corrente crítica/emancipatória pode se configurar em uma importante possibilidade para alcançar a formação de consciências éticas e práticas transformadoras.

A importância da Literatura Indígena no currículo dos cursos de licenciatura em Letras
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Para contribuir com práticas pedagógicas inclusivas, a decolonização do currículo deve ser feita na Educação Básica e no Ensino Superior. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica em Ações Afirmativas, que verificou, a partir da análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras ofertados em Goiânia/GO e que contribuem na formação de professores para a aplicabilidade da Lei n° 11.645/08, averiguando a presença da Literatura Indígena no currículo. O texto discute a importância de contextualizar a história a partir de um viés crítico para a desconstrução do estigma em relação ao indígena.