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O brincar na escola do campo: reflexões sobre Ludopedagogia na Educação Infantil
Educação Infantil, Instituição Escola e Política EducacionalEsta pesquisa tem por objetivo analisar como a Ludopedagogia pode enriquecer a Educação Infantil na escola do campo, considerando as especificidades culturais, sociais e econômicas das populações rurais. O brincar na educação do campo reflete as particularidades das comunidades rurais, considerando não apenas sua diversidade cultural, mas também a complexidade das relações sociais presentes nessas localidades. Ao participarem de atividades ludopedagógicas, as crianças estabelecem laços importantes com sua comunidade e promovem um senso de pertencimento e valorização do meio rural.
Repensando a sala de aula: desafios e possibilidades da sala de aula invertida nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, discutimos o uso da metodologia da sala de aula invertida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a análise de experiências de dois professores de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Foram registradas as vivências dos docentes com o uso dessa metodologia em um trabalho interdisciplinar sobre Segurança Digital. As realidades revelaram desafios tanto para professores quanto para alunos. Os resultados destacam a necessidade de ampliar o debate sobre essa prática, enfatizando a formação continuada dos docentes e a mediação com várias ferramentas tecnológicas.
Pibid e processo iniciático: aproximações entre iniciação cultural e iniciação à docência
Filosofia, Formação de Professores e História da EducaçãoO objetivo deste artigo é mostrar a possível inspiração que o processo de “iniciação cultural e religiosa” teve na iniciação à docência, tendo como exemplo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) realizado na E. E. Benedita de Castro Lima. Para tanto, será retomada a noção de iniciação, a partir do livro Os ritos de passagem, de Arnold Van Gennep. Além disso, será verificado como a vida acadêmica se organiza de modo ritual e processual, possibilitando aos estudantes se submeterem a ritos de passagem sob a guia de um professor, cuja função é ajudar o estudante a adentrar a comunidade acadêmica.
Histórias em quadrinhos como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem dos descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe
Matemática, Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetiva a produção de histórias em quadrinhos (HQ) sobre descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe como instrumento avaliativo. A prática pedagógica foi realizada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Caruaru/PE. Os estudantes, organizados em grupos de até cinco, foram orientados pela professora de Matemática da turma e por quatro residentes do Programa Residência Pedagógica na elaboração das HQ. A atividade promoveu maior engajamento, interação e familiaridade com ferramentas digitais, evidenciando a importância de diversificar os instrumentos avaliativos nas práticas docentes.
A coleta seletiva e a inclusão escolar: uma proposta para alunos com deficiência intelectual
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilO artigo investiga a integração da Educação Ambiental (EA) e da inclusão escolar, com foco em alunos com deficiência intelectual (DI), alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Realizado na Escola Municipal Manoel Ribas, em Mariluz/PR, o estudo promoveu atividades lúdicas e acessíveis sobre coleta seletiva (CS) baseadas na Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados indicam que metodologias inclusivas e interativas favorecem o aprendizado e o engajamento de todos, reforçando a importância da formação docente e da participação comunitária para uma EA crítica e inclusiva.
Ensino de Língua Portuguesa no Proeja: uma experiência no estágio curricular
Língua Portuguesa e LiteraturaEste é um relato de experiência no âmbito do estágio curricular obrigatório do curso de Letras Língua Portuguesa/Literaturas da Universidade Federal de Santa Catarina, realizado no segundo semestre de 2023 no período noturno com uma turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) oferecido em uma escola da rede federal de ensino em Santa Catarina. Evidenciamos neste relato o contexto do estágio, em especial a turma em que foi realizada a experiência, assim como o projeto elaborado para a docência e os desafios enfrentados ao longo da experiência docente.
Explorando a tecnodocência diante dos desafios na Educação no contexto do paradigma capitalista
Geografia e Vivências de Sala de AulaA educação inserida na espacialidade do capitalismo impõe desafios ao aprendizado. O presente estudo buscou explorar as mudanças na percepção socioespacial decorrentes de uma abordagem educacional fundamentada em ciência e tecnologia e conduzido com base em uma abordagem exploratória e em revisão bibliográfica. Os resultados alcançados derivam de uma prática pedagógica conhecida como tecnodocência, fundamentada nos princípios da ciência, tecnologia e sociedade (CTS), culminando na elaboração de uma sequência didática destinada ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Compreensão dos professores da Educação Básica sobre as tecnologias de inteligência artificial para o ensino
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaEste estudo investigou a percepção de professores da Educação Básica acerca do uso da inteligência artificial (IA) como recurso pedagógico. Realizou-se revisão bibliográfica sobre o acesso às tecnologias digitais nas escolas brasileiras e pesquisa de campo com docentes. Os resultados indicaram que 61,1% dos professores conheceram a IA nos últimos dois anos, enquanto 35% nunca a utilizaram em sala de aula. Embora 79,3% demonstrem interesse em adotar a tecnologia, muitos apontam a falta de capacitação e suporte institucional como obstáculos. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para reflexões e políticas educacionais mais inclusivas.
Poesia e poema na sala de aula: uma proposta de gêneros poéticos para o Ensino Médio
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho objetiva discutir questões relacionadas ao ensino dos gêneros poéticos no Ensino Médio, com ênfase nos poemas e suas diversas formas de expressão. Intenta contribuir para um ensino mais efetivo de poesia, integrando leitura, fruição literária, discussões temáticas, criação poética e expressão oral de gêneros poéticos. Buscou-se problematizar metodologias arcaicas e destacar abordagens mais eficazes para o ensino de poesia na sala de aula, evocando exemplos dessas estratégias pedagógicas no estágio supervisionado realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
O potencial de um álbum de figurinhas como recurso auxiliar na alfabetização de um aluno TEA do 1º ano do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste relato aborda uma intervenção pedagógica na alfabetização de um aluno com TEA e TDAH no 1º ano do Ensino Fundamental em Parintins/AM. Utilizou-se o álbum de figurinhas do Homem-Aranha como ferramenta educativa, integrando atividades personalizadas de Língua Portuguesa e de Matemática para estimular o interesse e o aprendizado. O recurso visual e lúdico demonstrou resultados positivos, promovendo avanços na alfabetização e maior engajamento do aluno, mas reconhece desafios no processo e ressalta a importância de abordagens flexíveis. Assim, destaca-se a relevância de práticas inclusivas e adaptativas.