Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


A Ação Dialógica do Docente Contemporâneo na Construção da Identidade do Sujeito

Este artigo toma como referência a ação dialógica do professor contemporâneo de escolas públicas na construção da identidade dos sujeitos. A inquietação básica é a articulação do aluno-professor como proposta de construção do conhecimento que prioriza o diálogo como elemento primordial ao desenvolvimento das práticas pedagógicas e construção de identidade que se efetivam em sala de aula, possibilitando por meio da ação dialógica a formação de sujeitos reflexivos e atuantes no mundo globalizado.

As histórias, todas iguais, se repetem bastante?

As histórias, todas iguais, se repetem bastante? Há sempre gente que pensa que a vida é bem bela e depois que ela é terrível? Para que tantas estórias? Bastaria ao universo um javali devorado na África?

Projeto "A Cor da Cultura" — Experiências

Meu nome é Sheila Lima, sou professora da Rede Pública Municipal de Niterói desde 1997 e estou terminando o Mestrado em História na Universidade Federal Fluminense. Pertenço ao quadro de funcionários efetivos da Escola Municipal Djalma Coutinho de Oliveira, que fica situada à rua Cinco de Março, nº 75, Riodades, Fonseca - Niterói, atendendo uma clientela de baixa renda, em grande parte. Dou aulas em três turnos, todos do primeiro segmento do ensino fundamental. A escola é dirigida pela Professora Aidê Rodrigues e conta com a Coordenação da Professora Ana Maria Borges, no turno da noite. Também desenvolvo as funções de Promotora da Leitura no Contexto Escolar e sou professora de Informática Educativa.

Museu do Índio

Basta digitar a palavra índio, no site de busca Google, para ver surgir um sem-número de ocorrências e destinos. Mas como um leigo pode saber onde encontrar conteúdo confiável sobre os índios brasileiros num mar de opções? A dica é acessar o primeiro destino da lista. Nesse caso, não é pura falta de conhecimento. Ao contrário, é a opção mais indicada, pois se trata do site do Museu do Índio, que, além de trazer informação de qualidade, já que o museu é uma instituição de referência nacional no tema, tem uma programação visual que cativa os olhos e desperta interesse para explorar seus domínios.

Divina senhora

Ela chegou ao Rio de Janeiro há trinta anos e, desde então, sua principal missão foi a de perpetuar a cultura de sua terra natal em solo carioca. A maranhense Dona Antônia reproduz, com a obstinação digna das caixeiras mais divinas, um pouco do ritual e das festas tipicamente maranhenses. A festa do Divino Espírito Santo e os tambores de Mina e de Crioula são os principais acontecimentos no terreiro de Dona Antônia, que fica nos recantos de Nova Iguaçu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O que o blog pode fazer pela educação?

Em dados recentes, hoje no mundo, chegou-se a 59 milhões o número de pessoas que acessam os blogs, 15,5 milhões é o total de blogs existentes e um blog é criado a cada segundo. Mas, essa se tornou uma questão muito complexa - os blogs que inundaram o mar da navegação na internet. De um lado estão os que são a favor, como prática de escrita - vale qualquer coisa para ver as pessoas escrevendo - e, de outro, estão os mais puristas que não querem que a linguagem se perca nesses mecanismos que são hoje uma febre na internet. Na verdade poderíamos classificar os blogs como indo do céu ao inferno, da confusão à liberdade plena de expressão.

Educação ambiental e consciência social

"Reciclagem não é fácil, você não pode parar. Tem que ser um processo contínuo de conscientização dos alunos" declara a professora de biologia Adriane Rodrigues de Carvalho. Em 2005, Adriane teve a oportunidade de realizar um bem sucedido programa de reciclagem no Colégio Estadual Oliveira Botelho, em Resende (RJ), envolvendo o Instituto Pestalozzi da cidade.

Parceria entre colégio e empresa começa a dar frutos

Para "enriquecer o processo ensino-aprendizagem em fornecer cursos e trazer outros pontos de vista sobre os problemas, bem como arrecadar recursos", segundo sua diretora, Tânia Regina Borges e Silva, o Colégio Estadual Ezequiel Freire, em Itatiaia, tem desenvolvido uma política de busca de parceiros.

O ouro de Parati

O jovem sentado no aconchegante café lê um de seus poetas favoritos e se delicia com o frescor da tarde. Entre uma página e outra ele contempla a rua, o casario colonial, o piso autêntico do século XVI e o turquesa do mar que emoldura toda a cidade. Assim como a Paris de Baudelaire nasce da memória de uma cidade que não mais existe, o ouro que um dia correu farto pelas ruas de Parati há muito já está nos museus do Velho Mundo. Mas o jovem, sentado no café, experimenta o prazer da leitura como se o tempo ainda fosse o do ouro escorrendo por entre as casas e o mar, e é lento o instante que ele precisa até recuperar a consciência de que está em pleno ano de 2006.

Querida

Querida: