Biblioteca
Filtrar os artigos
Aprender a ver a cidade
Vivências de Sala de AulaSentado em uma carteira, o arquiteto e professor Pedro Lessa tira um par de óculos de papel - os óculos do professor urbano. Segundo Pedro, essas lentes fazem as pessoas verem a cidade com outros olhos, os da observação, da cidadania. Desenhados na frente dos óculos, casas, árvores e prédios, cuja função, segundo o professor, é mostrar que esses três elementos são amigos, coexistindo em harmonia.
Precisamos nos corrigir
Hoje ao assistir um programa de televisão, me recordei com carinho das aulas na Escola Adolfo Casais Monteiro, em São Paulo e, senti saudades da professora Cida de matemática, que mesmo estabelecendo um ensino exato, tinha um grau de sensibilidade com a sociabilidade dos seus alunos incrível. Relembro que mesmo antes do acontecimento da ECO 92 aqui no Rio de Janeiro, ela já trabalhava e despertava nossos olhares para o meio ambiente, para as causas da complexidade urbana, para as canções de Ivan Lins, Beto Guedes, Milton Nascimento, dentre outros. Para aumentar o grau de saudades daquele tempo ela formava uma dupla implacável com o professor Galbas, um baiano fã de Raul Seixas. Carinhosamente chamávamos a dupla de "chaveirinho e kid rauzito", pois a professora Cida é bem baixinha e o Galbas Raul rock clube.
Quem estuda mais, ganha mais
Apesar do senso comum e do bom senso sempre dizerem que estudar vale a pena, até recentemente não era possível se saber o quanto nem quais as profissões com maiores chances de se conseguir um emprego. Em novembro, o Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o estudo O Retorno da educação no mercado de trabalho, coordenado pelo professor Marcelo Néri, que apresenta respostas para estes dois pontos e outros com base em micro dados do Censo 2000.
Bom dia!
Caminho às pressas pelas ruas o inverso que trago em mim: verão e inverno convivendo na mesma estação. Depois de tantos anos de urgência refaço o mesmo caminho. Agora, porém, jogando as sementes da vida nova que vejo além da TV. Séries, novelas, filmes, jornais, tudo ficou ultrapassado aqui. O mundo é novo e tem a cara lavada: sua roda é bem gigante e gira ligeiro em perfeita sintonia com minha corrente - a do sangue - que movimenta cabeça, pernas e peito. Alguns gostos são desconhecidos e ainda dou a cara ao tapa, mas não a outra face. Estou aqui e sei de mim, da minha competência e cumplicidade. E se às vezes ainda tento repetições tenho também muita mais satisfação... Não abro a mão para um aperto qualquer: ele tem que ser querido e bem forte. Preciso da energia autônoma! A cibernética seria perfeita para conjugar dois tempos em um só... Mas a perfeição é um fantasma que sempre aparece com o medo de abrir as portas. Os sonhos ainda rolam nas noites de calor como se fossem dois corpos molhados. E ainda é preciso sonhar... Para acreditar que a qualquer momento: o vinagre vai virar vinho, a maçã será repartida, a música será ouvida, o beijo conseguido. o poema entendido. E a alma estará em paz... Rezo, assim, quase todas noites. Não quando vou dormir, mas quando a madrugada já vai alta e num espaço de tempo, que nem sei bem qual é, acordo para dizer, antecipadamente, bom dia!
Cia. Étnica de Dança e Teatro
No final de 1996, a atriz e dançarina Carmen Luz esteve no Andaraí à procura de um espaço para instalar seu projeto mais caro: dar formação artística - dança e teatro - para jovens de comunidades pobres. Para realizá-lo, escolheu os moradores do Morro do Andaraí. "Quando cheguei, o bairro era uma terra arrasada. Não tinha nenhum projeto social, não tinha nada acontecendo", define.
Etimologia da palavra
Hoje, mais do que nunca, ser educador é compreender o mundo. Compreender o mundo é ser educador. Vivemos um momento grave da história da humanidade, ramificado por conflitos generalizados, entre a estética, uma simbologia da complexa virtualidade, que provoca a insurreição do pensamento, isto é, ataca toda produção memoralistica e ocupacional da mente humana. O atual momento está por exigir também dos educadores uma reflexão e uma discussão profunda.
Reflexões sobre o ensino de ética
Neste trabalho exploramos alguns aspectos filosóficos da linguagem da moral úteis para a educação moral. A conexão entre prescritividade e universabilidade mostra que a educação moral genuína combinará ensino de princípios e decisões livre do educando. Alguns esclarecimentos serão apresentados acerca do significado do dever (sentenças com a forma deve-se).
Qual o papel da Instituição Estado na Globalização Contemporânea?
Quando o assunto é "Globalização" e levando em conta os encontros e questionamentos levantados no curso, chegamos a uma conclusão: o Processo de Globalização gerou uma maior visibilidade da miséria e a exclusão de grande parte do mundo, principalmente de boa parte do continente Africano, da América Latina e do continente Asiático. Dessa forma, a ideia defendida pela mídia de uma globalização modernizadora e que teoricamente colocaria as barreiras do mundo moderno abaixo, viabilizou a claridade de grande parte da população mundial abaixo da linha da pobreza e dessa forma fora dessa economia de consumo, mesmo que de um consumo dito de massa. Sendo assim, a grande velocidade verificada no desenvolvimento tecnológico atual e sua vinculação imediata à mídia de todos os tipos, nos dá a entender que essa modernização tecnológica possibilitaria um acesso cada vez maior a esses produtos, o que num primeiro momento aconteceu. Contudo, já se verifica fronteiras a essa expansão do consumo pelos motivos abordados anteriormente.
Nos embalos de sábado à noite: chuva de Leonídeos
Nas noites de novembro de 2001 o céu foi invadido por uma brilhante chuva de estrelas-cadentes. O fenômeno, ou melhor, o espetáculo, é chamado chuva de Leonídeos, e acontece sempre no mês de novembro, quando a Terra passa próximo aos "restos" de gelo e pedra deixados pelo cometa Tempel-Tuttle.
A Cultura Personalista como Herança Colonial em Raízes do Brasil
Sérgio Buarque de Holanda inicia uma síntese do que seria seu futuro livro, publicado em 1936, Raízes do Brasil, afirmando que a principal contribuição brasileira para a civilização seria a cordialidade. Tendo como referência uma análise elaborada por Ribeiro Couto, a respeito da especificidade latina, Sérgio Buarque enfatizaria a importância da noção de "homem cordial". Esse pressupõe lhaneza no trato, hospitalidade, generosidade, virtudes estas características da psicologia do brasileiro.