Biblioteca
Filtrar os artigos
O que comemoramos no dia Mundial do Meio Ambiente?
Esta semana comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Momento propício para uma reflexão que deveria ser contínua. Mas o que comemoramos? Há o que comemorar ou deveríamos fazer um dia mundial de lamentações, posto que apesar de muitos esforços as devastações, as extinções, enfim, a irracionalidade humana avança de forma desgovernada em nome de uma superioridade inventada pela famosa razão que deveria nos conduzir firme para o progresso?
CE Olavo Bilac – “Mais que uma escola, um lar”
Fundado em 1943 com o nome de Escola Agulhas Negras, o atual Colégio Estadual Olavo Bilac se tornou uma instituição da cidade de Resende.
Despoluição em áreas urbanas
Guilherme Machado Paixão
Clubes de excursionismo são alternativa para contato com a natureza
Situado na região com a maior altitude média do país, o estado do Rio de Janeiro reúne condições ótimas para a prática do excursionismo, o passeio ao ar livre, com ou sem a presença de um guia, Esse esporte engloba as caminhadas, ou trekkings como alguns chamam hoje, e as escaladas. Antes de começar é importante se filiar a um clube.
Enxergando longe
"O olho, janela da alma, é o principal órgão pelo qual o entendimento pode obter a mais completa e magnífica visão dos trabalhos infinitos da natureza. O olho é a mediação que conduz a alma ao mundo e traz o mundo à alma. Mas não é só o olho que vê; o entendimento, valendo-se do olho, obtém a mais completa e magnífica visão."
Pelo direito de ser de primeira categoria
Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.18, Jul-Out 2001
Comunidade conta sua história
Inaugurado no dia 8 de maio de 2006, o Museu da Maré foi aberto tirando primeiro lugar em pelo menos dois quesitos: é o primeiro museu brasileiro a ser organizado e montado por favelados e ex-favelados; e depois, até que se prove o contrário, é o primeiro especificamente sobre uma favela.
O Silêncio de Deus
O Papa Bento XVI lançou uma pergunta inquietante em Auschwitz, esse fim de semana. Depois de confessar em público que falar sobre o Holocausto é muito difícil para os cristãos (especialmente ele, sendo alemão), perguntou por que Deus havia se calado diante do mal. Essa é uma pergunta que trás grandes implicações teológicas e nenhum Papa que se preza poderia deixar de fazê-la.
Escritório de Histórias
Este é um site comercial, mas com toda qualidade e as melhores intenções de quem se propõe a trabalhar com cultura, difundi-la e, principalmente, contar histórias de vida.
Política de cotas tornou mais visíveis problemas da universidade pública
A entrada de estudantes cotistas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) tornou mais visíveis os problemas estruturais comuns a todas as universidades públicas e, até o momento, desconsiderados no debate público sobre a adoção dessas políticas. Esse é um dos resultados preliminares da pesquisa realizada pelo professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto a pedido da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).