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Educação, Cultura e Diversidade
A I Conferência que aconteceu no Fórum Mundial da Educação, dia 24/3/2006, no ginásio do Sesc de Nova Iguaçu, foi marcada pela presença de cerca de 5.000 pessoas. Apesar do calor e do sol fortes, da distância onde se localiza o Sesc e da variedade de opções que ocorriam paralelamente à Conferência, comparecer a um ginásio com a lotação esgotada era o melhor programa para um público, principalmente de mulheres - 90% do total -, discutir Educação.
Escola síntese do desenvolvimento industrial do Brasil
Criado em 1978, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ - tem sua história ligada à da industrialização e à da formação profissional no Brasil. Em breve, espera-se que o Centro se transforme na Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro, a exemplo do que aconteceu com o Cefet/PR.
FME de Nova Iguaçu
Pela primeira vez, o Fórum Mundial de Educação, que nasceu no Fórum Social Mundial e hoje tem vida própria, escolheu uma cidade de periferia para se realizar - as quatro edições anteriores do evento aconteceram em capitais: três em Porto Alegre e uma em São Paulo. A decisão por se instalar numa cidade da Baixada Fluminense, região marcada pelo estigma da violência e da exclusão, foi, por isso mesmo, determinante para diferenciar esse evento de todos os outros Fóruns.
Superstições no futebol
Com mais de um século de brasilidade, pois foi introduzindo em nossas terras em 1894 por Charles Miller, é o futebol o esporte de preferência nacional, constituindo, juntamente com o "carnaval, o gole de cachaça e o jogo do bicho (...) as paixões do povo brasileiro", conforme afirmam Gilberto Freyre e Mário Souto Maior.
NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DO HABITUS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O objetivo deste texto é refletir sobre o papel da escola, especialmente a destinada às camadas populares, na apropriação do habitus da leitura e da escrita entre crianças da educação infantil que ainda não estão empenhadas cognitivamente em compreender o que a escrita representa e como se dá este sistema de representação, suas regras de produção tanto conceituais quanto formais.
Educação Especial
Informática não é bicho de sete cabeças e nem assusta aos menos informados. Mas é preciso ter interesse em mexer no computador sem medo. E sem medo também é a tarefa dos professores que ensinam aos alunos “especiais” ou portadores de doenças como a paralisia cerebral.
Uma vida sem violência: o desafio à segurança humana das mulheres
O Relatório do Social Watch para 2004, enfocando a erradicação da pobreza e a equidade de gênero, pergunta: quais os maiores obstáculos à segurança humana em nosso país?
A Engenharia do Consenso
Comprei a terceira edição do álbum do Joe Sacco (Palestina: Uma Nação Ocupada). Sacco é formado em jornalismo pela Universidade do Oregon e se ocupou nos últimos anos em produzir "reportagens quadrinizadas" de alguns dos mais significativos conflitos étnicos e políticos da nossa época. Entre 1995 e 1996, viajou à Bósnia e acabou transformando suas impressões em quadrinhos por meio de uma publicação na revista Zero Zero com o título "Natal com Karadzic". A ideia do Sacco parece ser a de utilizar o suporte dos quadrinhos para desenvolver suas "reportagens". A edição da Conrad traz também um interessante prefácio do José Arbex, que expõe de modo bem claro, uma ideia trabalhada por Noam Chomsky.
Educação Física e Esporte
A visão mecanicista que impera nas análises sobre a influência do esporte na educação física escolar, entendendo-a meramente como decorrência das determinações macro estruturais, impede uma reflexão sobre a constituição desta prática social (esporte) como forma cultural construída pelos homens que foi sendo assimilada e valorizada pela sociedade, tornando-se um elemento fundamental da cultura (corporal) e que, por isso, passa a ser apropriada, incorporada pela escola como um conhecimento a ser transmitido.
A dor do impossível
As primeiras impressões sobre o filme 2046 - Os segredos do amor, de Wong Kar-Wai, costumam ser arrebatadoras. É certo que há um grupo de espectadores, mais afeitos às concatenações lógicas, que o renegam por não encontrar muitas ligações inteligíveis. E é nessa dicotomia entre razão e sensibilidade, que giram as discussões sobre a continuação do aclamado Amor à flor da pele.