Biblioteca
Filtrar os artigos
Colégio Pedro II: escola de líderes
Criado em dezembro de 1837, para formar a elite do Império e servir de padrão para as outras escolas do país, o Colégio Pedro II segue, até hoje, como um dos centros de excelência entre as escolas de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Nas palavras de seu diretor, o colégio tem que ser o "paradigma da escola pública de massa e qualidade".
Muito além do "homem-bomba"
Uma mulher jovem e bonita chega a um lugar miserável e se dirige a uma barreira militar. Um soldado, mais jovem que ela, abre sua bolsa, revira suas roupas como à procura de uma arma. Ele tem uma expressão fria e hostil, os dois não trocam uma palavra sequer, apenas olhares. O outro não é só um estranho, mas uma ameaça.
Importância de doar recursos financeiros: Fundo promove iniciativas ligadas aos direitos humanos da mulher
Nessa véspera do Dia Internacional da Mulher, o Portal da Educação Pública foi conhecer o Fundo Ângela Borba de Recursos para Mulheres, uma das organizações que promovem os direitos humanos das mulheres no Brasil.
Terceirização: enfrentar o problema para vencer desafios
Paulo Roberto Moreira Mendes
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
O site Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs) vem mostrar o trabalho do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio de esforços assumidos pelos Estados-Membros das Nações Unidas para que até 2015 sejam erradicadas ou ao menos amenizadas as disparidades entre os países ricos e pobres. O PNDU é parte do Sistema das Nações Unidas.
Voto feminino: uma conquista da inclusão da mulher no cenário político
Depois de um longo processo de exclusão, a mulher brasileira conseguiu o direito de votar e ser votada, apesar de ainda estar muito aquém dos homens em setores como o político, o religioso e o militar. Paralelamente à permissão de votar as mulheres concorrem, de maneira desigual, aos cargos políticos.
Coisas de mulher e folclore
Publicado em www.usinadeletras.com.br. Recife, setembro/2002
Exemplos de como música e poesia se influenciam
O fato de compartilharem algumas características comuns, em especial o ritmo e o som, fez o casamento da poesia com a música algo quase natural.
É Carnaval de Pernambuco
O carnaval de Pernambuco continua sendo um dos mais festejados, animados e tradicionais do Brasil. Seu calendário, com certeza, se antecipa e se estende, muito além, do tríduo momesco. Alguns elementos já não são vivenciados, como por exemplo, o corso, o mela-mela, as batalhas de confetes e serpentinas. Outros, já sem a força que exerciam há algumas décadas, como os bailes dos clubes sociais e as fantasias luxuosas. Enquanto características novas vão sendo incorporadas e assimiladas como as fantasias simples compradas no camelô, os abadás e as camisetas que passam a compor o visual do folião de hoje. Este, sim, mantém a alegria, a irreverência e a extravagância de todas as épocas.
Madame Butterfly e o Noturno de Belo Horizonte
A solidão da poesia anda rondando a cabeceira da minha cama.