Biblioteca
Filtrar os artigos
Cultura escolar e história oral: relevância para pesquisa em História da Educação
História da EducaçãoA proposta deste estudo é apresentar a relevância da história oral como método de investigação da pesquisa em História da Educação e identificá-la como meio utilizado para comprovar e complementar elementos da cultura escolar das instituições de ensino de modo geral. Assim, o problema desta pesquisa é compreender como a história oral pode contribuir na construção da História da Educação, especificamente na cultura escolar. As histórias de vida viabilizam a busca e a compreensão dos processos de formação por meio de fatos e informações de situações vivenciadas.
Saberes docentes: o laboratório de ciências como recurso mediador nas aulas experimentais de Química
Biologia e Biociências, Física, Química, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente relato de experiência tem por objetivo abordar a revitalização de um laboratório de Ciências e a sua utilização como mediador na conciliação dos aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico. Procura também enfatizar o desempenho e a possibilidade da inserção de aulas práticas de Química como recurso de aprendizagem. De maneira análoga, busca destacar a correlação entre a organização do ambiente laboratorial e seu impacto nas práticas pedagógicas e no processo de ensino envolvidos nas instâncias profissionais da formação inicial da prática docente.
Algumas considerações sobre avaliação
AvaliaçãoEste texto é o resultado de um trabalho de formação com professores regentes e com a coordenação pedagógica. Objetivou-se discutir a elaboração coletiva de um conjunto de critérios para que os professores do Ensino Fundamental pudessem organizar suas atividades avaliativas em conformidade com a coordenação pedagógica do Instituto de Educação de Goiás. Partiu-se do pressuposto de que cabe à comunidade escolar a construção de uma avaliação capaz de dialogar não só com os diretamente envolvidos no processo educacional, mas também com a complexidade do real e, assim, reconstruir o sentido da avaliação.
Uso de ferramentas digitais no ensino de Astronomia e Cosmologia para a Educação Básica
Astronomia e FísicaEste artigo propõe o uso das TDIC em atividades de ensino que envolvem Astronomia e Cosmologia no Ensino Médio. Diante de algumas coleções que abordam o conteúdo de Ciências da Natureza, em livros didáticos aprovados pelo PNLD, notou-se a necessidade de trabalhar alguns temas com mais profundidade de modo que permitam mais interatividade entre os alunos e uma fonte de consulta para os professores. Com o intuito de oferecer subsídios e materiais de apoio para educadores, foram elaboradas algumas atividades que fazem uso de recursos digitais disponibilizados de forma gratuita na Internet.
Variação linguística na Libras e possíveis implicações no ambiente escolar
Educação Especial e Inclusiva, Língua Estrangeira e Outras Mais EspecíficasEste artigo é um recorte da pesquisa “A variação lexical em Libras em três municípios do Estado de Alagoas”, desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, em 2020. O objetivo principal é discutir as variações linguísticas na Libras com base nas contribuições de Labov e suas possíveis implicações no ambiente escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. As discussões realizadas contribuem para o conhecimento de pesquisadores da Linguística, percebendo que a Libras também possui variações que podem sem vivenciadas no ambiente escolar.
A orbicularidade em Macondo
Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho discute a obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, abordando sua estrutura narrativa, o uso do realismo mágico e a temática da repetição de nomes ao longo de sete gerações da família Buendía-Iguarán em Macondo. O enredo envolve personagens peculiares, como José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, e suas interações com o cigano Melquíades, que introduz elementos modernizadores na aldeia. A manipulação do tempo e a predestinação dos personagens são exploradas. Destaca-se a transculturação na narrativa latino-americana e a relevância cultural da obra daquele autor.
Uso de TDIC durante o ensino não presencial no programa Se Liga na Educação
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaDiante da urgência pedagógica gerada pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021, a educação demandou adaptações nas metodologias ativas utilizadas. Tendo como preceito constitucional que a educação é direito de todos e que o Estado deve ofertá-la, este estudo tem como objetivo apresentar uma solução encontrada pelo governo de Minas Gerais para minimizar as desigualdades educacionais geradas no período de isolamento: a utilização das TDIC. Este artigo relata experiências aliadas ao esforço de uma equipe de especialistas, jornalistas e técnicos na produção do programa Se Liga na Educação.
Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina
Formação de ProfessoresDesde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani.
O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica
Matemática e Formação de ProfessoresEste artigo propõe uma revisão da literatura sobre práticas lúdicas no ensino de Matemática para o Ensino Fundamental II, com foco na criação de maquetes e outras ferramentas que podem ajudar os alunos a construir seu próprio aprendizado. No Brasil, a educação enfrenta desafios diversos por causa de questões políticas, culturais, econômicas e sociais, além de dificuldades na prática como o desinteresse dos alunos por certas disciplinas e problemas no relacionamento professor-aluno, afetando o processo educativo. O papel do professor é fundamental, exigindo habilidades que vão além do conhecimento científico.
A influência da cultura Maker no ensino-aprendizagem de História: relato de experiência
Ecologia e Meio Ambiente, História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como foco apresentar o relato de experiência sobre a utilização da cultura Maker na aprendizagem de História para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Pilar/AL. A sua proposta é mostrar como a cultura Maker pode influenciar na aprendizagem da disciplina, descrevendo os procedimentos utilizados nas aulas para o desenvolvimento dos projetos com materiais recicláveis, culminando na Feira Maker. Por meio de pesquisa-ação, observou-se que os alunos aprenderam como descartar o lixo doméstico e como reutilizar materiais recicláveis.