Biblioteca
Filtrar os artigos
A política de ações afirmativas no IFMG: as possibilidades para a equidade racial na Educação Profissional e Tecnológica
Política EducacionalEste artigo estuda o conjunto de ações afirmativas instituídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e disserta sobre as ações implementadas na instituição como forma de reparação da desigualdade racial, que é sabidamente uma característica presente na sociedade brasileira. O tipo de pesquisa adotada para compreender como se constituiu a política de ações afirmativas do IFMG foi de natureza aplicada e propõe uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como metodologia a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com servidores do IFMG.
A aprendizagem estimulada pela Música - reflexões e propostas para o Ensino Fundamental
Educação Infantil e MúsicaEste trabalho explora a importância da música no contexto educacional do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, aborda-se a música como ferramenta fundamental no desenvolvimento humano, destacando seu impacto nas áreas cognitiva, emocional, social e no desenvolvimento das competências dos alunos. São enfatizados os desafios e as responsabilidades do educador musical na promoção da apreciação musical, na estimulação da criatividade e no desenvolvimento integral dos alunos. Por fim, apresentaremos os caminhos e as propostas para a utilização eficaz da música no Ensino Fundamental.
Voando em um avião de papel nas aulas de Educação Física escolar
Vivências de Sala de AulaO projeto Aviões de Papel foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Corumbá/MS. O objetivo foi mostrar a arte da dobragem do papel, associada aos mecanismos físicos presentes no voo em um avião real e vivências com lançamentos dos “aviõezinhos” de papel. A sequência do projeto foi: apresentação da proposta; visita técnica ao aeroporto; tipos de confecção do avião; práticas de lançamento e festival de apresentação dos alunos. A experiência possibilitou que a comunidade escolar percebesse que as práticas corporais e os componentes curriculares podem ser trabalhados em conjunto, proporcionando uma educação interdisciplinar aos alunos.
Um estudo descritivo acerca dos conectivos de oposição mais recorrentes em redações nota 1.000 do ENEM
AvaliaçãoEste estudo discute as estratégias lexicais utilizadas para estabelecer relações de oposição nas redações nota 1.000 do Enem. O trabalho é feito a partir da compilação de um corpus de 80 textos dissertativo-argumentativos do Enem disponíveis na internet produzidos entre 2014 e 2021 que alcançaram a nota máxima. A análise dos dados é realizada a partir dos dados obtidos com as ferramentas computacionais do software WordSmith Tools 6.0. O arcabouço teórico e metodológico da Linguística de Corpus de Berber Sardinha, os postulados da Linguística Textual presentes na Matriz de Referência do Enem e a BNCC embasam esta pesquisa.
Uma resenha de "Eficácia escolar e gestão aprendente"
Instituição EscolaEsta resenha apresenta a obra Eficácia escolar e gestão aprendente: um estudo das práticas em escolas católicas na Paraíba, em que se analisam instituições com base em dados coletados em entrevistas de docentes e dirigentes e traz o contexto histórico vinculado à educação confessional no Brasil. As falas dos entrevistados tratam de gestão escolar colegiada, liderança compartilhada, escola aberta à família, parcerias com órgãos de Estado e organizações da sociedade civil, clima organizacional, formação continuada docente, pastorais rumo a uma escola em saída para o mundo, avaliação, ensino não conteudístico, resistência ao ensino competitivo, inclusão e diversidade.
Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas
Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.
A importância do brincar na Educação Infantil
Educação InfantilO artigo aborda a relevância do brincar na Educação Infantil como ferramenta crucial para o desenvolvimento das crianças nessa fase da educação. Seu objetivo principal é promover reflexões acerca do valor do ato de brincar e como isso impacta no processo de desenvolvimento dos alunos com idades entre quatro e cinco anos na Educação Infantil. O questionamento central é: “como esclarecer e demonstrar a importância do brincar na Educação Infantil, buscando validar a necessidade desse componente na Educação Infantil?”. Os resultados mostraram que atividades lúdicas promovem o desenvolvimento integral da criança, evidenciando que seus aspectos físicos, motores e cognitivos são ampliados.
Videoclipe como atividade de multiletramentos: relato de experiência de oficina no Ensino Fundamental
Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaO videoclipe pode ser inserido em práticas na escola de forma interdisciplinar, por meio da construção de uma narrativa que pode ou não estar ligada à narrativa da letra da música. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do videoclipe como atividade de ensino no Ensino Fundamental. Esse formato audiovisual e midiático foi utilizado em um conjunto de oficinas em uma escola pública e teve como resultado a produção de um videoclipe pelos alunos. A atividade auxiliou no desenvolvimento de habilidades de escuta, interpretação e produção dos registros audiovisuais de forma colaborativa, potencializando o protagonismo e a autonomia dos estudantes.
Proposta de um framework conceitual para desenvolvimento de atividades de Ciência da Computação Desplugada
Computação e Tecnologias e MatemáticaO ensino de conceitos de Ciência da Computação pode trazer grandes contribuições para a Educação, pois podem ser utilizados para a resolução de problemas em variados campos. No entanto, alguns educadores podem ter dificuldade de desenvolver atividades desse tipo, por limitações tecnológicas ou de planejamento. Este artigo propõe um framework conceitual para o desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação da Ciência da Computação Desplugada e descreve relatos de experiências. Por fim, os resultados obtidos na aplicação das atividades sugerem que o framework pode ser promissor para o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a Ciência da Computação Desplugada.
Heróis do Brasil profundo: um projeto didático de Língua Portuguesa
Vivências de Sala de Aula, Folclore e Datas Importantes e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo traz um projeto didático de Língua Portuguesa voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental a fim de proporcionar o conhecimento de lendas e mitos brasileiros, promovendo o reconhecimento de seu valor histórico e cultural e a identificação dos heróis dessas narrativas e de suas virtudes. O projeto tem como foco a realização de uma exposição sobre esses heróis e prevê etapas a serem desenvolvidas, como rodas de contação de histórias, apreciação de materiais audiovisuais, leitura de livros, produção textual, criação de ilustrações e elaboração de uma instalação artística.