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Experiência da prática de ensino a partir da metodologia por projeto de trabalho
Vivências de Sala de Aula

O texto aborda questões sobre a experiência de prática de ensino relacionadas às atividades no estágio supervisionado. Os aspectos centrais da discussão se fazem a partir da experiência do estágio em uma turma nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na metodologia por projeto de trabalho, que permitiu desenvolver uma prática de ensino com as crianças que favoreceu o trabalho em grupos cooperativos. Como professoras, criamos condições para que as crianças experimentassem diferentes estratégias de aprendizagem, tornando o ensino mais ativo e significativo para todos.

A contribuição do jogo para a alfabetização
Formação de Professores

Este artigo traz reflexões sobre o uso de jogos dirigidos na alfabetização, com exemplos de como inseri-los na sala de aula, levando em conta as especificidades dos alunos, na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com pesquisadores do tema e documentos norteadores da educação. Foi possível compreender a importância didática do jogo, principalmente com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem; identificamos o valor da formação continuada, em que os professores possam trocar experiências e aprender como trabalhar com a ludicidade para melhorar sua prática.

Proposta de modelo de curadoria de recursos educacionais digitais para utilização na Educação Básica: uma perspectiva antirracista
Formação de Professores

A efetiva implementação de uma educação antirracista no Ensino Básico ainda é uma necessidade e uma questão relevante na área da Educação. Assim, este artigo tem como objetivo definir critérios para escolher, criar ou adaptar recursos educacionais digitais (RED) a fim de implementar uma educação antirracista. Para tal, foram realizadas revisão de literatura e análise documental. As análises responderam à questão norteadora desta pesquisa; os RED são uma possibilidade real de material pedagógico em prol de uma educação antirracista, mas sua utilização e adaptação depende da curadoria do professor ou professora.

Como educar seres livres?
Filosofia, História da Educação e Política Cultural

Este texto fala dos procedimentos educacionais numa sociedade. A eficácia pedagógica é essencial para capacitar a sociedade diante dos desafios. Com a crescente valorização da liberdade individual, os requisitos educacionais perderam relevância. Reconhecer a liberdade dos indivíduos é fundamental, tornando a educação uma prática condicionada por isso. Essa abordagem é significativa dentro de uma configuração cultural democrática, na qual a educação precisa se adaptar a novas funções para garantir a liberdade. Não é apenas transmitir funções sociais ou mediar diferentes esferas, mas enfrentar os desafios relacionados à promoção da liberdade.

Mediação pedagógica: uma análise para além da mera utilização dos recursos digitais
Vivências de Sala de Aula

Este artigo aborda uma experiência de criação de um jornal em uma escola estadual de tempo integral de Goiânia/GO. O jornal fazia uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para que ocorresse maior integração entre os membros da unidade escolar no momento de retomada das aulas presenciais (em decorrência da pandemia da covid-19), estimulando o hábito da leitura e da escrita, de forma que os alunos ficassem mais familiarizados com a sua prática. As tecnologias digitais, por meio de inúmeras plataformas, são ferramentas importantes na contemporaneidade, desde que usadas com a mediação do professor. 

Conservação de alimentos no ensino de Ciências: uma sequência didática para o 5º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O ensino por investigação busca introduzir no espaço escolar aspectos inerentes às práticas científicas, visando tornar o processo de ensino mais interessante e socialmente relevante. Apresentamos uma sequência didática com caso investigativo no ensino de Ciências para turmas de 5º ano do Ensino Fundamental com o tema “A conservação dos alimentos”, envolvendo o uso de tecnologias e emprego do método científico e experimentações. A diversificação das metodologias para o ensino de Ciências, adaptada à realidade de cada turma, tem o potencial de trazer benefícios significativos para o contexto escolar.

Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

O objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.

Oralidade e ensino: a concepção de professores em formação inicial no curso de Pedagogia
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto envolve dois eixos temáticos: os professores em formação inicial no curso de Pedagogia e o ensino da oralidade em sala de aula. Trabalhar com as práticas de oralidade não é somente enfatizar a fala cotidiana, mas criar atividades que favoreçam o uso eficaz da língua falada, dos contextos informais aos mais formais. Diante desse pressuposto, a pergunta norteadora deste estudo é: quais as tendências da ação pedagógica desses professores em relação às práticas de oralidade? Nosso objetivo é conhecer e analisar a concepção da ação pedagógica de professores em formação em suas práticas de oralidade em sala.

Magia de ciência, um show de experimentos
Física

Este artigo reflete sobre o potencial das atividades práticas no ensino de Ciências e a importância de considerar que a promoção do seu aprendizado passa por interessar àquele que aprende. Buscando proporcionar melhor integração de alunos da Educação Básica com o ensino de Ciências, licenciandos em Física do IFPI - Câmpus Picos fizeram uma mostra de experimentos de baixo custo na Escola Joaquim Antônio de Araújo, localizada em Geminiano/PI. Durante a atividade, observou-se que os discentes daquela comunidade interagiram de forma positiva, explorando, questionando e participando da realização das experiências.

Trabalhando com números inteiros: uma prática de ensino por meio de material didático manipulável
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino desenvolve nos estudantes o raciocínio lógico, crítico e científico. Se utilizados de forma correta, esses recursos podem proporcionar aprendizagem com compreensão, que tenha significado para o aluno. Este trabalho apresenta uma proposta de material didático manipulável para o ensino de adição de números inteiros, considerando que estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem desse conteúdo. O material Tabuleiro dos Inteiros foi estudado durante o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado em andamento.