Biblioteca
Filtrar os artigos
Tecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial
História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste artigo analisa como as tecnologias da cultura africana e afrodescendente são apresentadas da perspectiva da decolonialidade, a fim de evocar saberes invisibilizados por uma ótica colonial. A questão principal se faz a partir do modo como o conceito de decolonialidade contribui para as discussões sobre a desconstrução da perspectiva eurocêntrica nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Os resultados destacam as contribuições científicas e tecnológicas dos povos africanos, reconhecendo e valorizando a sua produção cultural.
Projeto político-pedagógico como instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais das escolas públicas
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo analisar como o projeto político-pedagógico (PPP) pode ser um instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais com foco na melhoria das decisões e resoluções dos problemas escolares. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com caráter qualitativo, que se justifica na medida em que o PPP é um instrumento de gestão e participação da comunidade escolar. Como resultado, constatou-se que o projeto político-pedagógico tem como função orientar o trabalho desempenhado nos diversos segmentos escolares.
Diferentes aspectos da adaptação curricular na inclusão educacional
Educação Especial e InclusivaO trabalho aborda aspectos relevantes para a adaptação curricular na inclusão. Os fundamentos teóricos da Educação Inclusiva estão enraizados em diversas perspectivas e teorias que buscam sustentar essa abordagem. Serão demonstrados alguns desafios da adaptação curricular, como individualização, recursos e tempo, adequação ao currículo padrão e avaliação do progresso. Apesar dos desafios, o processo inclusivo tem seus benefícios, pois promove a inclusão dos alunos na sala de aula, independentemente de suas habilidades ou características específicas, criando um ambiente diversificado e enriquecedor.
"Corre que dá tempo!": um jogo de tabuleiro para a conscientização da importância da vacinação
Vivências de Sala de AulaA criação da vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, tendo erradicado doenças como varíola e rubéola. Contudo, a pandemia da covid-19 intensificou movimentos antivacinas, gerando desinformação e insegurança. Para promover a conscientização sobre vacinação, especialmente nas escolas, este trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educativo "Corre que dá tempo!", focado no combate a doenças imunopreveníveis. O jogo, de baixo custo e com mecânicas eficazes, demonstrou ser uma ferramenta lúdico-pedagógica poderosa, capaz de facilitar a aprendizagem e promover a importância da vacinação nas escolas.
Teorema de Bayes: uma visão interdisciplinar na escola básica
Astronomia, Matemática, Geografia, História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho destaca a relevância do ensino interdisciplinar na prática docente, com base em pesquisas realizadas pela autora durante a elaboração de sua dissertação de mestrado no Profmat. O recorte apresentado aplica o Teorema de Bayes a um problema contextualizado na Astronomia, abordando conteúdos do currículo da Educação Básica. O objetivo é promover um ensino mais significativo, estimulando uma abordagem interativa entre diferentes áreas do conhecimento, além de despertar a curiosidade e a motivação dos estudantes da Educação Básica.
Explorando marés de competências e habilidades: navegando no ensino dinâmico de Ciências com ondas
Biologia e Biociências e FísicaAs aulas de ondulatória, uma importante área de estudos da Física, quando apresentadas no modelo de educação tradicional, têm desmotivado os discentes. Para reverter esse cenário, aplicamos uma sequência didática sobre o tema em uma praia de nossa cidade, o que despertou motivação e aumentou a atenção dos discentes. Este artigo apresenta uma sequência didática que pode ser realizada tanto na praia quanto em outros espaços escolares fora da sala de aula, pois integra conceitos fundamentais de Física, estabelecendo uma contextualização em Biologia.
Sentido para a vida: a escola também é lugar do brincar
Educação InfantilA finalidade deste relato foi descrever uma experiência vivida com o primeiro ano B da Escola Dinalmir Ferreira Barros de Lisboa, de Ji-Paraná/RO, com o objetivo principal de desenvolver uma sequência de brincadeiras e brinquedos que, de maneira lúdica, despertasse nas crianças a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta e proporcionar momentos de lazer e interação no espaço da escola, com crianças na faixa de seis a sete anos de idade. Para a realização da sequência de brincadeiras, utilizamos os espaços da escola durante uma semana de abril de 2023, 1h30min por dia. Realizamos brincadeiras diversas, com o intuito de brincar para divertir.
A multidisciplinaridade da Etnomatemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste trabalho é oriundo de um projeto final de estágio cuja proposta era estudar o raciocínio lógico com uma abordagem multidisciplinar unindo Matemática, Artes, História e Português. O trabalho foi realizado em 2022, sob o título Projeto Multidisciplinaridade da Etnomatemática, com o estudo lúdico de três jogos culturalmente ricos: Jogo da Onça, Tangram e Mancala, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental numa instituição pública municipal de Caruaru/PE. A proposta culminou no desenvolvimento de uma oficina de jogos criada pelos estudantes e apresentada para outras turmas da escola.
Literatura como suporte metodológico na estimulação do diálogo inclusivo
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo apresenta um relato de experiência cujo objetivo foi compreender a Literatura Brasileira como um componente curricular que pode ser explorado por meio de diálogos compartilhados, visando à formação inclusiva no ambiente escolar. As atividades desenvolvidas descrevem uma intervenção pedagógica que empregou a abordagem qualitativa como metodologia, buscando analisar as questões específicas dos estudantes com deficiência em uma turma regular, além de investigar conceitos e estratégias adequadas para trabalhar com um público-alvo tão heterogêneo.
Um estudo sobre a presença de disciplinas relacionadas à Educação Especial nas licenciaturas em Matemática no Rio de Janeiro
Matemática e Educação Especial e InclusivaCom o aumento das matrículas de alunos da Educação Especial em todos os níveis de ensino, faz-se cada vez mais necessário que o contato com conceitos de Educação Especial e Inclusiva ocorra na formação inicial. Neste trabalho, apresentamos uma discussão de caráter documental a fim de relatar que conceitos da área de Educação Especial se fazem presentes nos currículos das licenciaturas em Matemática de instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro. Esperamos que este trabalho apresente o que ainda falta nas licenciaturas em Matemática para uma formação que possibilite maior segurança e efetividade para uma educação com inclusão e equidade.