Biblioteca
Filtrar os artigos
Caminhos metodológicos para a montagem de rodas de conversa sobre escola e bullying a partir de preliminar de pesquisa
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Cidadania e ComportamentoEste estudo questiona a necessidade de reflexão a respeito do bullying e as várias formas de violência presentes no contexto escolar entre adolescentes do Ensino Médio e apresenta dados de uma pesquisa que buscou averiguar as possibilidades de realização de pesquisa de campo, que ocorreu em uma escola estadual localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 14 de outubro de 2022. Essa preliminar foi basilar para a definição de assuntos a serem tratados nas rodas de conversa que seriam realizadas na sequência, bem como critérios de inclusão para a participação às rodas e cuidados práticos.
A Comunicação Alternativa como fator essencial na Educação Especial
Educação Especial e InclusivaO presente artigo aborda e reflete a respeito da Comunicação Alternativa como importante aliado da Educação Especial. Para tanto, é feita pesquisa bibliográfica, interpretando e analisando dados. A partir disso foi possível tratar do comprometimento da fala; conceituar Comunicação Alternativa e discorrer sobre sua importância na Educação Especial. É essencial a utilização da Comunicação Alternativa colaborando significativamente para que indivíduos com a fala comprometida possam interagir, expressar seus desejos, sentimentos, opiniões, fazendo com que possa ser compreendido e promovendo mais autonomia a ele.
A gamificação como ferramenta nas práticas de Educação Ambiental hídrica
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaOs recursos hídricos apresentam caráter essencial para a sociedade, e a Educação Ambiental, por intermédio da gamificação, configura importante ferramenta para ampliar os diálogos e o envolvimento da sociedade frente a essa temática imprescindível. Este estudo visa socializar algumas propostas de atividades gamificadas desenvolvidas com estudantes do Ensino Médio de escola pública. O estudo demonstrou a relevância e o embasamento legal da Educação Ambiental com ênfase nos recursos hídricos, destacou a gamificação como proposta metodológica inovadora e exitosa, ao promover maior atratividade e interação.
Trabalhando a Literatura Surda no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, Sociologia e Educação Especial e InclusivaEste estudo trata do ensino de Literatura Surda no atendimento educacional especializado, descrevendo estratégias didático-pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais. A pesquisa fundamenta-se em conceitos de AEE, Identidade e Cultura Surda, ensino de Libras, Pedagogia Visual, diretrizes municipais e BNCC. Foram utilizados métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. O estudo reforça a importância de valorizar a Identidade e Cultura Surda no processo de ensino-aprendizagem de educandos surdos.
O lúdico nas séries iniciais
Educação Infantil e Política EducacionalPodemos entender o lúdico, no contexto deste trabalho, como brincadeiras que podem ser desenvolvidas dentro ou fora da sala de aula. O ato de brincar é uma maneira pela qual as crianças conseguem interagir e expressar seus pensamentos e sentimentos. Com base em uma revisão estritamente bibliográfica, o desenvolvimento deste estudo buscou examinar, ainda que de forma superficial, o desenvolvimento das atividades lúdicas nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Esta investigação tem como principal objetivo ressaltar a importância do lúdico nessas séries iniciais como desenvolvedor da formação da criança.
Manual de confecção de modelos didáticos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA para docentes de Biologia do Ensino Médio
Biologia e BiociênciasO manual de modelos didáticos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA foi elaborado para os docentes de Biologia do Ensino Médio, a fim de auxiliá-los ao ministrar aulas como recurso macroscópico do que é molecular. O estudo possui abordagem qualitativa e descritiva, organizado com detalhamento e ilustrações das etapas e o passo a passo dos dois modelos, que possuem algumas partes montáveis/desmontáveis devido à necessidade de tornar as aulas mais interativas e interessantes para os estudantes participarem ativamente. Os materiais selecionados são acessíveis, com custo-benefício significativo e demonstram alta durabilidade, usabilidade e eficiência na dinâmica para sala de aula.
Psicomotricidade infantil: a música como ferramenta promotora de desenvolvimento
Educação Infantil e MúsicaA Psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano por meio de seu corpo em movimento, em relação com seu mundo interno e externo. Por meio de pesquisa bibliográfica, investigou-se a relação entre Psicomotricidade e Música com o objetivo de identificar de que maneira a música pode promover o desenvolvimento psicomotor na infância. Constatou-se a existência de estudos, tanto na área da Psicologia quanto na Educação Física, que abordam o movimento corporal na infância que serviram como importante subsídio para este trabalho. A teoria proposta por Henri Wallon constitui um relevante marco teórico para a compreensão do desenvolvimento psicomotor, bem como para a utilização da música como ferramenta de estímulo a esse desenvolvimento.
Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEsta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.
Gestão participativa e democrática em prol de uma educação de qualidade
Instituição EscolaA gestão democrática participativa visa fomentar a cidadania e melhorar a prática pedagógica. Contudo, nem todos os líderes estão capacitados para guiar e lidar com pessoas, gerenciando conflitos e buscando soluções de forma colaborativa. Essa experiência originou-se da narrativa dos pesquisadores, que compartilharam vivências em uma escola. Além disso, realizou-se análise documental dos relatórios de diagnóstico dos alunos das turmas de 2º ano, a fim de confrontar as informações com os resultados subsequentes e se utilizou pesquisa bibliográfica com autores que abordam o objeto de pesquisa.
Alinhando a educação com a Agenda 2030: desenvolvendo práticas didáticas seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a DistânciaÉ de fundamental relevância ensinarmos nossos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e dos fundamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por intermédio dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. Temos diversas ferramentas que auxiliam os docentes no processo de ensino, como as tecnologias digitais. Objetivamos aliar tais ferramentas à proposta de desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com os ODS, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo a implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em escala local.