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A música como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia: análise do samba-enredo da escola de samba da Mangueira de 2019
Geografia

Este trabalho analisa o potencial do samba-enredo para o enriquecimento do ensino de Geografia, conectando o conhecimento à realidade dos estudantes. Fernandes e Giordani destacam a importância de aproveitar conhecimentos prévios dos alunos e de considerar a escola como espaço produtivo de saberes. O samba-enredo da Mangueira de 2019 exemplifica como a música pode refletir questões sociais e históricas, como colonialismo e desigualdade de gênero. O artigo sugere que a arte musical pode contextualizar e enriquecer o ensino, promovendo abordagem mais inclusiva e interdisciplinar.

Sexualidade: a escola como espaço para reflexão e discussão
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Evidenciar a efetividade da abordagem do tema sexualidade no ensino público e analisar a realidade de jovens do Ensino Médio de Cachoeiro de Itapemirim/ES são o cerne deste estudo, que busca sintetizar as demandas dos alunos e os momentos em que a escola enfrenta barreiras para construir um conhecimento aprofundado e saudável sobre o tema. Os resultados apontaram discrepâncias entre diretrizes educacionais e prática escolar, evidenciando barreiras estruturais e culturais e a necessidade de intervenção diante dos impactos da falta de educação sexual na vida desses jovens.

Primeiros versos: introduzindo poesia e arte na infância
Educação Infantil, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar o desenvolvimento e os impactos de um projeto pedagógico voltado à introdução da poesia e das práticas artísticas na Educação Infantil realizado em uma creche pública de Paulínia/SP. O público foi composto por crianças de 3 a 4 anos em uma turma de maternal. No cotidiano da sala de aula, foram realizadas atividades que integraram leitura de poemas com experiências sensoriais e artísticas, valorizando o contato com diferentes materiais e explorando a expressão corporal, estética e literária na primeira infância.

A intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Física, Matemática, Química, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo investiga a construção do conhecimento em Ciências por meio da utilização de livros paradidáticos de histórias infantojuvenis como recurso didático. Seu objetivo principal é analisar os recursos mais empregados por professores de Ciências no Brasil, bem como a lacuna existente na legislação, em documentos e em políticas educacionais relacionadas ao incentivo à leitura na área. A adoção de livros paradidáticos infantojuvenis em Ciências tem se configurado como uma estratégia crescente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina e favorecer uma aprendizagem mais significativa.

Do pensar ao fazer nas relações pedagógicas entre os profissionais da Educação e os estudantes surdos: estudo de caso na escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Esta pesquisa analisa as relações pedagógicas entre profissionais da Educação de Surdos e estudantes surdos, destacando a precariedade dessas interações. O objetivo é identificar aspectos centrais dessas relações e compreender a contribuição da articulação pedagógica para a aprendizagem. Baseado na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, o estudo qualitativo de caso utilizou entrevistas individuais. Os resultados apontaram fragilidades na mediação pedagógica, comunicação em Libras e adaptação curricular, evidenciando a necessidade de formação continuada dos educadores.

Explorando a interseção entre autismo, tecnologia e ciências: uma revisão bibliográfica
Saúde e Educação Especial e Inclusiva

Atualmente, a educação é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para o desenvolvimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), promovendo habilidades sociais, comunicativas, acadêmicas e funcionais essenciais à autonomia e ao bem-estar. Compreender as necessidades específicas desses indivíduos e adaptar práticas pedagógicas são etapas essenciais para ampliar a acessibilidade e o êxito no ensino de Ciências. Recursos tecnológicos educacionais se mostram indispensáveis, uma vez que atendem às particularidades desses estudantes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente.

O impacto das aulas práticas e de eventos científicos na aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental, após a pandemia
Vivências de Sala de Aula

Apresentamos aqui as percepções de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre as vivências durante as aulas práticas e na Feira de Ciências na produção de conhecimento científico. Atividades sobre Ciências da Natureza realizadas foram sistematizadas em exposições durante a feira. Para avaliar o impacto no processo de ensino-aprendizagem, os alunos responderam questionários. De acordo com a perspectiva dos alunos, o ensino de Ciências por meio da experimentação prática facilita a compreensão dos objetos do conhecimento e promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital: uma preliminar de pesquisa
Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Música

O presente trabalho apresenta e discute os dados de uma pesquisa preliminar desenvolvida com o objetivo de compreender aspectos mais amplos do campo que, posteriormente, subsidiaram investigação de mestrado sobre a inserção da música como ferramenta pedagógica e facilitadora do desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil, por meio do uso da tecnologia digital, especificamente o podcast. A pesquisa inicial foi realizada conforme a Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), envolvendo cinco professoras de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Planejando e refletindo: experiências do projeto de extensão permanente Alimentação Saudável na Escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Educação Infantil

Este relato trata das atividades do projeto de extensão Alimentação Saudável na Escola. Foram construídos materiais educativos para escolares. Ainda devido ao contexto pandêmico, o projeto foi adaptado. A equipe era composta por nove estudantes de Nutrição e Gastronomia e uma nutricionista/docente coordenadora. Os temas escolhidos foram: na, Educação Infantil – De onde vem a comida?; no Ensino Fundamental – grau de processamento de alimentos; no Ensino Médio – redução de resíduos e custo ambiental do consumo. A extensão possibilitou a interação com a comunidade, favorecendo a construção de materiais específicos e adequados.

A Teoria da Complexidade de Edgar Morin: um olhar para o ensino em Biociências
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

O objetivo do presente artigo é discutir os principais pontos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin aplicados ao ensino em Biociências, sendo abordados estes principais pontos teóricos: pensamento multidimensional; pensamento dialógico; princípio da incerteza e ambiguidade; e pensamento ecológico. É válido ressaltar que a aplicação da Teoria da Complexidade de Edgar Morin no ensino de Biociências demonstra a importância de uma abordagem holística e interdisciplinar. Ao adotar os princípios da complexidade, é possível transformar a percepção dos alunos em relação aos fenômenos biológicos.