Biblioteca
Filtrar os artigos
A utilização das TDIC e metodologias ativas no Ensino Médio
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo analisa os desafios da utilização de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada com docentes da cidade de Itaperuna/RJ, por meio de questionários sobre práticas pedagógicas, infraestrutura e uso das TDIC. Os resultados evidenciam que, embora as metodologias ativas favoreçam o protagonismo estudantil, sua implementação enfrenta obstáculos estruturais e formativos. Verificou-se que as TDIC, quando utilizadas estrategicamente, potencializam a aprendizagem, mas não substituem o papel do professor nem garantem, isoladamente, práticas inovadoras.
A dança como ferramenta inclusiva: avaliação das práticas de Educação Física para alunos com deficiência sob a perspectiva dos pais
Educação Especial e Inclusiva, Dança e Educação FísicaO presente estudo investiga a dança como uma ferramenta de inclusão na Educação Física escolar, com foco na integração de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem quantitativa, aplicou survey a alunos e responsáveis, com análise via SmartPLS e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a dança favorece o desenvolvimento individual e a interação social, revelando seu potencial inclusivo. Contudo, sua efetividade depende de investimentos em infraestrutura e recursos, ainda insuficientes, o que limita a participação plena de pessoas com deficiência.
A relevância da abordagem crítico-superadora na adesão de alunos do 5° ano às aulas de Educação Física: um relato de experiência
Formação de Professores e Educação FísicaO trabalho foi realizado na perspectiva da utilização da abordagem crítico-superadora nas aulas de Educação Física de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. As experiências foram observadas durante duas semanas de aulas práticas da disciplina, buscando analisar as diferentes possibilidades de trabalhá-la atrelada ao modelo daquela abordagem educacional. Os resultados foram positivos; alunos que apresentam repulsa às aulas de Educação Física, quando compreendidos em seus contextos sociais, emocionais e racionais, se tornam aptos às mudanças e criam interesse.
Literatura de Mulher Preta: uma prática pedagógica na perspectiva da educação antirracista
Outras Mais EspecíficasA educação, mesmo com tantos avanços no currículo, ainda tem sua prática voltada para conteúdos eurocêntricos. Com isso, há negligência das possibilidades de representatividade diversa para alunos e alunas de todas as etnias, especialmente para estudantes negros. Este estudo reflete sobre a importância do olhar para práticas pedagógicas antirracistas na Educação Básica, com base em vivência utilizando o conhecimento sobre histórias e obras de mulheres pretas na literatura em sala de aula. Durante a prática foi observada participação e interação efetiva dos estudantes, além do protagonismo presente durante toda a aula.
Percepção de professores de escolas públicas de um município de Sergipe sobre o ensino remoto durante a pandemia da covid-19
Comunicação, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA pandemia da covid-19 causou mudanças na sociedade brasileira, principalmente para o sistema educacional, que se adequou às novas metodologias de ensino virtual/remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de professores de escolas públicas estaduais de Simão Dias/SE quanto às dificuldades e consequências enfrentadas por professores e alunos durante o ensino remoto emergencial. Trata-se de uma pesquisa observacional em que participaram 42 docentes. Identificou-se que instituições de ensino precisam adequar-se à nova era digital e que políticas públicas sejam voltadas para o combate à desigualdade social.
Genética em áudio: a elaboração de podcasts para o ensino de Genética - uma proposta inclusiva para alunos com deficiência visual
Biologia e Biociências e Educação Especial e InclusivaA Biologia recorre a recursos visuais como apoio ao ensino, o que pode representar um obstáculo para a aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Um dos principais desafios enfrentados pelos docentes é tornar o ensino de Biologia acessível a esse público. Neste trabalho, investigaram-se materiais produzidos por instituições ou indivíduos com o objetivo de subsidiar a elaboração de podcasts como estratégia didática inclusiva no ensino de Genética. A seleção dos temas baseou-se em conceitos estruturantes; os episódios, com duração máxima de dois minutos, foram gravados por uma das autoras por meio da plataforma Anchor.
A importância do lúdico no ensino-aprendizagem
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Espaços UrbanosEsta pesquisa objetiva analisar a prática lúdica educativa como método necessário e relevante no processo de ensino-aprendizagem. Busca compreender as contribuições das correntes teóricas sobre a ludicidade e investigar de que forma elementos como jogos, músicas, danças e brincadeiras podem auxiliar no aprendizado de cada educando. Também procura identificar como os educadores podem inserir essa prática em seus planejamentos e realizar aulas pautadas na ludicidade no cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfico qualitativo.
A música como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia: análise do samba-enredo da escola de samba da Mangueira de 2019
GeografiaEste trabalho analisa o potencial do samba-enredo para o enriquecimento do ensino de Geografia, conectando o conhecimento à realidade dos estudantes. Fernandes e Giordani destacam a importância de aproveitar conhecimentos prévios dos alunos e de considerar a escola como espaço produtivo de saberes. O samba-enredo da Mangueira de 2019 exemplifica como a música pode refletir questões sociais e históricas, como colonialismo e desigualdade de gênero. O artigo sugere que a arte musical pode contextualizar e enriquecer o ensino, promovendo abordagem mais inclusiva e interdisciplinar.
Sexualidade: a escola como espaço para reflexão e discussão
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEvidenciar a efetividade da abordagem do tema sexualidade no ensino público e analisar a realidade de jovens do Ensino Médio de Cachoeiro de Itapemirim/ES são o cerne deste estudo, que busca sintetizar as demandas dos alunos e os momentos em que a escola enfrenta barreiras para construir um conhecimento aprofundado e saudável sobre o tema. Os resultados apontaram discrepâncias entre diretrizes educacionais e prática escolar, evidenciando barreiras estruturais e culturais e a necessidade de intervenção diante dos impactos da falta de educação sexual na vida desses jovens.
Primeiros versos: introduzindo poesia e arte na infância
Educação Infantil, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar o desenvolvimento e os impactos de um projeto pedagógico voltado à introdução da poesia e das práticas artísticas na Educação Infantil realizado em uma creche pública de Paulínia/SP. O público foi composto por crianças de 3 a 4 anos em uma turma de maternal. No cotidiano da sala de aula, foram realizadas atividades que integraram leitura de poemas com experiências sensoriais e artísticas, valorizando o contato com diferentes materiais e explorando a expressão corporal, estética e literária na primeira infância.
