Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Violência na Educação: quando o alvo é o professor

Nos dias atuais, um dos problemas que tem atingido o sistema escolar brasileiro diz respeito à violência e como esta vem ultrapassando os muros de nossas escolas e se alojando nas salas de aulas, onde professores tentam conviver da melhor forma possível com o medo e com a insegurança.

O professor na Bienal do Livro

A Bienal do Livro no Rio de Janeiro vai até o dia 20, no Riocentro. São dias de atividades voltadas à literatura, poesia, educação, música e outras áreas que atingem o público infantil, adolescente e adulto. A organização do evento incentiva a visita dos professores, que não precisam pagar a entrada, desde que comprovem sua condição de docentes. Para saber que documentos levar para ingressar gratuitamente na bienal, bem como outras informações, acesse este link.

O professor como produtor: o caso da leitura em sala de aula

Você já parou para pensar que todo professor é também um produtor? Nossas aulas, os textos e exemplos escolhidos são a nossa produção cultural. O professor é produtor de um discurso que, segundo Walter Benjamin, pode ser aurático ou alegórico.

Uma experiência com modelagem na educação de jovens e adultos

Este texto pretende relatar uma experiência de modelagem matemática numa turma formada por jovens e adultos do Colégio Municipal Oscar Pereira de Magalhães, no município de Terra Nova (BA), a fim de que sirva de análise e motivação para professores de Matemática trabalharem a modelagem, na intenção de unir o conhecimento matemático às relações encontradas no dia a dia.

Cézanne: A sensação visual ao nível da consciência

Considerado por muitos o pai da pintura moderna ou o artista que realizou o impressionismo integral (Argan, 1992, p. 111), Cézanne construiu uma linguagem que ampliou o horizonte da pesquisa impressionista inicial, mas também a contrariou em muitos de seus dogmas.

Professores da Iowa State University contam suas experiências na preparação de cursos em EAD em seminário organizado pela Fundação Cecierj

Em agosto foi realizado o Seminário Internacional de Formação de Professores através de Educação a Distância, com a participação de professores associados da Fundação Cecierj e do Center for Technology in Learning and Teaching (CTLT) da Iowa State University, dos Estados Unidos.

Máquina silenciosa

Cecília. Sonoro, musical. Mas também silencioso. Cecília silenciosa. Cecília Meireles. O espaço de um nome em um espaço de uma poética. Os versos de Cecília têm a dimensão do grande, do aberto espaço das coisas minúsculas, às vezes quase imperceptíveis. Nossos olhos crescidos, sempre graúdos, quase não veem mais o ínfimo, a pequena dobra das coisas. Ler Cecília é fundamental. E quando o leitor percebe, porque leu, já experimenta. O que se experimenta com os versos de um grande poeta? Começo o ping-pong... Então: o que se experimenta quando se escuta a grande música ou quando se vê um grande quadro? O que somos nós quando nos sentimos outro? E a bolinha volta novamente: e o que é o grande? O que é ser outro? Leia Rimbaud e tire suas conclusões. De preferência, próprias. Je est un autre, disse o jovem francês. No mínimo, o que nos cala, o que cresce, o que já é, sem precisar ser novamente. O silêncio das coisas sem sequência. Uma dimensão do maravilhoso, um sim à vida, no que ela tem de único. Afinal, um grande poema tem esse dom: experimente-o e olhe em volta. Saberá exatamente a que me refiro. Só que Cecília tem suas exigências: difícil midiatizá-la. Há que se escutar a vaga música de um silêncio outro. Cecília é nuvem e abismo. Em qualquer das pontas, voo. O espaço exige seu sopro. Respire, prezado leitor. A máquina é breve. Engrene-se para não enganar-se. Ping e pong. E depois?

Redescobrindo o valor do índio na formação de nossa cultura sob o aspecto da Educação Infantil

O projeto Redescobrindo o valor do índio na formação de nossa cultura sob o aspecto da Educação Infantil constituiu-se de uma proposta de trabalho que desenvolveu atividades enfatizando o multiculturalismo e a diversidade cultural no âmbito da Educação Infantil e registrou o último ano da década dedicada aos povos indígenas pela Unesco.

Afinal, o que são produtos orgânicos?

A preocupação com uma alimentação mais saudável parece ter chegado às cadeias de fast-food – a antítese por excelência desse tipo de comida. Agora é possível ir a esses locais e pedir uma “saladinha” sem passar por “sem noção”; e, de sobremesa – quem tiver força de vontade de virar a cara para os saborosos e calóricos sundaes, tortas e shakes –, uma módica maçã ou, no máximo, um iogurte com frutas vermelhas e cereais.