Biblioteca
Filtrar os artigos
Um bicho esquisito
No momento exato em que escrevo essa crônica, estou diante de um imenso mistério. Sinto esse mistério sempre que escuto Take Five, de Paul Desmond. Especialmente quando ela é executada pelo quarteto de Dave Brubeck com o próprio Dave no piano, o Desmond no saxofone alto, Joe Morello nas baquetas e Eugene Wright no baixo. Poucas vezes me senti tão perto do sublime quanto nos momentos em que distraidamente sou pego por uma música como Take Five. Agora ela está tocando no meu PC e me pergunto: que tipo de criatura é capaz de fazer uma música como essa? Esse espanto não é só meu. Na tragédia de Sófocles, Antígona, o coro (espécie de narrador coletivo, porta-voz da cidade e usado no teatro antigo) enuncia: "muitas são as maravilhas, mas nenhuma é maior do que o homem". Mais à frente o coro de Sófocles completa o raciocínio: "dotado de arte e engenho para além do que se imagina, o talento para encontrar recursos ora o encaminha para o mal ora para o bem, confundindo as leis da Terra e a justiça que aos deuses jurou respeitar".
Quando sala de aula e laboratório de informática são o mesmo lugar
O Ciep 477 Professora Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal, distrito do município de Piraí, foi uma das cinco escolas selecionadas pelo programa Um Computador por Aluno (UCA), da Presidência da República, para testar um dos modelos de notebooks educacionais analisados pelo programa.
Professor na Educação a Distância
Ser presença como professor na Educação a Distância (EaD) é, antes de tudo, avançar na compreensão do que é "aprender" e quais são os significados do espaço de aprendizagem, seja este espaço a escola presencial, seja a escola virtual. Não há uma teoria da aprendizagem aceita de forma geral. De todo modo, sabe-se que a aprendizagem se realiza numa perspectiva de participação real e ativa do sujeito que aprende.
Fluxos Musicais
O site Fluxos Musicais - trajetórias sonoras do nomadismo traz debates, entrevistas e programas especiais, entre outras peculiaridades das interações musicais no mundo.
Poderá este experimento identificar a matéria escura?
(Tradução: Leonardo Soares Quirino da Silva)
A Evolução do Ensino de Ciências
Nosso objetivo neste pequeno artigo é abordar a evolução do ensino de Ciências nos últimos 50 anos, desde o antigo curso Ginasial (1ª a 4ª série) até o Ensino Fundamental de hoje (5ª a 8ª série).
O Dia da Consciência Negra – A história de Zumbi
No dia 20 de novembro de 1695 assassinaram Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Quase três séculos depois, em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, escolheram esta data como o Dia da Consciência Negra. Em 1978, o Movimento Negro Unificado incorporou o dia como celebração nacional até que, em 2003, a Lei 10.639 foi sancionada pelo presidente Lula e o inseriu como parte do calendário escolar brasileiro.
A participação da sociedade no espaço escolar: reconhecimento das diferenças nas singularidades
Como a escola é o principal eixo norteador da intermediação sociedade/indivíduo/instituição, a família recorre a esse espaço justamente para que a criança, ao adentrar no seu contexto, sinta-se à vontade e familiarizada, vendo-a como uma extensão social; urge, pois, à escola propiciar o pleno intercâmbio entre os variados setores sociais, a fim de que se consiga um arcabouço que permita às crianças e jovens a compreensão do espaço que lhes cerca, dos desafios que irão encontrar e como superá-los.
A valorização do negro para uma sociedade menos desigual
A fim de fomentar a discussão sobre Dia da Consciência Negra, o Portal da Educação Pública realizou uma entrevista com Cristina Lopes, que trabalha com desenvolvimento local e questão racial no Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.
O aniversário de Pascoal
Esta semana peguei emprestado um livro da biblioteca do Educandário Monte Alverne. Uma coletânea do grande poeta e dramaturgo espanhol Calderón de La Barca. Na verdade, queria reler sua inesquecível peça A vida é sonho, a estranha e fascinante história do príncipe Segismundo. Frei Serapião, de pé em sua bancada, assim que entreguei o volume para que anotasse a data do empréstimo e o dia que deveria trazê-lo de volta à escola, arregalou seus olhos estrábicos e soltou um dos trechos mais famosos do livro: