Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Museu da Imagem e do Som

Lançado a pouco mais de mês, o novo site do Museu da Imagem e do Som (MIS), ligado à Secretaria de Estado de Cultura, é um prato cheio para quem quer conhecer a história dos que fizeram as artes audiovisuais no estado e no Brasil. Entre eles, destacamos o depoimento de Cartola aos pesquisadores do MIS.

Folkehøjskole: as escolas populares dinamarquesas

Durante a pesquisa para o artigo sobre as Citizenship Schools, acabei descobrindo o movimento de Folkehøjskole da Dinamarca, que influenciaram a educação de adultos nos EUA na primeira metade do século XX. A Highlander Folk School, onde foram desenvolvidas as Escolas de Cidadania, é um exemplo desse movimento que tentava reproduzir a experiência dinamarquesa em terras americanas.

Questões de gênero e folclore

Com o aparecimento do primeiro homem e da primeira mulher, as especificidades de gênero vêm sendo construídas e reconstruídas ao longo das diferentes culturas e sociedades humanas. Mas foi no último século, caracterizado por novos conhecimentos científicos, uma infinidade de invenções tecnológicas e um cem número de transformações sócioculturais, que as relações de gênero começaram a ser questionadas, desequilibrando o status quo, do relacionamento homem-mulher no planeta Terra. E, assim, interferindo, modificando e reinventando a própria história da humanidade.

Misto de ficção e documentário

Imagens tremidas e entrecortadas mostram um grupo de pessoas atravessando a fronteira do México para os Estados Unidos. Eles correm pelo meio do mato, uma espécie de cerrado brasileiro, sendo "tocados" como bichos pelos "coiotes" - homens que intermediam a travessia ilegal. Logo se percebe que esta é uma corrida de vida e morte.

Dos diálogos de Sócrates

Fui buscar o texto de hoje pensando em meu filho João Luiz que me reaproximou de Sócrates e Platão, quando decidiu estudar Filosofia na UFRJ, curso que interrompeu para voltar a percorrer seu caminho do radialismo, que o levou para Brasília, um pouco mais longe do Largo de São Francisco que Itaipu.

Escola empreendedora

A ideia de desenvolver projetos empreendedores foi implantada no nosso colégio no ano letivo de 2000 e, desde então, anualmente, trabalhamos diversos temas ligados à cidadania em nossos projetos pedagógicos.

O que é Ecopedagogia?

A Ecopedagogia é um conceito ainda em construção e é definido mais como um movimento do que como uma nova teoria de educação. No Brasil, o principal centro de estudo sobre a Ecopedagogia é o Instituto Paulo Freire, em cujo site existe uma série de documentos e artigos sobre o tema, entre eles "Pedagogia da Terra - ideias centrais para um debate", de Moacir Gadotti, professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do IPF. O artigo foi apresentado no I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia, realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto, Portugal, em março de 2000.

A transdisciplinaridade pervertida

A educação formal e a educação informal via meios audiovisuais se enfrentam, no mínimo, há mais de um século. Desde que dois tecnólogos franceses, Louis e Auguste Lumière, revelaram ao mundo um equipamento que permitia estabilizar a captação e a exibição de imagens em movimento. Era dezembro de 1896 e o aparelho foi batizado de Cinematógrafo. Estava criada a indústria do Cinema.

Divino Emaranhado na baixada maranhense

Diante das dificuldades e da precariedade de comunicação no interior, só agora já na ilha e capital São Luís, estou tendo a possibilidade de enviar as histórias e caminhos por onde passamos no projeto "Divino Emaranhado na Baixada Maranhense" realizado neste mês de setembro. O que foi interessante para se debruçar na criatividade do precário e se deixar imbuir da falta que é presente neste cotidiano.

Projeto transdisciplinar reúne geometria e arte

Preocupada em oferecer uma alternativa de ensino mais contextualizada da geometria para seus alunos do Ensino Médio, a professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho, do Colégio Estadual Profa Zélia dos Santos Côrtes, de Nova Friburgo, criou o Projeto Geomarte - Geometria e Arte -, realizado em 2005.