Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Portal da Câmara dos Deputados

A TV Câmara nunca teve tanta audiência quanto, no ano passado, por ocasião das sessões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), em que se "lavou a roupa suja" de personagens importantes da esfera do governo federal. E nem se viu um fluxo tão intenso de mensagens via Internet para deputados e senadores, por meio das quais os cidadãos manifestaram sua indignação e repúdio aos atos de corrupção e às irregularidades na administração pública.

Educação integral do surdo por meio do esporte

O esporte é parte integrante do desenvolvimento humano, desde tempos imemoráveis. Podemos dizer, que a prática esportiva está diretamente ligada à qualidade de vida de todo cidadão, seja qual for sua faixa etária. Na área da saúde, por intermédio da fisiologia do exercício, na área social, por meio da participação e lazer, ou na área da educação, pelo esporte escolar. Por todos estes fatores é o segmento em condição mais favorável à promoção do desenvolvimento humano em todos seus aspectos, com papel fundamental na educação de nossos jovens, formando hábitos e valores para toda a vida.

Biblioteca Rodolfo Garcia (ABL)

Corre no largo rio da imaginação popular o mito de que a Academia Brasileira de Letras é lugar de culto ao passado, quase um museu, abarrotado de livros antigos e empoeirados e guardado por uma confraria de homens chamados acadêmicos, com seus cabelos brancos e fardões, que se encontram toda quinta-feira, lá pelas cinco da tarde, para tomarem chá e falar de coisas importantes.

Filosofia e sociologia podem tornar-se obrigatórias no Ensino Médio

Segundo a repórter Renata Cafardo, da Agência Estado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) deve votar até o fim de março proposta do Ministério da Educação (MEC) que torna obrigatório o ensino de Filosofia e de Sociologia no Ensino Médio.

B.O. de verão carioca

Hoje entrei para o rol das vítimas de uma cidade violenta. Violência? Não. "Nenhuma".

Do leitor imaginário às imagens de leitores em uma universidade carioca

Se nos damos a pensar na figura do leitor, possivelmente seremos invadidos por imagens de um certo leitor; o leitor burguês que foi se formando no interior do projeto de modernidade em contraposição às sociedades ditas tradicionais. A predominância deste leitor singular universalizado é alimentada por inúmeras imagens que, a partir de meados do século XVIII, passaram a representá-lo nos lares burgueses, como Chartier (1990, 1991) tem descrito em seus trabalhos. Podemos imaginá-lo confortavelmente deitado sobre a chaise longue de uma varanda, alheio ao mundo a sua volta. Entre suas mãos; o objeto-livro como um tesouro. Entretanto, basta ampliarmos a visada para locais onde se concentram muitos leitores - e o espaço universitário, parece um bom exemplo -, na contemporaneidade, para notarmos que esses se afastam tanto deste que imaginamos quanto, também, uns dos outros. Partindo da concepção de leitura como prática cultural (Chartier), sabemos que, além de historicamente variável, a relação com a leitura difere em função do meio de socialização de seus leitores. Neste sentido, procuro, por intermédio de observação e entrevistas, confrontar as diferenças das condições e práticas de leitura de universitários de camadas sociais diversas.

Colégio Pedro II: escola de líderes

Criado em dezembro de 1837, para formar a elite do Império e servir de padrão para as outras escolas do país, o Colégio Pedro II segue, até hoje, como um dos centros de excelência entre as escolas de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Nas palavras de seu diretor, o colégio tem que ser o "paradigma da escola pública de massa e qualidade".

Muito além do "homem-bomba"

Uma mulher jovem e bonita chega a um lugar miserável e se dirige a uma barreira militar. Um soldado, mais jovem que ela, abre sua bolsa, revira suas roupas como à procura de uma arma. Ele tem uma expressão fria e hostil, os dois não trocam uma palavra sequer, apenas olhares. O outro não é só um estranho, mas uma ameaça.

Importância de doar recursos financeiros: Fundo promove iniciativas ligadas aos direitos humanos da mulher

Nessa véspera do Dia Internacional da Mulher, o Portal da Educação Pública foi conhecer o Fundo Ângela Borba de Recursos para Mulheres, uma das organizações que promovem os direitos humanos das mulheres no Brasil.