Biblioteca
Filtrar os artigos
O dia em que descobri que nasci professora
Hoje acordei pensando em desistir de ser professora. Sei lá, fazer outra coisa. Chega! Disse para mim mesma quando o relógio despertou: pronto decidi, vou ser secretária, atendente, camelô, qualquer coisa, menos professora. Analisando as minhas opções, a ideia de fazer outra coisa agrada-me. Já sentiram isso? Vontade de não ser mais professor? Quanta cobrança. Pressão. Trabalho extra. Rouquidão. Alergia. Calos na garganta e nos pés. Tendinite.
Aprendiz UOL
Partindo da pergunta de como deveria ser o ensino de direitos humanos na escola, o jornalista Gilberto Dimenstein fundou, em 1997, a ONG Cidade Escola Aprendiz. As experiências nesse campo e no da Educação Comunitária podem ser vistas no portal Aprendiz UOL, que também traz discussões e links de interesse para professores.
Livro na rede
O embalo da rede, aquela acolhedora fonte de repouso que herdamos de nossos antepassados indígenas, é um convite irresistível para quem cultiva o saudável hábito da leitura. O que poucos imaginavam era que um dia uma outra rede fosse seduzir os amantes da literatura. A proliferação das bibliotecas virtuais e de diversos projetos de digitalização de livros estão conquistando cada vez mais adeptos da leitura na rede, de computadores.
Murrow versus McCarthy
Fortemente relacionado com o momento por que passa os EUA, hoje, com a restrição das liberdades individuais em nome do combate ao terrorismo, o filme Boa noite e boa sorte (2005) pode servir também de material para discussões em sala de aula. Com roteiro de Grant Heslov e George Clooney e direção deste último, o filme foi recentemente lançado em DVD.
Escola e cidadania: uma experiência nos EUA
Nós brasileiros, acostumados a nos registrar como eleitores só uma vez na vida e com esse direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 a praticamente todos os cidadãos, independente de idade, de cor, de credo ou de nível de escolaridade, pode parecer-nos que seja diferente em outros países como, por exemplo, nos EUA.
Teoria Especial da Relatividade
A teoria especial da relatividade, formulada por Einstein em 1905, mostra que espaço e tempo não são absolutos, como até então se pensava. Suas equações se basearam na experiência de Michelson-Morley, realizada 25 anos antes, que mostrou ser a velocidade da luz sempre a mesma independente do observador, e também nos trabalhos de James Clerk Maxwell sobre ondas eletromagnéticas.
L'après-midi d'un faune Baudelaire e Mallarmé
Homenagem à Maria Lúcia Galvão
As forças da natureza
O funcionamento harmonioso do universo pode ser explicado através de quatro tipos de forças. Convivemos rotineiramente com pelo menos duas delas, mas dificilmente questionamos sua existência. O simples fato de podermos fazer uma caminhada está relacionado a uma força: a da gravidade. Sem ela, flutuaríamos sem condições de tocarmos compassadamente o solo com nossos pés. É a força gravitacional que determina nosso peso, que orienta o curso dos rios e a forma como as plantas crescem. Ë a força que mantém os planetas em suas órbitas e que possibilita a formação de estrelas através da condensação de poeira cósmica.
O Candidato de Platão
Repentinamente a temática da educação invadiu o horário eleitoral. Agora, a ideia de uma revolução, que antes poderia ser feita com armas, começa a ser pensada com livros e homens. Mas essa não é uma ideia nova. Ela tem mais de dois mil anos. Não sei se você já se perguntou, amigo leitor, quem inventou a escola? Que ideia estranha é essa de se retirar as crianças do convívio dos pais e levá-las para um outro lugar para serem instruídas (ou adestradas) conforme a teoria pedagógica do momento.
Contra a Síndrome do Avestruz: o voto
Tem um mito popular segundo o qual, nas situações de perigo, os avestruzes simplesmente enfiam sua cabeça na areia para se esconder. Há pessoas que parecem sofrer de mal parecido. Ao se encontrarem em situação desconfortável, procuram se esconder. Alguns dos sites e grupos que pregam o voto nulo na internet podem ser incluídos nesse grupo de pessoas. Desiludidos com dossiês, escândalos, CPIs, eles pregam o voto nulo como solução que obrigaria, entre outras coisas, os políticos a repensarem suas práticas. A reação a essa campanha já apareceu na mídia, em razão da ameaça velada à democracia representativa que a difusão dessa atitude representa.