Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Escola do Futuro da USP

Em 1987, o professor da USP Frederic Michael Litto foi passar um ano como pesquisador visitante na Universidade de Stanford, na Califórnia. Foi dessa universidade americana que saíram os primeiros empresários e pesquisadores do Vale do Silício. Foi onde Frederic teve contato com o que de mais moderno havia na pesquisa de novas tecnologias e das ciências cognitivas - que estudam o processo de aprendizagem. Os resultados das pesquisas realizadas nesse encontro deram origem a Escola do Futuro da USP.

Ciência Móvel

No próximo dia seis será lançado, em Nova Iguaçu, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto "Ciência Móvel", uma carreta que vai circular por cidades do interior da Região Sudeste, resultado de uma parceria entre o Consórcio CEDERJ/Fundação CECIERJ e o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz.

O aprendizado da sexualidade

Ao contrário do que dizem por aí, o sexo ocasional, o "ficar" não é o responsável pelo aumento de casos de gravidez na adolescência. Uma das razões é que, ao contrário do senso comum, nem sempre um "ficar" resulta em ato sexual. Depois, como os parceiros não têm intimidade, eles se preservam, diferentemente dos namorados de longa data, independente da idade em que tenham iniciado sua vida sexual.

A resistência feminina contra a segregação do gênero durante o regime Taliban no Afeganistão

O presente artigo é parte da pesquisa que venho desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Geografia na USP (doutoramento). Trata-se de um estudo que procura acompanhar os debates sobre o uso das tecnologias no espaço de fluxos das redes comunicacionais onde é possível processar e armazenar informações em função da sua natureza técnica. Os usuários da rede se beneficiam comunicando-se uns com outros, criando networks, buscando dados e potencializando movimentos sociais.

Projeto Bi-Bi Fom-Fom: Aprender a conviver com o trânsito

O projeto Bi-Bi Fom–Fom constitui-se numa série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação para o trânsito e atendendo à Educação Infantil e ao ensino Fundamental (1º e 2º ciclos).

Tempo de ascensão

O som de turbina de avião se mistura ao burburinho dos visitantes, a sensação é de que algo especial está para acontecer. Uma fumaça diáfana se alonga em direção ao cume da rotunda e, incansável, se transforma a cada movimentação dos corpos presentes naquele espaço. A dinâmica entre esta interferência e a percepção que a acompanha talvez seja o caminho para pensarmos sobre a inexplicável vibração que emana da exposição Ascension, primeira individual do artista plástico Anish Kapoor no Brasil.

Parque do Martelo

Na rua em que você mora existe um parque para as crianças brincarem, com árvores por todos os lados? Uma área de lazer segura em que os moradores de sua comunidade podem se encontrar para conversar, para praticar atividades físicas ao ar livre ou para promover eventos comemorativos? Se você respondeu sim às duas perguntas, parabéns! É uma pessoa privilegiada. Se respondeu “não, quem me dera!”, não se lamente, vá à luta, esse não é um sonho impossível!

Os gêneros de texto

É muito importante o aluno ter contato com os diferentes gêneros textuais e para esse trabalho dar certo é preciso levar para a escola o repertório e os produtos da cultura local, que às vezes nós discriminamos. A receptividade do professor é um ponto essencial, é preciso ter flexibilidade para trabalhar usando os diferentes tipos de texto.

Plenária dos prosadores

O clima afetuoso do encontro entre Moacyr Scliar, Antônio Torres e o professor de literatura Ítalo Moriconi, que mediou a mesa, aqueceu com uma maciez aconchegante o público que esteve presente na Plenária dos prosadores, do X Congresso da Abralic. Vale a pena conhecer o depoimento destes dois escritores e pensar nos porquês de o livro ser a porta de entrada para um mundo melhor, como nos diz Moacyr Scliar.

Museu Villa-Lobos

Nesse momento da vida nacional em que a população está mergulhada na apatia e no desencanto com as coisas da política - considerando que nessa época de eleições os espíritos costumavam se acender, senão por pessoas ou partidos, por sonhos e ideias -, as palavras de Villa-Lobos soam como alento. Com seu pensamento e com sua obra, o genial compositor e maestro, recupera nossa autoestima, nossos valores e nos faz acreditar num destino de grandeza para nosso país.