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Reflexões sobre o currículo da EJA na perspectiva da Educação Matemática
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da Educação Básica em nosso país que atende a uma expressiva população de estudantes com características muito peculiares, dentre elas o fato de pertencerem a grupos que vivem simultaneamente em situação de exploração socioeconômica e de discriminação cultural-valorativa, o que podemos analisar que significa que enfrentam cotidianamente diversas formas de injustiça, inclusive o desrespeito quanto aos seus valores culturais.
Uma nova preocupação com a água que bebemos
Este artigo foi elaborado de forma colaborativa; trata dos contaminantes emergentes na água. Esse tema foi alvo de estudo e discussão em um curso para professores da rede pública, oferecido pela equipe de Química da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. Os cursistas tiveram o desafio de produzir o artigo utilizando fontes bibliográficas citadas ao final.
O valor absoluto da boa vontade na fundamentação kantiana da moral
Kant, ao iniciar a primeira seção da Fundamentação da metafísica dos costumes, chama a atenção para algo que pode possuir um valor “ilimitadamente bom”; diz ele: “Neste mundo, e até fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade” (KANT, 1980, p. 109). Queremos apontar algumas questões e considerações a respeito do que Kant chama de “bom sem limitação”.
Liberdade, responsabilidade e o paradoxo da tecnologia
Cecília Meireles
Continuidade e descontinuidades entre a macropolítica e as micropolíticas públicas em educação nas áreas municipais do Rio de Janeiro
Centrado em observar as maneiras de conjunção entre a macropolítica (partindo das propostas da LDB) e as micropolíticas públicas em Educação em áreas municipais do Estado do Rio de Janeiro (por amostra), o presente trabalho objetiva basicamente levantar, identificar e classificar os indicadores que nortearam a implantação e o cumprimento das novas exigências legais (LDB). Pretende-se observar as micropolíticas públicas em Educação partindo de variáveis como: formas de adequação encontradas pelos municípios face às dificuldades locais, hoje locais globais; peculiaridades e identidades da realidade da história social e educacional local e, o papel da universidade e do docente universitário nessa geografia do saber.
O mapa da literatura brasileira atual no contexto da América Latina
Com projeto de pós-doutorado aprovado no último edital do Programa Pós-doutorado Nota 10 da Faperj, Ieda Magri e Beatriz Resende se dedicam ao estudo da literatura brasileira atual e o sistema editorial da América Latina.
Arquivo Público do Estado de São Paulo
O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores do país; sendo assim, não é de surpreender que tenha verdadeiras preciosidades em seu acervo digitalizado. Mas talvez o mais interessante do site esteja contido nas seis pequenas fotografias que se encontram ao final da página inicial. É um prato cheio, aliás, é um verdadeiro banquete para quem quer conhecer um pouco mais da história da Terra da Garoa. Mas não só os curiosos como também professores, historiadores e estudantes vão encontrar um consistente material de estudo ao clicar nas fotos.
Devemos ver com os olhos livres
Vivemos numa sociedade impregnada de outras sociedades, de outros povos, de outras culturas, de tantos sotaques, de tantas crenças, de tantos contrastes. Somos semelhantes a colchas de retalhos, em que a junção de diferentes pedaços, grandes e pequenos, azuis e amarelos, contribui para formar uma unidade. Somos partes de muitos que vamos juntando e achando que somos nós mesmos, indivíduos individuais. No entanto, vamos clonando gestos, ideias, expressões, maneiras de vestir, falar, e podemos encontrar vários de nós andando por aí, na televisão, em jornais, do outro lado do mundo – e não somente na frente do espelho.
O jogo sígnico da poética de Arcimboldo
Ao olhar de relance para as telas de Arcimboldo (1527-1593), a surpresa, o estranhamento, o deslocamento são ações instantâneas e extremamentes esperadas. Não há como negar: o olho procura no meio embaralhado dos signos uma pista para entender, uma forma de adentrar os quadros, um caminho a seguir. A preferência por Arcimboldo e o recorte escolhido por nós aconteceram justamente pelo enigma que percorre o processo de significação, algo que ora se apresenta, ora se esconde, se disfarça. A dissimulação tece-lhe o corpo/rosto e estabelece um jogo em que cada voz e cada termo se afiguram como máscaras que, apenas em avaliação, possibilitam ver onde se fia um traço comum. Traço, ele mesmo, nem sempre igual, mas aproximado, seja pela harmonia momentânea (lugar onde os significantes se interseccionam, produzindo uma direção, dado o corte), seja pela ressonância díspar de alguns outros textos, às vezes só identificados quando se para para olhar atentamente, percorrendo e avaliando a tessitura das telas.
Você tem medo de quê?
Dia desses, lendo uma matéria sobre formas de lidar com o medo, lembrei-me de um livro emblemático de minha infância que girava em torno deste sentimento (e que agora, décadas depois, faz parte do universo literário de minha filha): Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.