Biblioteca
Filtrar os artigos
Como vivem os vovôs no Brasil?
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que, dos 93 mil idosos que são internados a cada ano no Sistema Único de Saúde (SUS), 27% são vítimas de violência. Só em 2007, 116 mil pessoas acima dos 60 anos foram agredidas Brasil afora, segundo dados do Governo Federal. Dos 19 milhões de idosos brasileiros, 12% já sofreram maus-tratos e 54% das agressões são causadas pelos próprios filhos.
Breve relato histórico acerca da investigação de Russell sobre Leibniz
Ao ser convidado, em 1899, para ministrar aulas sobre Leibniz como professor no Trinity College, em Cambridge, Bertrand Russell iniciou um minucioso estudo sobre o sistema leibniziano que o fez perceber a fragilidade da estrutura sobre a qual construíra sua própria visão a respeito de tal filosofia.
Bem-vindo ao Facebook
A maioria dos amigos de minha filha – e ela, inclusive – não usam mais e-mail. Comunicam-se pelo celular ou pelo Facebook. Isso quer dizer que eu já devo ter passado pela minha terceira ou quarta desatualização em relação à comunicação entre as pessoas. Vamos ver: telefone, e-mail, icq, MSN, celular, SMS... Bem, é melhor parar. Continuo achando incrível poder mandar cartas por meio eletrônico e me comunicar por telefone no meio da rua, sem usar fios.
Na relação professor-aluno, cada criança é um universo infinito de possibilidades
Cada ser humano é único em diversos aspectos; dentre estes, destacamos a sua essência social, cultural, cognitiva e biológica. Saber respeitar cada indivíduo como único, dotado de suas próprias competências e saberes, é dever de cada um, pois nunca evoluímos como entidades humanas se não quando aprendemos a ouvir, pensar, dialogar e refletir sobre tudo que está à nossa volta (CÓRDULA, 2012).
Psicologia e Educação: algumas considerações históricas
Até o final do século XIX, não havia fronteiras nítidas entre a Psicologia e a Educação; as relações entre essas áreas eram mediadas por premissas estabelecidas no campo da Filosofia, que parte da ideia de que o conhecimento consiste na investigação da verdade por meio da compreensão dos nexos existentes entre os acontecimentos temporais. Remonta, portanto, à teoria platônica que postulava a correspondência entre pensamento e realidade a partir do entendimento acerca da existência de um mundo divino onde se encontravam as ideias perfeitas (apriorismo). No modo de entendimento aristotélico, observa-se uma mudança: o conhecimento se origina nas evidências oferecidas pelos sentidos, no processo de aprendizagem que decorre das leis de associação, interferindo o papel da memória, bem como a influência da experiência sobre o ato de conhecer: a sensação, a memória e a imaginação são identificadas como funções cognitivas. Tem-se em vista que o psiquismo tem a capacidade de conservar as imagens recebidas, organizá-las para serem utilizadas posteriormente, visto que as ideias e imagens formam uma massa de representações que exercem influência considerável nas experiências subsequentes quanto maior for o nível de conscientização.
Feira de Ciências do Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, de Nova Friburgo, trabalhando conteúdos do currículo mínimo estadual de Física
A visão que os alunos possuem de Física, como disciplina, nem sempre é positiva; é considerada uma disciplina de difícil assimilação, na qual muitas vezes a maioria apresenta grandes dificuldades de aprendizado.
Guia do estudante
O site Guia do Estudante tem, logo abaixo do título, uma linha com quatro abas de diferentes cores que parecem resumir as questões mais importantes que rondam a vida de quem está se preparando para o vestibular. A primeira aba, em azul, trata de Profissões e Universidades; em seguida aparece a aba sobre Orientação Profissional, em verde; em terceiro, sobre fundo roxo, está Vestibular e Enem; e, por último, vem a aba laranja, com o mais importante tema de todos: Estude.
A arte sequencial
Arte sequencial é um termo cunhado por Will Eisner em seu livro Comics and Sequencial Art e se refere à modalidade artística que usa o encadeamento de imagens em sequência para contar uma história ou transmitir uma informação graficamente. O melhor exemplo de arte sequencial são as histórias em quadrinhos – HQs, que são composições impressas de desenhos e textos utilizando balões de diálogo, especificamente em revistas em quadrinhos e nas tirinhas de jornais.
Estudo contrastivo das colocações em português e árabe, numa perspectiva de ensino
O que chama atenção neste estudo é a forma de classificação das colocações, uma vez que isso permite a separação entre os termos e sua definição num dado contexto, também quando tratarmos de uma construção referenciada do aprendiz, avaliando assim as situações, por meio de um conjunto de indicadores ou de explicações que referem aos termos da colocação.
O carregador e a dançarina: uma fábula extemporânea
Para Deleuze