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Schopenhauer visto por Nietzsche
Friedrich Nietzsche nasceu em 1844, oriundo de uma família de classe média, cujo pai era muito culto e apaixonado pelas artes. Em 1869, foi convidado para ser professor de Filologia na Faculdade de Basileia, Suíça, onde fez estudos sobre a tragédia grega e teve sua aproximação com a filosofia através da leitura de O mundo como vontade e representação, obra principal de Schopenhauer, publicada em 1819. Em 1871 escreveu seu primeiro texto, O nascimento da tragédia, que é escrito totalmente em prosa.
Motivação: segurança X insegurança
Como razão que sirva para motivar e manter os colaboradores numa dada tarefa, o desafio é imperioso nesse tipo de empreendimento. Desafiar as pessoas de uma organização não é um evento simples. Para tanto, vale refletir a respeito de algumas contradições existentes no ser humano. Refiro-me à estabilidade tão desejada pelo funcionário: carteira assinada, salário em dia etc. É uma luta histórica a segurança garantida pelas leis trabalhistas, além da atuação sindical em prol do trabalhador. Mas devemos considerar o ponto contraditório nesse tipo de sentimento de segurança profissional: a monotonia da rotina.
Estratégias comunicativas como fator de qualidade na gestão escolar
Deveria começar minha apresentação no Encontro Nacional de Diretores dizendo que é saudável uma pergunta sobre comunicação ser associada à qualidade da gestão escolar porque talvez não exista outra dimensão na vida prática das instituições educativas tão recorrente na hora de identificar problemas nem, talvez, tão descuidada como essa transversal estratégica do que fazer institucional.
O modernista Ascenso Ferreira
Ascenso Ferreira nasceu Anibal Torres em 9 de maio de 1895, em Palmares (PE), e morreu em 5 de maio de 1965, em Recife (PE). Fascina-me desde garoto, quando minha mãe me ensinava a dizer poemas e me levava para dizê-los em algumas das aulas que ministrou durante longos anos para professoras de todo o Brasil (ainda encontro gente de muitas gerações que participou dessas aulas).
John Lennon, 29 anos depois
A noite de 8 de dezembro de 1980 trouxe uma notícia ruim para o mundo inteiro. O ex-beatle John Lennon havia sido baleado. Ainda não se sabia por quem nem por quê, e a perplexidade se tornou ainda maior quando ficou claro que os tiros disparados vieram da arma de um fã esquizofrênico que horas antes havia pedido um autógrafo do artista na capa de seu novo LP.
O futuro não chega nunca
Tinha por ele a afeição que se devota aos pais, mas não éramos sequer amigos – como um adolescente, ou menos que isso, poderia dizer-se amigo do pai de seus amigos? Tomado por turbulências interiores e fricções com o mundo, talvez ele sequer prestasse atenção em mim – ainda que queiram, meninos não mudam o voo de pássaros selvagens – mas ficou inscrito nos meus afetos e sua imagem resta indelével na minha memória.
Canto de viver e sonhar
(Ridimúin – Jangada aérea)
O conto da Microsoft
Em 2003, a Microsoft lançou mundialmente o projeto Parceiros na Aprendizagem, em que planejou e executou durante cinco anos uma série de iniciativas educacionais em diversos países do mundo. No Brasil, três programas formam o conjunto principal da atuação da empresa na educação pública brasileira: Aprendendo em Parceria (AP), Gestor Escolar e Tecnologia (GET) e Aluno Monitor (AM), este último o principal dos programas em execução até hoje no país. Ele promove a formação dos alunos em conceitos básicos de tecnologia a partir do conceito da multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos. O primeiro estado que aderiu à iniciativa foi a Paraíba, em 2004, exemplo seguido por Goiás, Pernambuco, São Paulo e que tem atualmente 67 outras parcerias, entre elas secretarias de Educação municipais e estaduais, além de organizações não-governamentais (Ongs).
O que significa avaliar alguém no ensino superior?
Venho colaborando há algumas semanas com artigos para esta revista de educação, mas até então não tinha tratado diretamente de experiências no interior da sala de aula. Quero, com este texto, por meio de uma experiência pessoal de docência em uma universidade pública, suscitar uma reflexão sobre as condições de muitas universidades no Brasil e problematizar o sentido de sua própria denominação como “universidade”.