Edição V. 11, Ed. 7 - 15/02/2011

Interdisciplinaridade, um bem necessário do século XXI

O advento da globalização trouxe para o mundo contemporâneo um novo agir, um novo pensar. Todos os campos precisaram ser revistos e a educação não poderia ficar afastada desse processo.

Leia este artigo

Escher

Maurits Cornelis Escher (1898-1972) foi o quarto filho em uma abastada família holandesa. Depois de fracassar nas provas de ensino superior, seu pai, engenheiro civil, esperava que seu filho ao menos se tornasse arquiteto. Escher, então, entrou para a Escola de Arquitetura e Artes Decorativas em Haarlem, onde teve contato com um artista gráfico renomado na Holanda, Samuel Jessurun de Mesquita. Percebendo o talento do aluno, Mesquita o encorajou a seguir da carreira de artista gráfico. Mesmo com todo o receio da reprovação familiar, Escher seguiu sua vocação.

Leia este artigo

Danças Africanas

O site Danças Africanas é de origem... portuguesa. Isso, porém, não deve causar muita estranheza, pelo fato de Portugal ter colonizado diversos países do continente, que passaram a falar português. Talvez isso tenha facilitado o intercâmbio entre as duas culturas.

Leia este artigo

A roupa que nos define

Também chamada de vestuário ou indumentária, a roupa é usada basicamente para proteger o corpo e aquecê-lo, ou pelo menos deveria ser assim. O que vemos é que a roupa carrega valores sociais e culturais, unindo ou segregando indivíduos, além de outros fatores que também influenciam na escolha da roupa como: conforto, bom-senso, status, o clima da região e, especialmente, as crenças religiosas.

Leia este artigo

Tempo bom para o conto brasileiro

São tantas as catástrofes naturais ocorridas nos últimos tempos (tsunamis, temporais, vendavais, tornados, enchentes, inundações e a recente devastação na região serrana fluminense) que essas ocorrências pouco tempo depois caem no esquecimento – claro que não para aqueles que sofreram as consequências, como desalojados, desabrigados, desempregados, despossuídos.

Leia este artigo

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

A educação passa por grandes transformações; a todo momento novas concepções de ensino e aprendizagem surgem, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica (Gonçalves; Macêdo; Machado, 1996). No entanto, nessa busca de qualidade e maximização da aprendizagem estão as crianças e adolescentes que chegam à escola com uma bagagem própria de informações e comportamentos, incluindo ai aspectos culturais, educação doméstica (bons modos, moralidade, religiosidade), éticos, sua personalidade, seu caráter em formação e seus problemas (medos, preconceitos, carências, afetivos, emocionais etc.) (Nolte; Harris, 2009).

Leia este artigo

QUANTO ELAS ESTÃO PESANDO

As mulheres andam à beira de um ataque de peso. Elas se pesam em casa, na farmácia, na academia. Em qualquer lugar onde haja gravidade. Escondidas ou escancaradas, elas se pesam. Coitadinha da balança, tão pequena e tão odiada. Nosso corpo é um atalho às vaidades que não duram. Um culto ao espelho que se quebra. E, de quebra, nos traz a pele que, mais cedo ou mais tarde, resseca. Portanto, vamos ao que realmente pesa, na mulher que, hoje, anda deserta. Desculpas não faltam. Equívocos também não. Inúmeras tarefas de um cotidiano exigente trazem-lhe uma tristeza permanente. Elas rejeitam a leveza da espera. A feminilidade deu à luz uma quimera. E a delicadeza anda tão escassa, Que nem de longe lembra a primavera. O que sobra é um futuro de passado sem pegadas. E um presente sempre ausente. De vez em quando, é preciso rir naturalmente, pra esquecer o combinado dos retratos. Então vamos combinar, não se pode ter a certeza da beleza com tanto subjetivismo a ser explorado. Só pra variar, a beleza só é bela quando a igualdade se distrai, e contrai, em todos os sentidos, a desobediência do improviso. Definitivamente, a beleza não é uma medida física. Nossas meninas precisam rever seus conceitos atuais, pra reencontrarem suas mulheres acolhedoras. O mundo já nos é demasiadamente brutal, o que nos restará se flores não se permitem florescer. Que vocês esqueçam de vez a submissão, mas não custa lembrar que a natureza selvagem necessita de carinho. Para isso, felizmente, ainda temos o bom humor e alguns vestidos retalhados no caminho. Só assim, colocaremos a beleza no destino da espontaneidade, e seu segredo, na mágica de ser o que se sente. Ninguém sabe de onde vem. Ninguém sabe pra onde vai. Eu, pelo menos, nunca soube. E você, sabe?

Leia este artigo

AS ONDAS DO PODER E OS CICLOS DA MOEDA

“The time has come for a new economic policy for the United States… Accordingly, I have directed the Secretary of the Treasury to suspend temporarily the convertibility of the American dollar...”

Leia este artigo

Física na Veia

Você conhece o www.fisicanaveia.com.br? Este é o blog do professor Dulcídio Braz Júnior, que recebeu, em junho de 2010, o prêmio de melhor blog em língua portuguesa do The BOBs (The Best of Blogs), concurso internacional de blogs organizado pela empresa alemã Deutsche Welle, considerado o maior concurso de weblogs, podcasts e videoblogs do mundo.

Leia este artigo

Tecnologia: primordial para a Educação?

Que ela já se tornou essencial para boa parte da sociedade, isso é fato, não se discute! Mas, e quanto à importância das novas tecnologias em sala de aula? Seria a tecnologia primordial ou não para a Educação?

Leia este artigo

Linguagem como identidade

A linguagem pode ser definida como um meio de se comunicar. Um conjunto de símbolos que se tornam signos, codificados de modo que uma comunidade consiga se entender através desse sistema específico. Aristóteles dizia que a palavra falda é um símbolo do estado da alma – e que a palavra escrita é um símbolo da palavra falada. Um nome, portanto, é o símbolo do que a coisa nomeada causa em nossa alma. E tudo é nomeado por nós, porque em nós tudo precisa ser expresso e comunicado. O animal de quatro patas que pode ser selado e cavalgado não “é” um cavalo na natureza, mas “é chamado” de cavalo por nós, simbolizando assim o que aquele animal nos suscita. E tudo no mundo é simbolizado em palavras para que possa haver comunicação entre os componentes de uma comunidade que utiliza a mesma linguagem.

Leia este artigo

Minha cidade maravilhosa

Uma das ideias filosóficas contemporâneas mais instigantes é a do filósofo italiano Domenico de Masi, que se baseia em duas palavras: “ócio criativo”. Ao começar a escrever sobre o lugar onde vivo, minha memória buscou o filósofo pelo fato da cidade em que nasci e vivo até hoje dispor de todos os atributos para realizar a síntese do italiano.

Leia este artigo

Breve percurso histórico para pensar a questão dos PCNs na educação brasileira

A questão do debate de um currículo unificado para todo o território nacional é recente (desde 1996, com a instauração dos Parâmetros Curriculares Nacionais), mas ao longo da história do nosso país nota-se que esse debate já existia, tornando-se necessário que tal discussão seja problematizada. Logo, é fundamental olhar, mesmo que de forma breve, para a história educacional brasileira para compreender como se chegou à situação atual.

Leia este artigo

Mais de 1.300 jovens da Maré estão matriculados em universidades públicas ajudados por cursos comunitários

Cursos preparatórios para o ensino médio e para o vestibular ajudaram mais de 1.300 jovens da Maré a entrar na universidade e em escolas técnicas federais e estaduais. O objetivo dos cursos é melhorar a qualidade do ensino público da região e deixar alunos aptos a disputar, de igual para igual, uma vaga com estudantes de escolas particulares.

Leia este artigo

Referências literárias na MPB – um exemplo

Antes de tudo, peço licença aos leitores (e ao compositor, Milton Nascimento) para publicar a letra da canção Morro Velho, que vai servir como exemplo de uso das referências literárias na Música Popular Brasileira.

Leia este artigo

Reflexões sobre a qualidade da Educação em todos os âmbitos da escola

Atingir a qualidade de ensino com a aplicação de novas técnicas e experimentando métodos tradicionais ou inovadores não é tarefa exclusiva dos professores. Iniciativas que possibilitem a aplicação prática devem existir em todos os níveis de ensino que compõem a escola.

Leia este artigo

Aprender Física com arte: uma luz na vida dos alunos

Física talvez seja a matéria mais temida pelos estudantes do ensino médio. Eu mesma sempre tive problemas com tal disciplina. A dificuldade ainda se agrava na medida em que a Matemática – outra temível disciplina – é apenas uma das ferramentas da Física, que, por sua vez, já parte do ponto que se deve ter pleno domínio da Matemática para então decorar aquele monte de fórmulas.

Leia este artigo

Alunos on-line

Voltado para estudantes das diferentes idades, o www.alunosonline.com.br pertence ao portal Brasil Escola e pode ser uma maneira “bem web” de mostrar os temas que estudamos em sala de aula. Isso porque que em seus links o internauta encontra pequenos e objetivos textos sobre os diferentes assuntos – o que pode facilitar e atrair mais a navegação dos estudantes.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco