Edição V. 24, Ed. 16 - 14/05/2024
Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação
Formação de ProfessoresA formação continuada pode ser um dos caminhos nesse universo globalizado para aprimorar o conhecimento dos professores e verificar sua atuação em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, apontando e reavaliando as lacunas deixadas nos cursos de formação. A pesquisa tem como objetivo promover capacitação de professores com inserção de tecnologias digitais a partir de uma proposta para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos no período pós-pandêmico. A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, apresentando abordagem qualitativa, com ênfase na resolução de problemas, possibilitando a elaboração de um e-book.
Leia este artigoUm ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
Filosofia e SociologiaO presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.
Leia este artigoInstitutos jurídicos e pedagógicos do atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos
Direito e Educação Especial e InclusivaEsta pesquisa bibliográfica com uso do método dedutivo faz uso de fontes primárias e secundárias para sua realização, a fim de responder às seguintes perguntas: quais os institutos jurídicos e pedagógicos de atendimento individualizado e inclusivo para alunos neurodiversos no âmbito da Educação Básica? Qual a fundamentação legal de cada um deles? Esses institutos são o estudo de recuperação, o atendimento individualizado, o atendimento pedagógico e/ou psicológico (atendimento educacional especializado), os encaminhamentos e/ou orientações para os genitores, a adaptação curricular, o plano de ensino individualizado e o profissional de apoio.
Leia este artigoReprovações no 3º ano do ciclo: investigando possíveis causas
Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste texto traz resultados de um TCC de Pedagogia UNIRIO/Cederj, cujo objetivo é analisar os fatores que levam à existência de um quantitativo grande de crianças que chegam ao 3º ano sem o domínio da leitura e da escrita. Metodologicamente, foi orientado por revisão bibliográfica e pela aplicação de questionários a um grupo de professoras. Concluiu-se que a avaliação e o currículo, bem como os recursos disponíveis, a quantidade de alunos em sala e a formação docente são fatores que podem contribuir para tal problemática. A educação não pode ser um processo homogêneo, mas de valorização de todo o desenvolvimento do aluno.
Leia este artigoTécnico e significativo: sobre metodologias ativas, seus benefícios e sua inserção no Ensino Técnico
Formação de Professores, História da Educação e Instituição EscolaEste artigo tem como pilar central uma reflexão teórico-bibliográfica a respeito da aprendizagem significativa e das metodologias ativas, confrontadas com vivências de Ensino Técnico. O problema de pesquisa visa observar indícios de fragilidade didática no Ensino Técnico e investigar as possibilidades de uso das metodologias ativas em contextos de ensino-aprendizagem. Parte-se da questão: como o ensino técnico pode melhorar no campo da didática com o uso desses métodos? Nosso objetivo geral é sugerir alternativas fundamentadas nas metodologias ativas para aprimorar a didática do Ensino Técnico.
Leia este artigoFunções executivas e indisciplina escolar: um estudo de caso
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEste estudo analisa como as funções executivas podem minimizar a indisciplina escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua aprendizagem e na interação social, no caso de uma criança cursando o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Duque de Caxias/RJ, com queixa inicial relacionada à indisciplina, à falta de atenção e às dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos das disciplinas. Neste caso, as habilidades das funções executivas, aplicadas por meio da intervenção, foram suficientes para trabalhar a dificuldade de atenção e a celeridade com que a criança queria fazer várias atividades ao mesmo tempo.
Leia este artigoEdições anteriores
Edição V. 24, Ed. 15 - 07/05/2024
Educação Infantil: construir ou desconstruir suas multifaces
Educação InfantilA presente pesquisa surgiu de inquietações para responder ao tema: Educação Infantil: construir ou desconstruir suas multifaces. Para desenvolvê-lo, buscou-se identificar conceitos, questionar a prática pedagógica na escola e pensar como constituir sujeitos a partir da Educação Infantil. Portanto, a escola necessita ensinar brincando para que ocorra a busca do conhecimento acompanhando os estágios do desenvolvimento da criança, inventando e reinventando o seu trabalho pedagógico para estimular as habilidades do educando. Os desafios são constantes e exigem formação dos educadores e aperfeiçoamento permanente.
Leia este artigoMelodia da Educação: plantando a semente da transformação
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta poesia utiliza metáforas para destacar o cuidado e a dedicação que os educadores devem ter para cultivar a semente da educação. O poema enfatiza a importância da Educação como chave de regência e o professor como seu guardião do progresso, pois é aquele que dedica sua vida com zelo e compromisso para a formação de cidadãos de visão. Por fim, o presente poema é uma mensagem de encorajamento aos professores para que não desistam de sua missão, pois seu trabalho é essencial na construção de um mundo ideal, solidário e humano.
Leia este artigoDificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense durante a pandemia
AvaliaçãoA pandemia causada pelo coronavírus desencadeou um novo panorama educacional, com aulas remotas e muitos desafios. Este estudo analisou as principais dificuldades em Biologia enfrentadas por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa/MT. Foi uma pesquisa de campo realizada em 2021 que utilizou doze perguntas fechadas e duas abertas, com 52 alunos do Ensino Médio. O ensino remoto trouxe desafios para os alunos como dificuldade de atenção, ausência das aplicações práticas dos conteúdos de Biologia, ausência da figura do professor e da organização de momentos de estudos.
Leia este artigoO Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais: interações entre os sujeitos escolares e o seu engajamento no ensino remoto
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa aborda o papel do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) da Secretaria da Educação do Ceará quanto à interação entre os sujeitos escolares durante o ensino remoto em 2020. Para tanto, analisam-se os discursos presentes na webinar NTPPS: o aprendizado socioemocional no contexto atual, realizada pela Seduc/CE e disponibilizada no YouTube, com depoimentos de uma professora e de um aluno sobre as aulas do NTPPS realizadas no período. A investigação mostrou que o NTPPS favoreceu a interação entre os discentes e seu engajamento no ensino remoto.
Leia este artigoEducação Ambiental na perspectiva crítica: análise dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Rica/MT
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre as condições ambientais no bairro em que vivem na cidade de Vila Rica/MT. O estudo ocorreu nos últimos meses de 2020 e envolveu treze estudantes. As observações foram registradas, organizadas e socializadas na forma de um seminário virtual, momento em que foram apontados os problemas detectados e as possíveis soluções. O estudo propiciou aos estudantes avaliar as condições ambientais do bairro em que vivem e discutir sobre possibilidades de mudanças e os agentes responsáveis por propor as mudanças necessárias.
Leia este artigoAprendendo a ensinar: uma experiência didática no ensino de Língua Portuguesa
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste registro faz parte das exigências curriculares do Curso de Letras - Língua Portuguesa e aborda o aprendizado adquirido no estágio supervisionado. Este trabalho traz a visão de uma estagiária relatando o que vivenciou na Escola Estadual Professora Renilda Silva Morais, na cidade de Rondonópolis/MT. Após o estágio supervisionado, que é a experiência de passar da teoria para a prática docente, foi possível amadurecer a professora em formação e reafirmar o desejo de ser parte da mudança que acreditamos ser necessária, sem, contudo, perder de vista os inúmeros obstáculos a serem superados nessa profissão.
Leia este artigoEdição V. 24, Ed. 14 - 30/04/2024
A ilusão das relações sociais no confinamento – um retrato social no filme "BigBug"
Comunicação, Sociologia, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e LiteraturaO artigo aborda a ilusão das relações sociais durante o confinamento, retratada no filme BigBug. O filme segue a personagem principal, que deseja conhecer alguém conectando-se com outras pessoas para ter vida social. A ilusão das relações sociais é explorada durante todo o filme, destacando as limitações impostas pelo governo e as consequências de suas escolhas. Este artigo mostra como a ilusão das relações sociais pode ter profundo efeito na vida das pessoas. O objetivo é analisar a dicotomia entre homem x máquina, procurando explorar como as restrições de espaços e liberdade influenciam as relações interpessoais.
Leia este artigoTranstorno do espectro autista: perfil das produções científicas na revista Educação Pública
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO presente artigo tem por objetivo mapear as publicações que tratam do tema transtorno do espectro autista (TEA) na revista Educação Pública, especialmente na seção Educação Especial e Inclusiva, consideradas as edições publicadas de 2002 até 28 de fevereiro de 2023. Respaldados em uma pesquisa bibliográfica, foram catalogados 25 artigos, categorizados em assuntos: mediação, interação, acolhimento e inclusão de pessoas com TEA. A maioria das publicações ocorreu no último quinquênio, com trabalhos escritos e desenvolvidos por pesquisadores vinculados a diversas instituições.
Leia este artigoAutomedicação: análise do conhecimento de alunos de um colégio do Rio de Janeiro/RJ
Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNo Brasil, um estudo realizado em 2018 mostrou que 79% da população são adeptos da automedicação devido a dificuldades de acesso a serviços de saúde e à falta de recursos econômicos. O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos que têm alunos de um colégio público em Volta Redonda/RJ sobre automedicação. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo transversal com 141 participantes e aplicação de questionário. De maneira geral, os alunos relataram que fazem uso de medicamentos sem prescrição médica influenciados principalmente por pai/mãe; os sintomas mais frequentes são dor de cabeça e resfriado/gripe.
Leia este artigoAprendizagem e Educação Infantil sob o olhar de um professor em formação: a Psicomotricidade em foco
Formação de ProfessoresO presente artigo discute a formação docente do pedagogo. Sobretudo, destaca-se a atuação no estágio supervisionado, no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica para sintonizar as vivências e percepções de um estudante do curso de Pedagogia. Como objetivo geral, este estudo visa relatar as experiências de iniciação à docência e as compreensões que dão sentido à aprendizagem docente, sob o olhar de um professor em formação, situando a Psicomotricidade como alicerce pedagógico na educação. A discussão sobre a formação dos profissionais da Educação e o ensino-aprendizagem é de extrema relevância.
Leia este artigoO ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada: relato de experiência
Educação a Distância e Educação FísicaO trabalho teve como objetivo discutir a relevância do ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada, tendo a finalidade de garantir aos estudantes conhecimentos acerca das práticas de atividades físicas e alimentação balanceada como meios de promoção e prevenção da saúde do corpo durante a pandemia da covid-19. Durante o período, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ficaram muito tempo dentro de casa, apresentando quadro de sedentarismo. As atividades propostas ofereceram subsídios ao aprendizado de cada conteúdo, por meio de debates on-line e vivências.
Leia este artigoRelato de experiência do Projeto Autocuidado
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEsta produção tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas pelos educandos da Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres/MT. Foram realizadas atividades com o objetivo de promover e refletir acerca do autocuidado e autoamor para o desenvolvimento pessoal dos alunos. O método aplicado foi pensado na organização do espaço com recursos que possibilitaram a higiene pessoal e assim promover o autocuidado. É notório que as vivências nessas experiências foram de grande relevância para a promoção e evolução do autocuidado dos estudantes
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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